Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > III Circuito de Contação de Histórias no DF

III Circuito de Contação de Histórias no DF

Literatura por Dinorá Couto Cançado em 2016-06-04 13:07:51

Pelo  segundo ano consecutivo,  a equipe da Biblioteca Braille Dorina Nowill participa, ativamente, de uma mega ação - Projeto Cidade Leitora, iniciativa lá de Cruz Alta - RS. com   o  III Circuito de Contação de Histórias, de Rozelia Scheifler Rasia. Rozelia Rasia, a idealizadora do Circuito,  é presidente da Academia de Artes,Letras e Ciências - A Palavra do Século 21 - ALPAS 21 . Por ocasião do segundo circuito, em 2015, Rozelia veio à Brasília em evento duplo na Biblioteca Braille, junto com os Amigos das Histórias. Um encontro que ficou na história dos Amigos do Braille.
Destaque para os projetos de contação de histórias e para muitas descobertas de talentos nessa arte, em cada cidade visitada, como em Sobradinho, Taguatinga, Gama, por onde ela já passou. Em Sobradinho, dia 2/6, abertura de um encontro com  contação com Taicy Ávila. Em todas as mostras regionalizadas, contação de uma história inclusiva  por  Leonilde Maria Fontes Fontes, membro da equipe técnica do projeto de Dinorá Couto Cançado.
Na Biblioteca Braille, sede que abraça todas essas parcerias especiais, uma roda inclusiva de contação de história, com Nyedja Gennari, uma das melhores contadoras de histórias do DF,   na manhã do dia 04/06/2016. A história Nós de Eva Furnari encantou a turma de deficientes visuais com a linda mensagem, ao final, enquanto a outra história, sobre a dentadura do avô, arrancou  gargalhadas de todos os participantes da roda. Nyedja é show.   Nyedja recebeu  de Dinorá uma  coletânea dos 50 projetos mapeados para criar uma história personalizada, apresentando-a  na próxima edição do Fórum Brasília, capital das leituras, encontro pelo FAC/SEC/GDF,  a ocorrer em 19/07/2016, no Centro de Convenções na Feira do Livro de Brasília. 
As histórias, no Circuito, continuarão até o dia 10,  em mais 3 cidades do DF, dia 7 no Guará, dia 8 em Planaltina e dia 9 em Santa Maria.  Depois os nomes dos contadores envolvidos, bem como as fotos registradas dos momentos mágicos serão enviadas à gaya.rasia@hotmail.com para recebimento de certificados. O assessor  voluntário  da mostra itinerante, Fabrícius Cançado  registra todos os momentos, especialmente, os de contações de histórias.  Uma parceria bastante significativa.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também