Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > ABL abre a série de seminários “Brasil, brasis” de 2016, sobre o Rio de Janeiro do futuro, com o Acadêmico Arnaldo Niskier e seus convidados

ABL abre a série de seminários “Brasil, brasis” de 2016, sobre o Rio de Janeiro do futuro, com o Acadêmico Arnaldo Niskier e seus convidados

Eventos por Sandra Hasmann em 2016-04-27 15:50:39

A Academia Brasileira de Letras abre a série de Seminários “Brasil, brasis” de 2016 com o tema Rio 2065: Como será?. A coordenação é do Acadêmico Domício Proença Filho, Presidente da ABL, e os palestrantes são o Acadêmico Arnaldo Niskier e seus convidados, o arquiteto Augusto Ivan Freitas Pinheiro e o ensaísta, crítico literário e professor Paulo Roberto Pereira. O evento está programado para o dia 28, quinta-feira, às 17h30 no Teatro R. Magalhães Jr. à Avenida Presidente Wilson 203, Castelo, Rio de Janeiro. Entrada Franca.

Saiba mais:

Arnaldo Niskier, sétimo ocupante da Cadeira nº 18 da Academia Brasileira de Letras, eleito em 22 de março de 1984, na sucessão de Peregrino Júnior e recebido em 17 de setembro de 1984 pela acadêmica Rachel de Queiroz, é professor de História e Filosofia da Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Doutor em Educação pela mesma universidade. Presidiu a ABL em dois mandatos (1998 e 1999). Foi membro do Conselho Federal de Educação, do Conselho Estadual de Educação e do Conselho Nacional de Educação; Secretário de Estado do Rio de Janeiro por quatro vezes; Sócio Correspondente da Academia das Ciências de Lisboa; autor de mais de 100 livros, especialmente sobre educação e temas infantojuvenis.

Acadêmico Arnaldo Niskier convida para o Seminário Brasil, brasis "Rio 2065: Como será?"

Augusto Ivan de Freitas Pinheiro é graduado em arquitetura e urbanismo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-Graduado em Planejamento Urbano e Regional pelo Institute for Housing Studies, Rotterdam, Holanda e pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. Na Prefeitura do Rio de Janeiro foi Coordenador do Projeto Corredor Cultural, Subprefeito do Centro, Diretor de Urbanismo do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos, Subsecretário e Secretário de Urbanismo. Foi professor de Urbanismo das Faculdades de Arquitetura e Urbanismo do Instituto Metodista Bennett e da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e autor de vários artigos e livros sobre urbanismo, patrimônio cultural e sobre a cidade do Rio de Janeiro. Atualmente é Assessor Especial da Presidência da Empresa Olímpica Municipal.

Ensaísta e crítico literário, Paulo Roberto Pereira é doutor em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, professor de Literatura Brasileira na Universidade Federal Fluminense, Sócio Titular do PEN Clube do Brasil, Acadêmico Titular da Academia Carioca de Letras, Sócio Correspondente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e Redator do Jornal de Letras do Rio de Janeiro (1984-1988).

Publicou estudos sobre a cultura brasileira da época colonial ao século XX e colabora na Revista Brasileira, da Academia Brasileira de Letras; Revista da Academia Mineira de Letras; Revista da Academia Carioca de Letras; Revista Tempo Brasileiro; Revista do IHGB; Revista Colóquio Letras, de Lisboa e Revista de Cultura Brasileña, de Madri. Organizou, dentre outras publicações, O Negro no Centenário da Abolição da EscravaturaOs três únicos testemunhos do descobrimento do Brasil,  As comédias de Antônio José, O Judeu e Obra completa de Euclides da Cunha.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também