Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > ROFA entrevista: Rai d´Lavor "Semeando livros no Sertão"

ROFA entrevista: Rai d´Lavor "Semeando livros no Sertão"

Cultura por Rogério Araujo (ROFA) em 2016-07-07 13:23:51
                

Estreamos mais uma sessão na coluna "Cultura em Foco", realizando uma entrevista com uma personalidade de nossa cultura.

Hoje, com uma escritora que realiza um belíssimo projeto no sertão de Pernambuco, chamado "Semeando livros no Sertão" (todas as fotos são do projeto).

 

Raimunda de Lavor Neta ou simplesmente Rai d´Lavor é escritora e poeta.

Pernambucana, 66 anos, apaixonada pela Arte Literária e principalmente pela poesia (um sonho que acalenta desde sua infância e que veio a realizar aos 57 anos, quando Cursou o E.M na Escola de Ensino Básico e Profissional Fundação Bradesco RJ).

 

Hoje além de escritora, aposentada, é Profissional Liberal em Alta Costura. Uma arte que aprendera com sua avó materna, ainda na infância e a ajudava nos arremates das peças e com isso nasceu mais um desejo pela arte.

Cidade atual: Rio de Janeiro, um paraíso para seus sonhos e reflexões.

 

1) Qual a motivação para criar esse projeto?

 

O projeto é uma iniciativa minha com incentivo em levar mais leitura ao sertão e principalmente nas escolas da zona rural. O que me motivou a criar o projeto foi observar o desejo das crianças em terem mais livros em sala de aula. Tenho uma mãe acamada há 5 anos e esse é o motivo pelo qual visito o sertão constantemente.

 

2) Qual a emoção de ver as crianças interessadas em ler?

 

A minha maior emoção aconteceu exatamente em novembro de 2013, quando dei um Jornal Sem Fronteiras para o garoto Renan da Silva Gomes, aluno da 4ª série da Escola Dom Avelar Villela e notei a satisfação dele quando começou a fazer a leitura. Parecia querer comer as letras.

Eu visito o sertão a cada trimestre e acompanho de perto o sofrimento do povo nordestino. O despertar naquele menino e o desejo de ter muitos livros em sua escola me motivou a tomar a iniciativa do projeto. Estou muito feliz de ajudar a realizar seu sonho. Fiz um compromisso de voltar ao sertão levando em minha bagagem muitos livros, não só para ele, mas também para os seus amiguinhos. A promessa foi feita em novembro passado e graças a Deus e aos amigos que me ajudaram com suas doações, começou se cumprir.

 

3) O que fazer para ajudar neste projeto?

 

É muito gratificante o que está acontecendo por lá as crianças ficaram encantadas com os livros me agradeceram muito e já me convidaram para um novo encontro no segundo semestre (quando eu estarei levando mais livros para doações). Peço por gentileza aos amigos e amigas das letras que desejarem fazer suas doações, fazer contato comigo através do e-mail:

 

O meu e-mail de contato é railavor@hotmail.com

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade