Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Roberto Amado, sobrinho do escritor Jorge Amado, revela a vida e o amor entre eles.

Roberto Amado, sobrinho do escritor Jorge Amado, revela a vida e o amor entre eles.

Cultura por Betty Silberstein em 2016-05-26 00:33:11

Roberto Amado, sobrinho do escritor, revela a vida e o amor entre eles.

New York City, May 14th -- Um dos casais mais famosos do Brasil, foi abordado nesses dois últimos dias, numa conferência realizada pela Brazilian Endowment For The Arts em parceria com a New York University, Casa do Rio Vermelho e Barnes&Noble.

Roberto Amado, sobrinho de Jorge, veio de São Paulo para falar sobre seu tio e tia, tanto com uma visão de sobrinho quanto de admirador de suas obras. Roberto lançará seu livro - Eu e meu tio Jorge Amado - em setembro, no Brasil e em Portugal pela editora Topbooks.

No primeiro dia da conferência, Roberto iniciou falando sobre sua família, o importante papel de sua avó Lalu e os 4 irmãos - Amados: Jorge, Joelson, James e Jofre, que morreu ainda muito pequeno. Roberto, filho de Joelson (único não escritor da família-era médico) passou boa parte de sua infância no apartamento de seus tios Jorge e Zélia, em Copacabana, no Rio de Janeiro. Seguindo na linha do tempo, Roberto contou sobre Jorge na época da ditadura, seu exílio, seu encontro com Zélia Gattai, sua filha do primeiro casamento e claro,  seus livros e personagens que ficaram tão famosos que viraram novelas, filmes, além de terem sido traduzidos para muitas outras línguas ao redor do mundo.

Nesse mesmo dia, também estiveram presentes o professor Eduardo Subirats da Faculdade de Linguas da NYU e a pesquisadora Dawn Taylor da Penn State University que falou sobre a participação de 6 meses de Jorge no Programa da Universidade e mostrou arquivos muito interessantes sobre esse período. Ela também revelou cartas do editor dele aqui nos Estados Unidos, onde haviam convites de outras Universidades para ele, porém todos recusados. A Penn State University mantém, até hoje, um carinho enorme pelo casal. Durante à tarde foi exibido o filme - Capitães de Areia - e em seguida, Roberto contou um pouco de Jorge para a platéia da Barnes & Noble.

No segundo dia da Conferência, Roberto se aprofundou mais na vida de Zélia e na sua relação de amor com Jorge. Relação essa, onde foi preciso deixar muita coisa para trás para poder existir. Eles eram inseparáveis e Zélia enquanto o acompanhava em suas viagens, desenvolveu a paixão pela fotografia e assim muitas das fotos que eles tinham, foram tiradas por ela. Filha de anarquistas italianos, começou a escrever aos 64 anos e também obteve grande sucesso.

Essa conferência nos trouxe para um pouco mais perto dos 56 anos de Jorge e Zélia em família, enquanto foi contextualizada dentro do mundo profissional dos dois como escritores.

E que fique pra todos nós uma frase dita por Roberto Amado logo no início da Conferência: - Por mais que eu tenha admirado o escritor genial e o ser humano generoso e carismático, é do tio atencioso, engraçado e carinhoso que eu guardo as minhas melhores lembranças.

Para maiores informações sobre esse evento, mande-nos um email: bibliobrnyc@gmail.com

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também