Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Histórica cerimônia de Posse de Acadêmicos da "Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem"– Academia IPÊ - Lisboa/Portugal

Histórica cerimônia de Posse de Acadêmicos da "Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem"– Academia IPÊ - Lisboa/Portugal

Literatura por Sandra Hasmann em 2016-06-25 21:26:22


A  Academia Internacional de Poetas e Escritores de Enfermagem – Academia IPÊ – entidade que congrega profissionais de enfermagem autores de poesias e demais gêneros literários – realizou uma histórica cerimônia de Posse de acadêmicos, no dia 3 de junho de 2016, em Lisboa-Portugal; oportunidade de celebração junto à enfermagem de três países: Brasil, Portugal e Espanha.

Na ocasião, a Academia IPÊ foi representada pela Presidente, a Drª Onã Silva e a Secretária Geral Célia Maísa Ferreira Felipe. A Presidente teve a honra de empossar dois acadêmicos internacionais: o Prof. Dr. José Siles González,  Catedrático da Universidad de Alicante-Espanha, ocupante da Cadeira nº 3; e Ricardo Jorge Sousa Fonseca, enfermeiro português ocupante da Cadeira nº 16.

Durante a solenidade acadêmica, foi realizada histórica cerimônia de Posse de Acadêmicos IPÊ na Cadeira nº 15 que é ocupada pelo enfermeiro brasileiro Ricardo José Oliveira Mouta. Também foi concedido pela Academia IPÊ, o título de Personalidade Benemérita, ao enfermeiro português João José Santos Fernandes, Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros.

Participaram do evento o Presidente e a Vice-Presidente da Associação Nacional de História da Enfermagem – Dr. Óscar Manuel Ferreira Ramos e Drª Helga Marília Rafael Henriques – bem como, personalidades da enfermagem portuguesa ligadas à Ordem dos Enfermeiros, Associação Portuguesa de Enfermeiros, Escolas de Enfermagem, instituições, familiares e amigos.

O evento foi emocionante e a realização do mesmo foi possível devido ao apoio que a Academia IPÊ recebeu da Associação Portuguesa de Enfermeiros e da Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias, da Universidade Autónoma de Lisboa.

Se dúvida que a Academia IPÊ realizou importante intercâmbio internacional, em prol da construção e difusão do conhecimento estético da enfermagem, sendo  inesquecível  e histórica a cerimônia em terras portuguesas.

NAS FOTOS:

*Drª Onã Silva, Presidente da Academia IPÊ (centro da imagem), proferindo o discurso na Mesa de Abertura da Cerimônia de Posse de acadêmicos

*Drª Onã Silva, Presidente da Academia IPÊ com as seguintes personalidades da enfermagem internacional: João José dos Santos Fernandes (Presidente da Associação Portuguesa de Enfermeiros); Drª Sandra Queiróz (Escola Superior de Enfermagem São Francisco das Misericórdias); Dr Òscar Manuel Ferreira Ramos (Presidente da Associação Nacional de História da Enfermagem); e os acadêmicos Ricardo Jorge Sousa Fonseca e José Siles González.

*Drª Onã Silva, Presidente da Academia IPÊ; Célia Maísa Ferreira Felipe, Secretária Geral da Academia IPÊ; e os acadêmicos empossados: José Siles González (Espanha) e Ricardo Jorge Sousa Fonseca (Portugal).

*Personalidades presentes  na Cerimônia de Posse da Academia IPÊ.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Onã Silva

Agradecemos o destaque que o Portal Sem Fronteiras concedeu a matéria sobre a posse da Academia IPÊ Atenciosamente, Onã Silva - Presidente da Academia IPÊ

Onã Silva

Agradecemos o destaque que o Portal Sem Fronteiras concedeu a matéria sobre a posse da Academia IPÊ Atenciosamente, Onã Silva - Presidente da Academia IPÊ

Publicidade

Veja também

Publicidade