Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Seminário de Lançamento da 4ª Edição da Pesquisa

Seminário de Lançamento da 4ª Edição da Pesquisa

Geral por Alberto Araújo em 2016-05-10 21:28:21

        

 

 







PROGRAMAÇÃO

31 de Maio de 2016

Local: Auditório Machado de Assis – Biblioteca Nacional

13h –CREDENCIAMENTO

14h – ABERTURA – A Importância da Pesquisa para Orientar Políticas Públicas do Livro e Leitura

Presidente do Instituto Pró-Livro e SNEL – Marcos da Veiga Pereira

Presidente da Abrelivros – Antonio Luiz Rios da Silva

Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL) – Luiz Antonio Torelli

Diretor da DLLLB/MINC – Volnei Canônica

Presidente da Fundação Biblioteca Nacional – Renato Lessa

Secretário Executivo do PNLL – Prof. José Castilho Marques Neto - sujeito à confirmação
Secretário de Educação do Estado do Rio de Janeiro – Antonio José Vieira de Paiva Neto - sujeito à confirmação
Secretária de Educação do Município do Rio de Janeiro – Helena Bomeny - sujeito à confirmação



14h45 – LANÇAMENTO OFICIAL DA PESQUISA


Presidente do Instituto Pró-Livro - Marcos da Veiga Pereira


15h –4ª EDIÇÃO DA PESQUISA RETRATOS DA LEITURA NO BRASIL

  • Apresentação, Metodologia e Resultados - Instituto IBOPE Inteligência.

  • Análise dos Principais Resultados x Série Histórica - Instituto Pró-Livro (IPL)


    COFFEE BREAK


    16h – PAINEL – O Retrato do Comportamento Leitor do Brasileiro - Revelações Durante uma Década e a Comparação com Indicadores de Outros Países. Tendências e Proposições.

  • Os Resultados da 4ª Edição - Revelações desta Edição e Análise dos Índices e do Comportamento Leitor dos Brasileiros. 

  • Proposições para Melhoria dos Indicadores de Leitura no Brasil.

    Debatedores: José Castilho Marques Neto (PNLL), Volnei Canônica (DLLB/MINC), Elizabeth D´Angelo Serra (FNLIJ).

    Coordenação:Zoara Failla (IPL)

    18h – ENCERRAMENTO E COLETIVA DE IMPRENSA.

     

    VISITE O SITE

    http://prolivro.org.br/home/

     

     

    Livro - Retratos da Leitura no Brasil 3 - digital

               

    O Instituto Pró-Livro lançou durante a Bienal Internacional do Livro de São Paulo, o livro Retratos da Leitura no Brasil 3. O maior e mais completo estudo  sobre os hábitos de leitura dos brasileiros virá em sua 2ª edição com mais informações, tabelas e textos acerca de diversos temas analisados por especialistas, baseado na 3ª Edição da pesquisa e na comparação desses resultados com o das duas edições anteriores.

    O lançamento aconteceu no dia 15/08/2012, no espaço Livros & Cia, às 12h30. Durante o evento estiveram presentes autores dos artigos para sessão de autógrafos, além da presidente do Instituto Pró-Livro, Karine Pansa, e do presidente da Imprensa Oficial, Marco Antonio Monteiro. No mesmo dia, às 11 horas, houve um Painel que promoveu um debate entre o público e autores do livro Retratos da Leitura no Brasil 3. Entre os debatedores estiveram os autores Maria Antonieta A. Cunha, da UFMG e da Diretoria do Livro, Leitura e Literatura do Ministério da Cultura (DLLL-MINC), Sérgio Antonio da Silva Leite, diretor da Faculdade de Educação da UNICAMP, e Fabiano dos Santos Piúba, subdiretor de Leitura, Escrita e Bibliotecas do Centro Regional de Fomento para o Livro na América Latina e Caribe – CERLALC, e a mediadora Zoara Failla, organizadora do Livro e coordenadora da Pesquisa pelo IPL.

    Com coedição do Instituto Pró-Livro e da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo – IMESP e o apoio da Associação Brasileira de Editores de Livros Escolares - Abrelivros, da Câmara Brasileira do Livro - CBL e do Sindicato Nacional dos Editores de Livros - SNEL, a obra tem como expectativa contribuir para que esses estudos possibilitem avaliar e orientar políticas públicas e ações do governo, organizações não governamentais e entidades do livro, voltadas a melhoria dos indicadores de leitura e acesso ao livro no Brasil.

    O Retratos da Leitura no Brasil 3 é o resultado de projeto editorial do Instituto Pró-Livro, e teve uma tiragem inicial de duas mil unidades e 344 páginas, divididas em duas partes. 

    Na primeira trouxe a introdução de Zoara Failla, organizadora do projeto, escrevendo sobre o comportamento leitor do brasileiro segundo a Pesquisa. No capítulo I, a presidente da Academia Brasileira de Letras e escritora Ana Maria Machado, assina o Sangue nas Veias. Sérgio Leite é o autor do capítulo II,  Alfabetizar para Ler. Ler para conquistar a plena cidadania.

    No capítulo III, é a vez de Maria Antonieta Cunha escrever sobre O Acesso à Leitura no Brasil – os recados da "Retratos da Leitura". No capítulo IV, a autora Tania M. Kuchenbecker Rösing, da Universidade de Passo Fundo, escreve sobre Esse Brasil que Não Lê. No capitulo V Ezequiel Theodoro da Silva, da UNICAMP, Cole e ABL, fala sobre A Escola e a Formação de Leitores.

    A escritora Regina Zilberman, da UFRS, é a autora do capítulo VI, Ler é Dever, Livro é Prazer?. No capítulo VII,  a editora e presidente da Fundação Nacional do Livro  Infantil e Juvenil, Isis Valeria Gomes, escreve Retrospectiva – O acesso ao livro e à leitura pelos jovens  no Brasil. O capítulo VIII trata acerca de Não existe  almoço grátis, escrito por Felipe Lindoso, antropólogo e estudioso do mercado editorial e das políticas públicas para o livro no Brasil.

    O capítulo IX fala sobre A Cadeia Produtiva do Livro e a Leitura, escrito por Fabio S. Earp e G. Kornis, da UFRJ. O capítulo X traz O rumo está certo. Agora, é acelerar!, assinado por Galeno Amorim, presidente da Fundação Biblioteca Nacional, do Ministério da Cultura.

    Marisa Lojolo, da Unicamp e Mackenzie, escreve no capítulo XI sobre Livros, leitura e literatura em oito anotações. O capítulo XII é sobre Retratos do Comportamento Leitor – o impacto das ações de fomento a leitura, escrito por José Castilho Marques Neto, do Editora UNESP e da Associação Brasileira de Ensino Universitário.

    O capítulo XIII, último dessa primeira parte, fala sobre "Comportamento do Leitor e o acesso ao livro nos países da Ibero América – estudos e recomendações pelo CERLALC". Esse capítulo está dividido em dois tópicos.

    Bernardo Jaramillo escreve o Comportamento do leitor e hábitos de leitura: comparativo de resultados em alguns países da América Latina, e Fabiano dos Santos Piúba, escreve Por uma Leitura dos Retratos. Ambos fazem parte do CERLALC - Centro Regional para o Fomento do Livro na América Latina e o Caribe.

    A segunda parte do livro traz os resultados da 3ª Edição da Pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, o histórico, objetivos, metodologias, inovações e considerações sobre o índice de leitura de 2011, segundo o Ibope Inteligência. Traz também, os principais resultados da pesquisa, com tabelas, gráficos, perfil da amostra e definição de leitor e não-leitor.




Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também