Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Prêmio Espantaxim 2014: Ação de incentivo à Literatura Infantil de Dulce Auriemo bate recorde de participação

Prêmio Espantaxim 2014: Ação de incentivo à Literatura Infantil de Dulce Auriemo bate recorde de participação

Cultura por em 2014-10-17 21:21:50

Com trabalhos de excelente qualidade e textos muito bem escritos por crianças de 7 a 12 anos de escolas públicas e privadas de todo o país, o “III Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico” excedeu mais uma vez a expectativa dos organizadores. Foram mais de 1.900 trabalhos recebidos, entre redações e mensagens.

O tema este ano foi “Música: de que maneira ela está presente em sua vida? Crie uma história ou descreva um momento musical feliz\". A iniciativa tem como objetivo incentivar a escrita e a leitura e revelar pequenos escritores que poderão se tornar futuros grandes autores brasileiros. O Concurso acontece de dois em dois anos e faz parte do Projeto Espantaxim, criado pela autora e escritora Dulce Auriemo.

Os números desta edição são animadores. Participaram da iniciativa 1.930 crianças de 13 estados brasileiros (São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Mato Grosso, Distrito Federal, Paraíba, Roraima, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Goiás, Rio Grande do Sul e Pernambuco). O concurso também mobilizou mais de 60 escolas. \"Agora, estamos na fase do julgamento de todas as obras. E esse é um trabalho importante e de muita atenção, que envolve cinco membros da Comissão Julgadora.\", explica Dulce Auriemo.

O resultado final será comunicado em Outubro/Novembro pelo sitewww.espantaxim.com.br

Premiação: Os vencedores receberão o disputado troféu do Prêmio Espantaxim 2014, três exemplares da III Antologia, a coleção de livros e CDs do Projeto e o boneco do personagem Espantaxim, o líder da Turminha do Espantaxim, uma edição exclusiva confeccionada especialmente para o Concurso.

De acordo com o regulamento, os escritores que tiverem seus trabalhos selecionados também receberão três exemplares daAntologia e o boneco Espantaxim. As três escolas que tiverem o maior número de trabalhos de alunos selecionados para Antologiareceberão o Troféu Espantaxim 2014.

\"Agradecemos aos pais e professores pelo grande incentivo e excelente trabalho realizado junto às crianças participantes. Como um dos objetivos do Concurso é criar oportunidades para que pequenos escritores possam expor suas ideias em palavras, esse retorno positivo foi muito gratificante para todos nós., finaliza Dulce.

A cerimônia de entrega do Prêmio Espantaxim será realizada no início de 2015.

 

 

Dulce Auriemo conta com apoio do pianista brasileiro Amilton Godoy em seu projeto de incentivo à Literatura Infantil

 

Foto 2 – Legenda:

Dulce e o pianista Amilton Godoy: parceria em prol da música e da literatura

Crédito: Luciana Godoy

 

Um momento especial do “III Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico – Prêmio Espantaxim 2014”, criado pela escritora Dulce Auriemo, é o lançamento da “Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, livro onde serão publicados os textos selecionados no Concurso. A iniciativa acontece de dois em dois anos e tem como objetivo incentivar a escrita e a leitura, e revelar pequenos escritores que poderão se tornar futuros grandes autores brasileiros. O tema este ano foi Música.

E para assinar o prefácio da Antologia, Dulce convidou o reconhecido pianista brasileiro Amilton Godoy. Além de grande pianista e compositor, Amilton (ex Zimbo Trio) é diretor do CLAM, escola de música de renome internacional, por onde passaram milhares de músicos brasileiros. \"O Amilton é minha maior referência musical. Ele conhece mais do que ninguém a importância da música para o desenvolvimento do ser humano.”, afirma a escritora. Dulce e Amilton se conheceram em 1986 e, de lá para cá, realizaram muitos projetos musicais juntos, como a produção inédita de dois álbuns/CDs da coleção \"Piano Solo Compositores Brasileiros\", e a parceria na música \"Notas que Falam\". Além de ser seu professor de piano há mais de 20 anos, Amilton é um grande amigo e parceiro de Dulce em diversos trabalhos. “Temos uma longa história na música e ele sempre foi o arranjador de todas as minhas canções. Recebemos o Prêmio Jabuti 2009, com o livro/CD \"Meu Primeiro Álbum de Piano Solo\", na categoria didático/paradidático, edição bilíngue”, complementa Dulce. Esse livro traz arranjos para principiantes. São as primeiras canções doProjeto Espantaxim dedicadas ao mundo infantil. 

Para mais informações sobre o Projeto Espantaxim e os trabalhos de Dulce Auriemo, basta acessar www.espantaxim.com.br

 


“Espantaxim MiniMove” é a grande novidade para o mês das crianças

Série de episódios animados, feita especialmente para a web, será lançada em Outubro pela autora e escritora Dulce Auriemo. A novidade promete divertir crianças, jovens e adultos.

Foto 3 – s/ legenda

 

Há 12 anos, o Projeto Espantaxim realiza ações que estimulam a criatividade e a imaginação das crianças. Dessa vez, a idealizadora do projeto, Dulce Auriemo, em parceria com a Touch Arts, empresa especializada em soluções digitaispreparou uma novidade que pretende envolver pessoas de todas as idades: o “Espantaxim MiniMove”, uma série de animações em 2D que mostram divertidas historinhas dos personagens da Turminha do Espantaxim. A novidade já tem data marcada para entrar no ar. o primeiro episódio será lançado no dia 10/10 em comemoração ao “Dia das Crianças”. 

Para isso, será criado um canal do Projeto no YouTube, no qual os vídeos serão exibidos com qualidade HD. A primeira temporada terá 10 episódios, com uma nova aventura sempre às sextas-feiras. A cada vídeo uma historinha diferente será contada, abordando assuntos como amizade, brincadeiras, desafios, música e preservação da natureza.  

“Cada cena animada traz um desafio aos personagens, mas com uma solução criativa e bem humorada no final., explica Deivison Carascosa, diretor de criação da Touch Arts e um dos idealizadores do Espantaxim MiniMove. O nome do projeto remete ao tamanho reduzido dos personagens e ao fato deles estarem em movimento pela primeira vez. Nos vídeos, cada integrante da Turma terá suas formas simplificadas, seguindo a linha conhecida como ToyArt.    

Com esse novo formato de ação, que une tecnologia e desenho animado com mensagens para crianças, jovens e adultos, o resultado tem tudo para ser positivo. “O Projeto Espantaxim está sempre evoluindo, sem perder a sua essência. Essa iniciativa tem como objetivo apresentar o mundo mágico dos personagens da Turminha do Espantaxim, em uma nova linguagem, despertando a atenção de quem assiste, sempre com um toque de diversão, num conteúdo acessível a todos., declara Dulce.

Além de acompanhar pelo site do projeto www.espantaxim.com.br, onde terá uma página especial para o MiniMove, os internautas também poderão assistir aos episódios no canal do Projeto no YouTube (youtube.com/espantaxim) e no Facebook(www.facebook.com/espantaxim), a partir de 10/10.

X

Dulce Auriemo e a Turminha do Espantaxim participam do Projeto M.A.T.I.S -  1ª Mostra Anual de Teatro Infantil Sustentável

 

      Com show dedicado à preservação da natureza, Dulce Auriemo marca presença em evento que mostra, de forma lúdica, a importância de praticar a sustentabilidade no dia a dia 

 

Foto 4 – s/ legenda

Crédito: Divulgação

  

Nos dias 8 e 9 de novembro a escritora e autora de obras infantis Dulce Auriemo foi convidada para apresentar o show “Espantaxim e os Guardiões da Natureza”, durante a 1ª Mostra Anual de Teatro Infantil Sustentável (M.A.T.I.S). Dulce também é idealizadora do Projeto Espantaxim, que há 12 anos incentiva a Literatura Infantil e estimula a criatividade das crianças através de músicas, jogos, concursos literários, histórias e personagens.  

“Espantaxim e os Guardiões da Natureza” é o musical infantil de Dulce Auriemo, que vem ao encontro dos objetivos do M.A.T.I.S: abordar temas ambientais e conceitos de cidadania, além de propor mudanças no modo como a criança se relaciona com o mundo. Esse show apresenta um tema atual e que deve ser debatido principalmente pelas crianças, que são o futuro do país. Mostra a amizade entre os personagens da Turminha do Espantaxim e sua grande preocupação com o bem-estar das crianças. O público irá conhecer a música e a história de todos, com destaque para os personagens ecológicos Makiko e Tatuiuú. Dois grandes amigos que nasceram juntos na floresta, num dia muito especial: Dia Mundial do Meio Ambiente e da Ecologia. Por suas ações solidárias de educação ambiental e preservação do próprio habitat, tornaram-se Guardiões da Natureza, protegendo a floresta e os outros animais das ameaças do homem. No show, haverá a participação de Dulce e de seus 17 personagens que encantarão crianças e adultos.

A Mostra M.A.T.I.S estreou durante a Virada Sustentável – no início do semestre - e acontecerá sempre em um final de semana por mês, até janeiro de 2015, no Parque da Água Branca.

 

Show “Espantaxim e os Guardiões da Natureza”

  • Dias e horários: 8 e 9 de Novembro (sábado e domingo), uma sessão às 11h e outra às 15h. Todas as sessões contarão com tradução em libras.
  • Entrada gratuita
  • Classificação: Livre
  • Duração: 1 hora
  • Local: Espaço Cultural Tattersal - Parque da Água Branca (179 lugares) - Avenida Francisco Matarazzo, 455 - Barra Funda)

Para mais informações sobre o Projeto Espantaxim, é só acessar www.espantaxim.com.br

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também