Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > I Semana Cultural Brasil Noruega 2014

I Semana Cultural Brasil Noruega 2014

Cultura por em 2014-10-17 22:43:23

A primeira edição anual da “Semana Cultural Brasil Noruega” aconteceu de 9 a 13 de setembro. O evento foi realizado no Espaço Cultural da Embaixada do Brasil em Oslo, com o apoio do Ministério das Relações Exteriores, a Embaixada do Brasil em Oslo, Conselho de Cidadãos Brasileiros na Noruega e Focus Brasil.

O Encontro destinado a músicos, estudantes, educadores, artistas, intelectuais, escritores - e todos os interessados na Cultura Brasileira - teve em sua programação atividades, interpretação de poemas, palestras, mostras literárias, lançamento da antologia Ser BrasileiroExposição de Artes organizada por Jiselda de Oliveira, entrega de premiação e muitas outras atividades. Além disso, o evento contou ainda com o Oslo Book Festival, realizado em Karl Johans Gate.

A difusão do “Projeto Adote um Autor,” na Alemanha, foi apresentada durante a Semana Cultural por sua idealizadora,Alexandra Magalhães Zeiner. Durante o seu discurso, no lanҫamento da Antologia Ser Brasileiro, ela agradeceu o apoio do JSF e de todas Instituiҫões Brasileiras e Internacionais, as quais trabalham em conjunto com o projeto, divulgando a Literatura Brasileira no exterior. Sua parceira, a representante oficial da IMBRADIVA de Frankfurt, Alcilene Willeke, também participou ativamente da Semana Cultural, distribuindo o “Imbradiz” para todos presentes.

Alexandra informou ao JSF o seguinte: “Foi maravilhoso ter meu poema “Ser Brasileira” entre um dos 20 selecionados para a antologia bilíngue (português-norueguês), “Ser Brasileiro”, traduzido pela professora Maria José Maciel. Agradeço especialmente ao Excelentíssimo Senhor Embaixador Flávio Helmold Macieira, Senhor Ministro Francisco Catunda, Conselho de Cidadãos Brasileiros na Noruega e a coordenadora desse evento maravilhoso, a escritora Sílvia Ramos Dreys.”

Várias Representantes Internacionais do Jornal Sem Fronteiras participaram do evento, como a já citada Alexandra Magalhães Zeiner (Representante na Alemanha), além de Beti Rozen (Representante JSFnos EUA), Jacilene Braatas (Representante JSF na Noruega) Jiselda Aparecida Salbu (Representante JSF na Noruega), Josane Mary Amorim (Representante JSF na Holanda) e Sônia Miquelin (Representante JSF na Itália).

Convidadas a falar sobre o evento, algumas enviaram alguns depoimentos bem significativos, como o de Jacilene Braatas, que citou: “Para mim, foi lindo ter as escritoras aqui comigo, em Oslo, em mais esta jornada literária. É mais uma conquista na divulgação de nossa Literatura. Desta vez, na Escandinávia. A iniciativa de nossa Embaixada foi de grande valor. Espero que outras embaixadas se contagiem pela ideia. Estou feliz pelo resultado final. E que tenhamos tido a oportunidade de homenagear a todos os presentes, em especial a Profª Else Vieira, que foi premiada pelo Focus Brasil, e me deixou muito satisfeita.” 

Já Josane Mary Amorim teceu o seguinte comentário: \"Meu muitíssimo obrigada à querida amiga escritora Jacilene Braatas, que reside na Noruega, pelo convite para participar da Antologia “Ser Brasileiro”, organizada pela Embaixada Brasileira de Oslo. Não há palavras para fazer jus aos magistrais dias que passei em Oslo, a começar pela excepcional acolhida em sua casa, tão repleta de carinho e mimos! Ter tido a ímpar oportunidade de rever queridos companheiros da trajetória literária e conhecer outros novos, assim como rever pessoas que têm feito a diferença no reconhecimento da literatura de brasileiros \'abroad\' como a Profª Else Vieira, Carlos Borges e Kátia Fonseca, ambos da Focus do Brasil, foram bálsamos necessários e revigoradores para minha pretensão de seguir escrevendo. Existem momentos que passaram, mas que nunca passarão, e esses que vivi em Oslo certamente ficarão registrados não somente na minha retina, mas impressos em minha alma!”

Jornal Sem Fronteiras ressalta a iniciativa dos organizadores e parabeniza a todos os envolvidos em sua realização e, para finalizar essa matéria, publica as considerações da Representante Internacional JSF, Sônia Miquelin (Mariana Brasil), que esteve presente também como represente oficial de nossa publicação para fazer a cobertura do evento para esta edição. É o que leremos a seguir.

 

Considerações de Sônia Miquelin

Escritora, Executiva da A.C.I.MA. e Representante Internacional do Jornal Sem Fronteiras na Itália

 

Viajar e conhecer novos países é sempre um grande prazer! Mas, quando em determinados cantinhos especiais desse mundão que nos hospeda, como aconteceu na belíssima NORUEGA, temos a oportunidade de reencontrar fisicamente amigos e parceiros profissionais que estimamos, é ainda mais gostoso!

O que dizer da alegria que experimentamos quando, nessas ocasiões, ainda temos a oportunidade de conhecer mais pessoas que compartilham interesses comuns, e quando esses interesses são ligados diretamente à difusão e valorização das Artes e Literatura Brasileira e ultrapassaram as fronteiras, aí então a magia acontece, legitima-se aquela certeza que nos impulsiona a continuar a perseguir a meta estipulada, sempre conectando Mentes e Culturas através do amor às Artes em todas as suas formas e expressões. Nessas ocasiões, algo ainda mais forte vibra em nossos corações, celebrando sempre a arte de viver, dos encontros e reencontros!

Sinceros agradecimentos ao Embaixador Flávio Macieira e Ministro Francisco Catunda, da Embaixada do Brasil em Oslo, que, durante a Semana Cultural Brasil / Noruega, magnificamente receberam os escritores brasileiros residentes em diversas partes do globo, os quais fizeram parte da Antologia Ser Brasileirorealizada sob a coordenação Geral de Silvia Dreys.      

Muito Obrigada à Fundação Focus Brasil, representada por Carlos Borges (e pela doce presença da Coordenadora na Europa Kátia Fonseca). Carlos Borges magistralmente conduziu a entrega de seis Prêmios Especiais Brazilian International PRESS AWARDS, por relevantes serviços prestados à comunidade brasileira e à promoção cultural do Brasil. Entre os premiados, a querida Professora Else R. P. Vieira, responsável peloProjeto Entre Lugares, da Literatura da Diáspora Brasileira, um marco em prol da legitimação da Literatura Brasileira produzida no exterior.

Participar do estande do Brasil na Oslo Book Fair, coordenado pela escritora Jacilene Brataas, foi também um marco, mais uma sementinha plantada em prol da difusão da Literatura Brasileira no exterior.

Entre outros, o programa da I SEMANA BRASIL / NORUEGA realizada no espaço cultural da Embaixada do Brasil em Oslo, contou com a belíssima exposição de Artes organizada pela artista Jiselda Aparecida de Oliveira - nome artístico Gigi – que, com lindas obras de diversos artistas brasileiros, doou ao espaço um encanto divino. O evento contou também com a apresentação do maravilhoso documentário “Orgulho de Ser Brasileiro”, do jornalista e cineasta Adalberto Piotto. Uma grande alegria reencontrá-lo em Oslo.

O que dizer de uma equação assim bela? Que foi maravilhoso! E que... Somando todas as circunstâncias favoráveis acima citadas, com a recepção impecável da família Brataas que, com dedicação incansável, nos permitiu conhecer um pouco da Noruega, e ao delicioso encontro com o renomado escritor norueguês Jon Michelet (O Centurião de Orion), foi realmente uma experiência inesquecível.

São momentos como esses que compartilhamos com nossos caros que ficam guardados com laços dourados naquela caixinha especial que mora dentro de cada um de nós, uma caixinha chamada “coração”, para sempre! Muito Obrigada, Jacilene e Thrigver Brataas! Michele Viana e família, a todos que colaboraram para a realização desse evento.”

 


Crédito: Divulgação e Acervo particular das Representantes Internacionais JSF.

 

 

Foto 1 – s/ Legenda

 

Foto 2 – Legenda

O Embaixador Flávio Macieira, ao centro, recebe as escritoras da Antologia Ser Brasileiro.

 

Foto 3 – Legenda

O Embaixador Flávio Macieira e a Escritora Alexandra Magalhães Zeiner (Representante JSF na Alemanha).

 

Foto 4 – Legenda

Público atento à programação, com a Exposição de Artes, ao fundo.

 

Foto 5 – Legenda

Durante o evento, Jacilene Braatas (Representante JSF na Noruega), anfitriã em Oslo, e Beti Rozen (Representante JSF nos EUA) fazem graça com um exemplar do JSF

 

Foto 6 – Legenda

Beti Rozen (Representante JSF nos EUA) e Jiselda Aparecida Salbu - GIGI (Representante JSF na Noruega), durante o Oslo Book Festival.

 

Foto 7 – Legenda

Alcilene Willeke, acompanhada de Alexandra Magalhães Zeiner (Representante JSF na Alemanha), mostra o “ImbraDiz”, durante o Oslo Book Festival.

 

Foto 8 – Legenda

Beti Rozen (Representante JSF nos EUA), Sônia Miquelin (Representante JSF na Itália) e Josane Mary Amorim (Representante JSF na Holanda) posam na frente do Jornal de Moss.

 

Foto 9 – Legenda

Sônia Miquelin (Representante JSF na Itália) posa com o JSF na frente da sede do Prêmio Nobel.

 

Foto 10 – Legenda

Sônia Miquelin (Representante JSF na Itália) e Josane Mary Amorim (Representante JSF na Holanda) dão uma paradinha durante o passeio para conferir nossa publicação.

 

Foto 11 – Legenda

Sônia Miquelin (Representante JSF na Itália), sempre atenciosa em divulgar nossa publicação, apresenta um exemplar ao renomado escritor norueguês Jon Michelet (autor de O Centurião de Orion).

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também