Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Jornalismo Sem Fronteiras

Jornalismo Sem Fronteiras

Geral por Betty Silberstein em 2016-03-22 21:22:47


Em sua quinta edição, o programa de formação de jornalistas e estudantes de comunicação, Jornalismo Sem Fronteiras, lançado em 2012, abre a oportunidade de atuar como um correspondente internacional em Buenos Aires, aprendendo como realizar a cobertura política, econômica e cultural do que acontece na Argentina, buscando identificar fontes estratégicas locais e definindo os fatos mais relevantes do momento naquele país sob a ótica do jornalismo brasileiro.

Ser correspondente internacional é uma entre as muitas possibilidades de atuação que a profissão de jornalista proporciona. É instigante, sedutora. Um grande desafio que envolve diferentes competências, sobretudo a de conhecer a realidade de outro país e traduzi-la para o público brasileiro.

Assim, o objetivo do Programa Jornalismo sem Fronteiras é proporcionar, a estudantes de comunicação e jornalistas profissionais, a possibilidade de uma imersão na experiência de um correspondente internacional.

Durante a experiência os participantes “colocam a mão na massa”: escutam, fotografam, entrevistam, filmam, editam, participam de reuniões e produzem reportagens em vídeos e textos, que serão postados no site do Jornalismo Sem Fronteiras.

Numa série de entrevistas e conversas com alguns dos mais renomados jornalistas e correspondentes internacionais, descobrem como fazer reportagens com credibilidade, como identificar e manter fontes confiáveis, onde buscar informações exclusivas. Nesses diálogos, entendem também o que fazem e como funcionam algumas das principais instituições do país.

Além disso, têm a oportunidade de conhecer a redação de importantes veículos, assistem a espetáculos culturais, e fazem um tour político-cultural por Buenos Aires, guiado por um sociólogo que mostra como a cidade está carregada de história e tem um presente social e político eletrizante. Nesse passeio intenso deparam-se com locais onde Evita Perón fez discursos emocionantes, como a Plaza de Mayo, onde também desfilavam Las Madres em sua luta contra a ditadura militar e onde ainda a população, indignada, levou um presidente da República a renunciar, fugindo de helicóptero da Casa Rosada. Um roteiro vibrante e inesquecível.

Com esse arcabouço, passando a conhecer a história recente do país, têm, enfim, a oportunidade real de realizar uma verdadeira cobertura internacional. Uma experiência prática de formação profissional que se situa muito além de uma sala de aula.

A preparação do programa é realizada em São Paulo (ou virtualmente, para aqueles que moram em outros estados e não podem se deslocar no período). São três encontros onde acontecem oficinas e bate-papo com profissionais que ajudam a realizar melhor o trabalho durante a vivência na Argentina.

Onde: Buenos Aires - Argentina

Quando: de 30/06 a 10/07/2016

• Programa: 3 parcelas de US$ 383,34 (trezentos e oitenta e três dólares e trinta e quatro centavos)

• Viagem (Passagem São Paulo/Buenos Aires/São Paulo + hotel com café da manhã + transfer + seguro saúde): 10 parcelas de US$ 115 (cento e quinze dólares) diretamente com a agência de viagens

Inscrições até 08/04, ou enquanto houver disponibilidade, pelo e-mail: inscricoes@jornalismosemfronteiras.com.br

Mais informações no site: http://jornalismosemfronteiras.com.br/

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também