Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Responsabilidade social e inovação social - Texto do Prof. José Pereira da Silva

Responsabilidade social e inovação social - Texto do Prof. José Pereira da Silva

Geral por Sandra Hasmann em 2016-07-06 21:15:55

Mais uma vez trago para vocês um oportuno texto do Prof. José Pereira da Silva. 
Vale uma boa reflexão face ao momento político que estamos vivendo...

"É preciso responsabilidade solidária, diálogo construtivo como linhas de ação  de quem tem um papel de responsabilidade na sociedade.
A fraternidade entre os homens e a colaboração para construir uma sociedade mais justa não constituem uma utopia, mas o resultado de um esforço harmonioso de todos em favor do bem comum.
Somos responsáveis pela formação de novas gerações, capacitadas na economia e na política,  e firmar aos valores éticos. O futuro exige de nós uma visão humanista da economia e uma política que valorize cada vez mais e melhor a participação das pessoas.
Na ação política e social deve assegurar que ninguém fique privado do necessário, e que a todos sejam assegurados dignidade, fraternidade e solidariedade.
Os lideres devem saber escolher a mais justa entre as opções, após tê-las considerado, partindo da própria responsabilidade e do interesse pelo bem comum.
A responsabilidade social deve ser um pilar de reflexão de cada instituição e de cada grupo da sociedade. A ética é um elemento crucial de todas as atividades que envolvem responsabilidade social. Existe uma relação entre responsabilidade moral pessoal e responsabilidade social.
A realidade da vida social é para cada pessoa lugar e tarefa de humanidade a construir na história. Os resultados das decisões políticas e econômicas afetam a vida  das pessoas, não se partilha a vida sem se repartir o uso dos meios necessários para viver.
A fome continua a ser um desafio para a nossa  humanidade, o desenvolvimento não parece estar, de fato, animado e guiado pela justiça.
Responsabilidade social e inovação social devem caminhar juntas. Inovação social surge quando se encontram soluções inovadoras para problemas sociais. É uma dimensão tão importante quanto a inovação empresarial nos modelos de negócios, a tecnologia que move os ciclos econômicos ou o cultural.
As empresas também deve ter uma responsabilidade social corporativa. Desenvolve um empreendedorismo social. Cada cidadão deve ter responsabilidades sociais.
Responsabilidade social na economia. Falar de um sentido ético da economia é, no fundo, pô-la ao serviço das pessoas e compreender que o respeito mútuo e a salvaguarda da liberdade, da igualdade, da responsabilidade, da dignidade e da solidariedade são essenciais para defender um sentido pessoal e comunitário da vida.
A democracia tem de se aperfeiçoar, para poder constituir-se um fato de humanização, da sociedade, pondo a verdade e a justiça no centro da política, baseado na cidadania ativa, na legitimidade do voto e do exercício, na representação e na participação, na proximidade e na subsidiariedade.
Os cidadãos tem de sentir que são relevantes nas decisões. A única forma de contrariar a demagogia e o populismo( que alimentaram o desprestígio da vida pública) está na valorização da legitimidade do exercício, mais do que na mera legitimidade do voto. Não com promessas aliciantes, o fundamental é dar consistência às ações e aos seus resultados.
Ter responsabilidade social na promoção do bem comum, se colocar no serviço à humanidade, como conjugação de todos os esforços e possibilidades sociais para promover o desenvolvimento social justo e sustentado.
A procura de soluções para resolver as crises tem sido a força motriz do desenvolvimento ao longo da história da humanidade".

*José Pereira da Silva é professor , pesquisador , escritor. Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo(USP). Membro das seguintes academias: Academia Taubateana de Letras, Academia Brasileira de Artes do Estado do Rio de Janeiro, da qual é comendador; da Academia Marial do santuário Nacional de Aparecida, da Academia da Cultura Taubateana, da Imperial Academia de São Constantino e Santa Helena de Ciências Históricas. Tem artigos nas áreas de história, filosofia, teologia e literatura.

                                



Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também