Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > V Encontro de Poetas Brasileiros 17 a 19 de outubro

V Encontro de Poetas Brasileiros 17 a 19 de outubro

Cultura por em 2014-10-16 23:58:01

Aline Romariz, Presidente do Portal do Poeta Brasileiro e Presidente da ANLPPB - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, convida a todos para o “V Encontro de Poetas Brasileiros”, que será realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 17 a 19 de outubro. O evento é aberto ao público. Participe!

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 17 de outubro:

Das 10h às 16h - Acolhimento/Credenciamento/Entrega dos Livros do Encontro

Local: Hotel Bandeirantes.

19h - Sessão aberta da Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro

Local: ALERJ

Posse de Acadêmicos/Entrega de certificados aos destaques acadêmicos desses seis meses.

21h - Feira de São Cristovão

 

Dia 18 de outubro:

10h: Morro Santa Marta, onde acontecerão diversas atividades (contação de histórias e poesias) e doação de livros para a Biblioteca da comunidade.

17h: Pôr do sol com Poesia. Local: Praia do Arpoador.

21h: Sarau. Local: Empório Kariowka (Copacabana-RJ).

 

Dia 19 de outubro:

Das 10h às 13h: Grupo de discussão. 

Onde discutimos metas para os próximos seis meses.

 

·        Off-Encontro - 15 (quarta-feira) - 20h - Pelada Poética no Leme.

 

O evento conta com os seguintes apoios para a sua realização: Procuradoria Geral do Rio de Janeiro, na pessoa da Dra. Milena R. Peixoto, UPP do Morro Santa Marta, Empório Kariowka, na pessoa do ator Thomas Stravlos, Jornal Sem Fronteiras, que fará a Cobertura do evento e os Confrades do Rio de Janeiro: Flávia Assaife, Gisele Lemos, Carla Véras e Edna de Lima Mendonça.

 

Visite a página oficial do Encontro, inscreva-se e participe você também:http://portaldopoetabrasi.wix.com/encontroriodejaneiro

  

 

Conhecendo um pouco o bonito trabalho do Portal do Poeta Brasileiro

 

Fonte: Portal do Poeta Brasileiro

 

Portal do Poeta Brasileiro é uma entidade sem fins lucrativos e conta com mais de 5 mil poetas espalhados pelo Brasil.

Em dezembro de 2012, foi criada a ANLPPB - Academia Nacional de Letras do Portal do Poeta Brasileiro, no intuito de escolher líderes em todos os estados brasileiros, os quais têm a incumbência de formar núcleos em suas regiões, podendo, assim, trabalhar mais efetiva e diretamente em prol de nossa meta maior: A VALORIZAÇÃO DO POETA VIVO!

O objetivo é andar pelo Brasil formando elos, aumentando a perspectiva poética de cada escritor, numa viagem de descobertas líricas culturais indispensáveis ao aprimoramento do escritor.

Duas vezes ao ano, poetas de todo Brasil reúnem-se para, além de divulgar a arte poética, discutirem projetos em andamento e apresentarem novas ideias.

Em 2012, passamos pela Região Sudeste (Salto – São Paulo), em 2013, estivemos em Londrina (Região Sul) e Maceió (Região Nordeste) e entre os dias 25 a 27 de abril 2014, o nosso encontro aconteceu na cidade de Campinas (SP).

Representantes Poetas de todo o Brasil estiveram em Campinas, interagindo com artistas da terra, conhecendo mais detalhadamente sua caminhada artística, discutindo meios de propagação de nossa Arte e de incentivo à leitura.

No decorrer do ano, estamos aprimorando fórmulas e formas para que a cultura poética tenha vez e voz em nossa “aldeia”.

Em abril de 2013, estivemos em comitiva no Senado Federal, lançando uma Coletânea intituladaManifesto Poético pela Paz, onde tivemos oportunidade de mostrar nosso trabalho à Diretora Geral do Senado Federal, Sra. Dóris Marize R. Peixoto, ao Senhor Júlio Linhares, Secretário da Comissão de Educação Cultural e Esporte, e alguns senadores (vide fotos).

Estamos desenvolvendo, também, o Projeto O Poeta vai às Escolas, onde cada um, em seu núcleo, vai às escolas de suas regiões, buscando falar a língua de crianças e adolescentes, trabalhando a boa cultura. Temos também em andamento, o Projeto Poesia no ônibus. Outro Projeto do Portal do Poeta Brasileiro que acontece todo dia 30 de cada mês, no intuito de incentivar a leitura, é o Projeto “Um tesouro chamado livro”, onde em todo o Brasil, poetas deixam livros em lugares públicos com recado de incentivo à leitura. Paralelo a tudo isso, fazemos Saraus mensais em todos os núcleos espalhados pelo Brasil.

Entre outras atividades, o Portal do Poeta Brasileiro marca presença em Bienais como as de São Paulo, Rio de Janeiro e Maceió.

Temos tido o apoio da imprensa em todos os lugares que chegamos.

 

Crédito: Acervo Portal do Poeta Brasileiro.

 

Foto 1, 2 e 3 – S/ legenda

 

Foto 4 – Legenda:

Caravana de Representantes em visita ao Senado Federal – Brasília (DF).

 

Foto 5 – Legenda:

Poetas reunidos em Salto (SP), em 2012.

 

Foto 6 – Legenda:

Poetas reunidos em Londrina (PR), em 2013.

 

Foto 7 e 8 – Legenda:

Poetas reunidos em Campinas (SP), em 2014.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Francisco Deon da Câmara Falcão e Carvalho Montanha

Estou no prenúncio da publicação do meu livro de poesia.Gostaria de informação a respeito de orçamento para concluir meu projeto. Teresina, 21.06.2017

Publicidade

Veja também