Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > CICATRIZES URBANAS - mostra de Roberto Müller

CICATRIZES URBANAS - mostra de Roberto Müller

Artes Plásticas por Sandra Hasmann em 2016-07-09 15:49:07


Cicatrizes Urbanas , título da presente mostra, explora situações cotidianas, relatos e fatos comuns ao indivíduo, observados e aqui traduzidos em outra roupagem.

A pesquisa de Roberto Müller é baseada no estabelecimento de relações, tendo o pensamento por associação como um dos principais recursos, além da relação entre as palavras e a presença de textos. O artista se apropria de questões e atravessamentos sociais, políticos e culturais, aqui reconfigurados na forma de objetos.  

Assim, citações, acúmulo de imagens e utilização de materiais corriqueiros são ressignificados para além de simples objetos do cotidiano e tornam-se materiais apurados, onde as próprias obras acabam por determinar sua própria escala e seu acabamento final; o discurso de cada objeto é que conduz ao suporte a ser construído e utilizado.  A lógica construtiva destes trabalhos, se dá na tentativa de abordar os problemas comuns e tão urgentes sem lhes propor uma solução, mas articulando-os em outros contextos, para que talvez possamos enxergá-los e discuti-los a partir de outra perspectiva.

*Roberto Müller é natural de São Paulo, vive e trabalha no Rio de Janeiro. Graduado em Arquitetura, fez vários cursos na área de artes no Centro Cultural São Paulo, Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e na escola de Artes Visuais do Parque Lage, RJ.  Foi assistente da artista Iole de Freitas. Frequentou o grupo de estudos: Grupo Alice, coordenado por Brígida Baltar e Pedro Varela.

Em seu trabalho, aborda questões referentes ao cotidiano através da construção de objetos.

Participou de diversas exposições coletivas entre as quais: Bienal do Recôncavo-BA; além dos Salões de Arte de Ribeirão Preto, Piracicaba, Guarulhos (menção honrosa), Atibaia, Santo André e Praia Grande. Foi premiado nos Salões de Arte de Mato Grosso do Sul e de Praia Grande. Realizou diversas exposições individuais nas principais instituições culturais do país, entre eles Sesc Londrina, Curitiba e Aracaju; Centro Cultural da Justiça Federal, Rio de Janeiro e Paço dos Açorianos em Porto Alegre.







 

 

 

 

 




Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade