Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA NO BRASIL‏

MEMORIAL DA IMIGRAÇÃO JUDAICA NO BRASIL‏

Cultura por Betty Silberstein em 2016-03-13 14:18:20

    

Com pessoas se acotovelando por todos os lados e personalidades como o Secretário de Desenvolvimento Social Floriano Pesaro representando o governador paulista Geraldo Alckmin, o presidente do Detran de São Paulo Daniel Annenberg, o presidente da Maringá Turismo Marcos Arbaitman, Benjamin Steinbruch, Joseph Safra e seu filho David, o presidente da CONIB Jack Terpins, Lionel Záclis, Sérgio Simon, cônsul de Israel Yoel Barnea, cônsul honorário Osias Wurman e o presidente da FISESP Fernando Lottenberg, dentre outros, foi inaugurado no dia 23 de fevereiro o Memorial da Imigração Judaica no prédio da mais antiga sinagoga do Estado, a Sinagoga Kehilat Israel, no Bom Retiro, fundada em 1912.

O espaço interativo, que tem quatro andares e surge como uma nova e importante instituição a ser incluída no roteiro histórico e cultural não só da cidade, como do País, abriga também o Centro de Documentação que reúne importante acervo com obrar raras e documentos sobre a história da Sinagoga e dos judeus em São Paulo, periodizando a trajetória daqueles que vieram do Leste Europeu.

Entre as peças do acervo estão objetos, vestimentas e livros vindos de diversos países – um deles data de mais de 250 anos e foi utilizado pelos imigrantes marroquinos como talismã. Destaque para os livros Diálogos de Amor, de 1580, escrito por Leon Yuda Abravanel, antepassado de Silvio Santos, e o Diário de Viagem, de Henrique Sam Mindlin, da família Mindlin.

Fica aqui também registrado o pedido para descendentes e/ou imigrantes doarem ao Museu documentos, cartões e outros itens relacionados ao memorial.

O museu funciona de segunda a sexta, das 10h às 17h, com entrada gratuita.

Grupos de escolas precisam fazer agendamento prévio para visitação.

Endereço: Rua da Graça, 160 - Bom Retiro (SP)

Mais informações: (11) 3663-2838


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também