Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Exposição Mãos que Bordam

Exposição Mãos que Bordam

Eventos por Betty Silberstein em 2016-07-04 13:38:55

               

Mãos bordadas resgatam memória afetiva, viajam o Brasil e podem ser vistas na Mega Artesanal

Exposição Mãos que Bordam mostrará cerca de 300 mãos bordadas, vindas de vários estados brasileiros e até de outros países; trabalho coletivo tem como objetivo unir pessoas que amam o bordado como forma de expressar sentimentos e emoções através das mãos.

Michelangelo disse que “um homem pinta com seu cérebro, não com suas mãos”. Enquanto esculpia Davi ou pintava a Capela Sistina, Michelangelo não podia imaginar que, quinhentos e poucos anos depois, as mãos e a arte serviriam também para unir pessoas de diferentes lugares do mundo. É essa a proposta do projeto “Mãos que Bordam”, que nasceu como uma atividade em uma aula de bordados e se transformou numa exposição instigante, infinita e itinerante, que poderá ser vista pela primeira vez em São Paulo durante a Mega Artesanal.

            “Em 2014, pedi que minhas alunas bordassem as mãos, com símbolos que remetessem às suas histórias de vida. Ao mesmo tempo, lancei a ideia de unirmos todas as pessoas que amam o bordado, como uma forma de expressar os sentimentos e emoções por meio das mãos e estimular essa prática”, lembra a professora de bordados e pedagoga Fátima Coelho. 

            O trabalho cresceu, ganhou projeção com uma página no Facebook  e centenas de bordadeiras e bordadeiros de todos os cantos do Brasil – e de países como  Paraguai, Costa Rica, Estados Unidos, Grécia e Alemanha -  já enviaram seus trabalhos. São mais de 300 mãos, formando um grande painel de histórias de vida retratadas em bordados.

            São histórias como a de Fátima, que nasceu em uma família de bordadeiras (avó, mãe e tias) casou, teve filhos, vida profissional, adoeceu, precisou ficar de repouso e novamente se viu com agulha e linha na mão. “Comecei só para ajudar uma tia a entregar uma grande encomenda e não parei mais”, conta Fátima, que vê o bordado como uma forma de resgate da memória afetiva.

            “Todo ano procuramos trazer para a Mega Artesanal exposições que mostram a riqueza do trabalho manual e que, infelizmente, não têm espaço no circuito tradicional das Artes. Só nessa edição teremos cerca de 10 exposições. Entre elas, sem dúvida, uma que chamará atenção é a Mãos que Bordam, pois está absolutamente em sintonia com o espírito da Mega, que é o de agregar artistas, artesãos, gente de todas as idades, nível social e estilo de vida em torno da arte e do artesanato. Além disso, a Mega está fazendo dez anos e já mostrou e ajudou muita gente a reescrever sua história”, diz Rita Mazzotti, diretora da WR São Paulo, organizadora da Mega Artesanal.

 

A Mega Artesanal acontece de 12 (só para lojistas e imprensa) a 17 de julho, no São Paulo Expo, em São Paulo. Após a Feira, a exposição “Mãos que Bordam”  vai para Belo Horizonte e, em agosto, para Campinas – SP. Além de mãos bordadas, a exposição inclui algumas cartas que foram enviadas para o projeto, como a de Ju, mãe de Matheus, 6 anos (v. foto) contando do pedido dele para também bordar sua mão.  

 

 Serviço: Mega Artesanal 2016

Dias e horários: 12 de julho (só imprensa e lojistas) das 11h às 19h

       13 a 16 de julho (aberto ao público) das 11h às 19h

       17 de julho (aberto ao público) das 11h às 17h

Local: São Paulo Expo

Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5

Ingresso: R$ 20,00 inteira e R$ 10,00 meia entrada

Transporte: gratuito da estação Jabaquara do Metrô, todos os dias de evento, das 10 às 19 horas.

Proibida a entrada de menores de 12 anos

Organização: WR São Paulo Feiras e Congressos

 

Mais informações: http://www.wrsaopaulo.com.br/index.php/eventos/mega-artesanal

 

Sobre a WR São Paulo - Especializada na promoção e organização de feiras e congressos, nacionais e internacionais, iniciou suas atividades em 1992, com a realização de eventos para o setor florestal. Em 2003, entrou no setor de arte, artesanato e artes manuais e, desde então, responde pela realização das principais feiras da área, como Mega Artesanal, Brazil Scrapbooking Show, Brazil Patchwork Show, Scrap & Arte Brasília, Artes nas Gerais, Artesanal Porto Alegre e Patch & Arte. Em 2014, organizou a Artesanal Confeitaria & Festa, que teve sua segunda edição em 2015, mesmo ano em que, em parceria com a Burda Brasil, realizou a Burda Expo, primeira feira de costura doméstica do Brasil. Veja mais em www.wrsaopaulo.com.br

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também