Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Eliana Machado lança o livro “Sete Contos Brasileiros”

Eliana Machado lança o livro “Sete Contos Brasileiros”

Literatura por em 2016-05-07 16:54:45

Eliana Machado lança o livro “Sete Contos Brasileiros”

Livro de cunho fantástico, com notável influência da literatura fantástica hispano-americana dos anos 60, Sete contos brasileiros é um conjunto de histórias completamente diferentes entre si, com personagens que parecem ter saído de livros distintos e interagem de maneira misteriosa, pois não se reconhecem e se olham com estranheza como olham a própria vida.

Um quarto misterioso e sem existência real, uma capa e um chapéu mágicos que trasportam o utilizador a outras dimensões, uma bisbilhoteira ociosa vivendo uma noite singular e uma aranha gigante descontente são alguns dos temas deste livro.

Todas as histórias têm em comum a linguagem clara e o modo como vão se forjando, para captar e prender a atenção do leitor, em uma rede de tensões e de intrigas.

Para aqueles que acreditam que a literatura é um poço exaurido e que o melhor já havia sido escrito, Sete contos brasileiros é um prenúncio de que nem tudo já foi inventado, que o inconformismo e a mirada nova de Eliana Machado podem derrotar os conformismos e nos levar a mundos novos que sempre existiram a nossa volta, mas que, fundidos e absorvidos no dia a dia, não os tínhamos percebido…

No PROLOGO da obra, Juan Navidad, escritor e editor de Nova York cita o siguinte:

“Ao abrir um livro de contos, a primeira coisa que se espera é que ele esteja repleto de surpresas. A obra Sete contos brasileiros é um conjunto de histórias completamente diferentes entre si, com personagens que parecem ter saído de livros distintos, que interagem de maneira misteriosa, que não se reconhecem e se olham com estranheza, como a própria vida.

Todas as histórias têm em comum a linguagem clara e o modo como vão se forjando, para captar e prender a atenção do leitor, em uma rede de tensões e de intrigas. Tudo parece normal, dando-nos a impressão de que nada de ruim possa acontecer, mas Eliana Machado é uma artista que domina muito bem os fios da trama e sabe quando deve puxar forte para nos cativar.

Nesta obra veremos certos elementos que poderão evocar textos que lemos, garrafas ao mar para as quais se podem atribuir usos diversos: o medo do desconhecido, o estresse no local de trabalho e um chefe que na realidade não deseja que seus subordinados estejam tranquilos. Podemos encontrar a apreensão em uma mina, em um quarto misterioso, em um beco sem saída… Deixaremo-nos levar pelos temores e terrores das personagens, que sempre acabam alcançando a tranquilidade, como depois de subir uma longa montanha e deparar com uma planície repousante.

Mas atenção! Aí podemos ser mais vulneráveis e o silêncio pode ser o da calmaria antes de as ondas tornarem-se maiores que a nossa capacidade de assimilar a proximidade da morte e terminarmos envoltos nesse abraço final.

Sete contos brasileiros demonstra que, com o talento necessário, novos mundos podem ser descobertos, até mesmo em situações aparentemente cotidianas. A leitura é uma viagem, e ao mesmo tempo um esporte que pode ser de aventura, como o xadrez, que, longe de nos deixar adormecidos sobre o tabuleiro, é formado de peças de cristal que nos cortam os dedos em cada movimento. E principalmente para aqueles que acreditam que a literatura é um poço exaurido, que o melhor já havia sido escrito, este livro de contos é um prenúncio de que nem tudo já foi inventado, que o inconformismo e a mirada nova de Eliana Machado podem derrotar os conformismos e levar a mundos novos que sempre existiram a nossa volta, mas que, fundidos e absorvidos no dia a dia, não os tínhamos percebido…”

SOBRE A AUTORA:

ELIANA MACHADO é formada em letras russo, espanhol e português (USP) e é doutora em literatura espanhola (UNSA, 2001). Professora titular da Educação Nacional Francesa(francês-espanhol), ministra suas aulas em Mônaco.

Escritora, tradutora literária desde 2003 (Ed. Actes Sud) e editora (Ed. Les Trois Rivages), Eliana Machado escreve originalmente poesia e ficção em vários idiomas. Publicou: Blanco en el blanco (Scortecci, 2010), Locus brasilis (Mesa Rendonda, Peru, 2012), Succès intimes (França, 2014),Sete Contos Brasileiros (Scortecci, 2015), traduzido e publicado em edição bilíngue Siete Cuentos Brasileños / Seven brazilian short tales (La Ovejita de papel, Nova Iorque, 2015)e lançado no Centro Espanhol de Nova Iorque. Como editora publicou a antologia poética Hommage poétique à César Vallejo / Homenaje poético a César Vallejo (Éditions Les Trois Rivages, 2015), que reúne poemas de seis autores latino-americanos contemporâneos. Dita antologia foi lançada na 20° FIL de Lima e apresentada na Biblioteca Nacional da França (BnF). O primeiro romance desta escritora transnacional, Brasil: aventura interior, será lançado na 24° Bienal Internacional do Livro de São Paulo em Agosto de 2016.

Entre os prêmios que recebeu, destaca-se o Prêmio Melhor Autor Estrangeiro 2014 da Union Internationale de la Presse Francophone de Mônaco.

Seus livros estão disponíveis em edição impressa (amazon.fr e lulu.com) e também em formato Kindle.

Para contato com a autora: meugema@hotmail.com ou visite sua págin no Facebook : Escritora Eliana Machado

Serviço:

Sete Contos Brasileiros
Eliana Machado
Scortecci Editora
Contos
ISBN 978-85-366-4319-9
Formato 14 x 21 cm  
76 páginas
1ª edição - 2016

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também