Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Projeto Visitando os Vultos Literários RJ - Otto Lara Resende

Projeto Visitando os Vultos Literários RJ - Otto Lara Resende

Cultura por em 2016-06-26 17:17:25

Projeto Visitando os Vultos Literários - Rio de Janeiro

Como um tsunami que começa numa pequena onda e aos poucos transforma-se em algo poderoso e avassalador, o projeto Visitando os Vultos Literários - RJ, idealizado pelo Jornal Sem Fronteiras, da jornalista Dyandreia Portugal e a UBE-RJ, da presidente Juçara Valverde, vem a cada quinzena, preenchendo os domingos cariocas com verdadeira cultura... leve, descontraída, autêntica e educativa. E nesse domingo, 26, o homenageado foi o jornalista Otto Lara Resende, imortalizado com sua estátua no Largo que leva seu nome, no bairro carioca Jardim Botânico.

Otto Lara Resende nasceu na cidade de São José Del Rei, a 1 de maio de 1922. Filho de Antônio Lara Resende e Maria Julieta de Oliveira Resende. Formou-se em Direito e Jornalismo. Membro da Academia Brasileira de Letras (cadeira 39 posição 6). O monumento foi esculpido pelo artista Joás Pereira Passos, membro da Academia Brasileira de Belas Artes (cad 18).

O encontro dessa vez, além dos habituais escritores e artistas, contou ainda com uma forte adesão popular. A jornalista e escritora Dyandreia Portugal apresentou aos participantes a ideia do projeto e o objetivo do mesmo, informando que ao final de um ano, a Editora Rede Sem Fronteiras, criará uma coletânea literária didática. Os escritores que participaram das visitas aos monumentos escreverão sobre seus sentimentos, curiosidades e a importância dos vultos para os dias de hoje e o que representaram para a cultura do país em suas épocas.

Como nos encontros anteriores, os escritores, artistas, e agora também os participantes anônimos, foram declamadas poesias, crônicas, depoimentos variados e citações do Otto Lara Resende.

O ápice do encontro aconteceu com a participação do gari Gilvan Pereira da Silva, que emocionou a todos com suas poesias autorais e bem atuais.

Juçara Valverde e Dyandreia Portugal aproveitaram a oportunidade para convidar a todos à participarem dos próximos eventos culturais, em especial ao Aniversário de 10 anos da Associação Poemas a Flor da Pele, em Porto Alegre, no mes de outubro e o II Seminário das Américas que ocorrerá no Nordeste, em Natal e Mossoró, no final do mês de novembro.

Para participar do próximo encontro, entre em contato com o Jornal Sem Fronteiras através do email da redação: contato@redesemfronteiras.com.br ou pela Fanpage Facebook.com/redesemfronteiras.

Veja o album de fotos de todos os encontros em: 

www.redesemfronteiras.com.br/galerias.php

Fábio Valverde Portugal

Jornalista – Editor Adjunto

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Telma Moreira

Por Deus! Eu perdi todos pelo meu hábito de viver o silêncio, contar estrelas, escrever sem hora e sem sono, dormir quando amanhece...Difícil mudar isso.Improvável viver essas manhãs de domingo de forma tão adorável. Pelo menos, dessa vez, consegui! Oh, anjos, me despertem para os próximos. Pra não me roer de inveja e dó. Ah...Por falar nisso, tô aqui pra simplesmente, aplaudir! Não há comentários para o que já foi dito. Em sentidos. E visto. Em todas as formas. Cultura ao alcance do povo...Admirável projeto novo! Tudo que voa nos ares, floresce no céu. E o infinito é sem fronteiras! Colham seus frutos porque a semente germina no amor de quem idealiza e faz.

Publicidade

Veja também