Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Lançamento do livro Poemas Antes do Sono da professora, escritora Helena Ferreira No PEN Clube do Brasil.

Lançamento do livro Poemas Antes do Sono da professora, escritora Helena Ferreira No PEN Clube do Brasil.

Literatura por Alberto Araújo em 2016-05-30 14:34:24

A renomada tradutora e docente Helena Ferreira lança seu livro Poemas antes do sono, dia 02 de junho de 2016, às 17 horas, na Sede Social do PEN Clube do Brasil – Praia do Flamengo, 172 / 901– Flamengo – Rio de Janeiro - RJ - Brasil.


Trata-se de uma obra de estreia, contudo, a autora, ilustre mestra de língua e literatura espanhola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, demonstra perfeito  domínio do verbo poético, impregnado de tons da lírica moderna com viva interlocução com temas do passado.

Dotada de conhecimentos  linguísticos do idioma nacional e reconhecida tradutora de francês, espanhol e italiano,  Helena Ferreira penetra no segredo dos vocábulos, cria neologismos, para com eles traduzir sentimentos e paisagens internas transbordantes, que vêm do coração, antes do sono chegar. Um dos exemplos, em que a cultura se junta à criação, é o poema:

 

 

ONDE ESTÃO AS SEMENTES?

 

Sêmen

− segundo a ciência −

o primeiro sementio do corpo,

mas nem sempre

a única semeadura do prazer

 

Ao cotidiano

jamais faltam seminários

profícuos ou tediosos

aqui ou alhures

Enfim, todos se dizem

sementados

 

Consolam-me

a memória e a cultura

quando penso nas sementinas

com as quais

vetustos romanos

carregavam honrarias

para Ceres

regalo que a grega Deméter

desconhecia...

 

E foi assim,

então,

que no poema

dispersas

e de duvidoso tema,

esconderam-se

todas as sementes

ante a parca imaginação.

 

Observem como ela trabalha o sentido das palavras, buscando etimologias  e traduzindo conhecimentos até do mundo grego.

Sua palavra poética busca transcendências, traduz paixão em textos que foram até homenageados por Drummond, em mensagem  a ela enviada, conforme consta no livro.

Além da força literária dos versos, a obra, lançado pela Editora  Parthenon  Centro de Arte e Cultura, está  ilustrada com quadros de pintores célebres em que mulheres estão já nos braços de Morfeu, bem de acordo com o título da obra: Poemas antes do sono.

Conforme diz no prefácio Dalma Nascimento:

São lembranças de diferentes níveis que lhe vieram à mente naquele momento do lusco-fusco intervalar, da fosforescência da transição entre dois horizontes temporais/vitais, limítrofes entre o dia e a noite, entre o sonho e o sono que já se vão esfumaçando, enlaçados sem precisas definições. É quando a alma de Helena enovela realidade e fantasia, e poeticamente se expressa. Instante de mágica alquimia, cristalizando-se em versos, antes de Morfeu chegar...

Não deixe de apreciar essa tão expressiva obra, leve-a para todos os lugares, até mesmo para cama, mas não se esqueça de saboreá-la antes que o sono chegue. Imperdível!

APOIO CULTURAL






Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também