Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > NOVO CÔNSUL DA ESLOVÊNIA EM PERNAMBUCO

NOVO CÔNSUL DA ESLOVÊNIA EM PERNAMBUCO

Cultura por Thiago de Menezes em 2016-03-16 18:53:35

ESLOVÊNIA EM PERNAMBUCO


O sr. Rainier Michael figura pública muito querida e atuante na sociedade pernambucana como Presidente do Rotary Club Recife - Boa Viagem, envolvido com movimentos culturais e empresariais da cidade, foi escolhido o novo Cônsul da Eslovênia daquele estado.

Parabenizamos em nome da FALASP – Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo e suas Ordens Honoríficas a todos envolvidos na escolha e ao Cônsul desse importante país da Europa que estreita relações importantes com Pernambuco e o Brasil.


Eslovênia? “Onde está a Eslovênia na terra?”

A Eslovênia é um pequeno país do Leste Europeu, limitado a norte pela Áustria, a leste pela Hungria, a leste e a sul pela Croácia e a oeste pela Itália e pelo mar Adriático. O país está localizado no encontro de quatro grandes regiões europeias: a região dos Alpes, a dinárica, a panónica e a mediterrânica. É o terceiro país com mais florestas na Europa – imediatamente depois da Finlândia e da Suécia.

Ao longo de sua história, o país fez parte do Império Romano, do Império Bizantino, da República de Veneza, do Ducado de Carantânia (o atual norte esloveno), do Sacro Império Romano-Germânico, da Monarquia de Habsburgo, do Império Austríaco (a partir de 1866, Império Austro-Húngaro), do Reino dos Sérvios, Croatas e Eslovenos (depois Reino da Jugoslávia) e da República Socialista Federativa da Jugoslávia de 1945 até finalmente conquistar sua independência em 1991.

A sua capital é Liubliana, que também é a mais populosa cidade do país. Faz parte da União Europeia desde 2004, e é também o único ex-país comunista a fazer parte ao mesmo tempo da União Europeia, do Acordo de Schengen, da Zona Euro, da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa, do Conselho da Europa e da Organização do Tratado do Atlântico Norte. Nos últimos anos, apresentou uma significativa melhora em seus indicadores socioeconômicos, refletido por seu Índice de Desenvolvimento Humano, da ordem de 0,892, o 21° maior do mundo em 2013, segundo a Organização das Nações Unidas.


Viajar pela Eslovênia

Eslovênia, que é certamente um pequeno país, mas único, pitoresco cheio de diversidade, tem ótimas estradas e muito boas conexões rodoviárias e ferroviárias com os países vizinhos. Você pode chegar à Eslovênia de carro, ónibus, trem, barco ou avião.

Esse pedaço de terra comprimido entre o Alpes e o Mediterrâneo, entre a planície de Pannonian e Dinarudes é de fato algo muito especial. Não somente devido a sua excepcional diversidade, bem como sua preservada natureza, mas também devido a seu passado e a herança cultural. Não foi por coincidência que os arqueologistas encontraram na Eslovênia o mais velho dos instrumentos do mundo – a flauta de osso, atribuída a um músico da era Neanderthal.

O turista, por lá, vai conhecer no silêncio das cavernas, o misterioso mundo de Karst, intermitente lagos e um raro peixe-humano que vive na eterna escuridão. Vai ver o mar que ruge sobre as paredes íngremes ao longo dos quarenta quilômetros de costa e de como o sal ainda está sendo colhido sob o sol ardente como há séculos atrás. E vão, ainda, sentir o cheiro do mar, do óleo de oliva, dos campos de milho, dos bandos de ovelhas, do solo arável e do mel; e sobre a imensa e levemente melancólica lua, nascendo nos meses de verão sobre as planícies do rio Mura.

Visto

Os cidadãos do Brasil, Venezuela e Colômbia não precisam de visto Schengen caso queiram permanecer na Eslovênia, como turista, por um período menor do que 90 dias de um período de 180 dias. Os cidadãos do Equador, Bolívia precisam de visto Schengen. Existem mais do que 80 centros da informação turística na Eslovênia.

O Brasil foi um dos primeiros países a reconhecer a independência da Eslovênia, em maio de 1992 – até então, a Eslovênia integrava a República Federalista Socialista da Iugoslávia. A Embaixada do Brasil em Liubliana foi aberta em 2008. A Embaixada da Eslovênia em Brasília foi inaugurada em 2010.


Serviço e informações:


Embaixada da República da Eslovênia

Endereço: SHIS - QL 8 - Conjunto 8 - Casa 7 - Lago Sul – Brasília – DF - Cep: 71620-285 Telefone: (0xx61) 3365-1445 Fax:(0xx61) 3365-1440

Obs: A embaixada dispõe de um departamento econômico, que tem um papel importante na cooperação econômica entre os dois países. O escritório está localizado em São Paulo. No Brasil funcionam ainda dois consulados a cargo dos Cônsules Honorários de São Paulo e de Belo Horizonte.

JAPTI - Representação da Economia da Eslováquia - São Paulo  Alameda Lorena 131 - cj. 101/102 São Paulo – SP Cep:01424-000 Telefone:(0xx11) 3053-6891 Fax:(0xx11) 3053-6891

Consulado Honorário da República da Eslovênia - Belo Horizonte Endereço: Rua Ouro Preto, 611 - loja 04 - Barro Preto - Belo Horizonte - MG - Cep: 30170-040 Telefone:(0xx31) 3335-6131

Consulado Honorário da República da Eslovênia - São Paulo Endereço: Rua Professor Miguel Mauricio da Rocha 507 Brooklin - São Paulo – SP - Cep: 04622-031 Telefone:(0xx11) 5093-9029

 

Escreve - Thiago de Menezes: Conde do Sacro Império Romano-Germânico é escritor e jornalista com especialização em Turismo. Autor de 35 livros publicados é membro da Diretoria da AIERJ – Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro (Fundada em 1960) e da ABBA – Academia Brasileira de Belas Artes (Fundada em 1948). Membro da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil e ex - Vice Cônsul Honorário da República do Suriname para o Estado do Rio de Janeiro, mantém, ainda, relações estreitas com o país.

Contato: menezes.turismo@gmail.com

 

(FOTO: Reprodução / Divulgação)

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também