Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Gama e Sobradinho recebem a Mostra de Projetos literários

Gama e Sobradinho recebem a Mostra de Projetos literários

Literatura por Dinorá Couto Cançado em 2016-06-25 16:36:15

Com apresentação do FAC/SEC/GDF, mais duas cidades do Distrito Federal são contempladas com a Mostra 50 projetos mapeados em Brasília, capital das leituras.
No Gama, a Mostra ocorreu  no auditório do CEM 04, dia 31/05/16.. A coordenação do livro na Regional de Ensino conseguiu mobilizar um bom número de professores atuantes em bibliotecas escolares. 4 novos projetos à frente juntaram-se aos 50 já mapeados... Em cada Mostra são 50 projetos e muitos são de contação de histórias. E, no momento dedicado ao Circuito da ALPAS 21, destaque para 2 contadoras: Leonilde , Keila...
A bela postagem de Keyla Maria Oliveira Silva gerou vários comentários, ei-la: " 50 PROJETOS MAPEADOS EM BRASÍLIA- CAPITAL DA LEITURA COM Dinorá Couto Cançado E SUAS BRILHANTES PARCERIAS, O TEMPO É DE SEMEADURA! QUANTOS PROJETOS PODERÃO SER FRUTIFICADOS SE SOMENTE COM IDEIAS E O SUFICIENTE PARA USARMOS COMO FERRAMENTA. PODEMOS MUDAR UMA COMUNIDADE, UM BAIRRO, UM ESTADO, UM PAÍS. VAMOS ACREDITAR E SERMOS ALTRUÍSTAS, PENSANDO EM PEQUENAS AÇÕES DIÁRIAS QUE CERTAMENTE FAZEM TODA A DIFERENÇA. RECUSEMO-NOS A CRER QUE A MALDADE PREVALECE, PORQUE PESSOAS DE BEM SÃO, SIM,  A MAIORIA!
Quem tiver biblioteca ou desempenhe qualquer trabalho que tenha ideias como principal ferramenta e não souber como tocar seu projeto, é imprescindível juntar-se a pessoas que fervilham com ideias práticas, que poderão ajudar as crianças a entrar no universo imaginário, esse é o único modo de fazer com que as raízes dessa criança se finquem firmemente no solo, que é o coração. Somente um coração bondoso é capaz de transmutar a própria realidade, e uma vez que isso acontece, a empatia e a solidariedade entram em ação.
Somos capazes de mudar nossa própria realidade, porque quando olhamos nosso semelhante, também olhamos dentro de nós mesmos..
Em Sobradinho,  o encontro maravilhoso aconteceu em 02/06/2016, na Escola Classe 11. Coordenado por Ricardo Ventura e Heloisa B. Araujo, coordenadores do livro na Regional de Ensino. Contou com a presença da chefe da UNIEB - Ana Cristina de Castro, numa escola totalmente inclusiva com seu belíssimo projeto de leitura, Livros caindo n'alma, apresentado pela Diretora da escola, Kátia Lemos;  houve momento de contação de história, no início, por artista local, Taicy Ávila, encantando a todos. Muitos projetos literários (12) cadastrados, somando-se aos 50 levados na Mostra viabilizada em todas as Regionais pelo FAC/SEC/GDF, com a proponente Dinorá Couto Cançado. Divulgando na Mostra o III Circuito de Contação de Histórias, lá de Cruz Alta/RS, destaque para duas contadoras no encontro dessa manhã: Leonilde Maria Fontes Fontes e Taicy Ávila que continuarão até o dia 10/06, bem como outros que foram convidados...
Na postagem de Miriam dos Anjos: A Escola Classe 11 de Sobradinho-DF teve a honra de receber a professora, escritora, pesquisadora de projetos de leitura e dinamizadora de bibliotecas Dinorá Couto Cançado. Iniciativa dos professores Coordenadores da Biblioteca Rui Barbosa, da Regional de Ensino de Sobradinho Ricardo Ventura e Heloisa Beatriz. Foi show! Professora Miriam Dos Anjos recitando poesias e professora Taicy Ávila contando histórias!

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Keyla Oliveira

Uma surpresa gigante recebi neste momento... lembrei-me das sábias palavras de Madre Teresa de Calcutá, que disse:" às vezes pensamos que somos apenas uma gota dágua. Mas o oceano sem essa gota, seria infinitamente menor." Então, de gotinha em gotinha se forma um oceano de boas ideias e iniciativas! Agradeço de coração por terem colocado nesse jornal as minhas humildes palavras! E as ações acompanhadas das palavras tornam-s mais belas...

Publicidade

Veja também