Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Presidente da ACONBRAS recebe o Grão Colar "Mérito TIRADENTES - FALASP"

Presidente da ACONBRAS recebe o Grão Colar "Mérito TIRADENTES - FALASP"

Geral por Thiago de Menezes em 2016-07-21 10:39:54


O Conde Thiago de Menezes, jornalista de turismo e consular, que preside desde 2004 a "Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo- FALASP", entidade que fraternalmente, congrega diversas entidades artísticas, culturais e institutos históricos e geográficos, entregou em Sessão Solene do ICFU – Instituto Cultural da Fraternidade Universal o Grão Colar Mérito TIRADENTES ao presidente da Associação dos Cônsules no Brasil – ACONBRAS, Luís Fernando Del Valle, Cônsul Honorário da República do Chile em Campinas, SP, por seu papel de difusão cultural.

 

A Medalha "Mérito TIRADENTES - FALASP" honraria voltada exclusivamente para a valorização da cultura e da arte cujo cadastramento no Exército Brasileiro leva o Código 183 foi lançada no dia 20 de Novembro de 2006, em solenidade no tradicional Hotel Novo Mundo, localizado no Flamengo, Rio de Janeiro. Na ocasião, foram especialmente condecoradas, em reconhecimento do mérito de suas atuações para a expansão cultural do Brasil, as seguintes personalidades: Atriz Carmem Lú de Mendonça (então em cena na novela global "Páginas da Vida"), Marco Pólo, (diretor, produtor e coordenador do Ciclo de Leituras), Ator Maurício Branco, atriz Fátima Freire, ator Felipe Martins, atriz Lady Francisco e atriz Katia D'Angelo. Em seguida, foram condecorados alguns Acadêmicos (Entre artistas plásticos, literatos e educadores): Anatalia Rangel Asp, Vera Lucia Gonzalez Teixeira, Sylvia Roriz de Carvalho, Léa Dray, Yara Vargas e Zélia Maria Fernandes. E mais autoridades ligadas à Corporação da Polícia Militar e ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, entre as quais: Elson Haubrichs Batista, Nilo Francisco Pereira Netto, Andreza Moraes de Paula, Almiro de Paulo Filho, Gustavo Frederico Buttenmuller Rocha Beniz, Julio Cesar Oliveira dos Santos, Isaias Santos da Silva, Jimmy Gomes Centeno, Rubens Castro Peixoto Júnior e Bruno Borges Cardoso.

 

A Medalha Mérito Tiradentes - FALASP foi instituida pela presidência da “Federação das Academias de Letras e Artes do Estado de São Paulo” e é destinada a premiar pessoas que hajam prestado relevantes serviços à causa pública do Estado do São Paulo e Rio de Janeiro. Confeccionada pela tradicional RANDAL – Rio, tem a efígie do Protomártir da Independência – Joaquim José da Silva Xavier e acompanhada de diploma, é uma das mais altas condecorações concedida pela entidade. Tradicionalmente a Medalha Mérito Tiradentes – FALASP também é outorgada durante solenidades oficiais em comemoração ao patrono das Polícias Militares do Brasil, Joaquim da Silva Xavier o “Tiradentes”. Afinal, essa Medalha é destinada a galardoar, ainda, militares que tenham prestado assinalados serviços às suas Corporações, e policiais militares que no seio da classe, se destaquem pelo seu valor pessoal, de modo a contribuir para o aperfeiçoamento e projeção da Instituição no âmbito nacional ou estadual.

 

Joaquim José da Silva Xavier, o “Tiradentes”, era o líder da Inconfidência Mineira. Pelo papel que desempenhou, foi condenado a morte e executado no dia 21 de abril de 1792. Seu martírio fez dele o herói nacional e o dia de sua morte é lembrado com um feriado nacional. Tiradentes ganhou seu apelido por trabalhar de dentista, mas ele também seguiu a carreira militar, chegando ao posto de alferes. Na data de 20 de abril de 2010 foi lançada a Comenda Mérito TIRADENTES (Medalha Mérito TIRADENTES no Grau de Comendador) durante evento da FALASP em Porto Alegre, RS. E em maio de 2010 foi lançado o Grão Colar Mérito TIRADENTES, que vem a ser o seu mais alto grau, cuja primeira personalidade a receber a nível nacional foi exatamente o empresário e presidente da Associação dos Cônsules no Brasil – ACONBRAS, Luís Fernando Del Valle, Cônsul Honorário da República do Chile em Campinas, SP, que também recebe o Diploma Memorativo de TIRADENTES que é o Patrono do ICFU – Instituto Cultural da Fraternidade Universal.

 

A FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE LETRAS E ARTES DO ESTADO DE SÃO PAULO - FALASP, instituição sem fins lucrativos com tempo ilimitado de duração, tem por finalidade supervisionar, coordenar, fiscalizar e estimular a atividade das entidades acadêmicas e centros de alta cultura sediados no Estado de São Paulo que a integram, com observância da FALB – Federação das Academias de Letras do Brasil, fundada no Rio de Janeiro em 1936. A FALASP tem foro na Estância de Águas de Lindóia e mantém os seguintes núcleos: Delegacia em Maceió, Alagoas; Delegacia em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, Delegacia da FALASP em Laguna, Santa Catarina e Delegacia da FALASP na Argentina mais representações na Bélgica, Suíça e França. Assim como Representações Municipais nas cidades de Guarulhos, Taubaté, Cruzeiro, Boituva, SP; Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia, Maricá, Mesquita, RJ mais Campo do Meio e Manhuaçu, MG. Em 2010 foi inaugurada nova delegação da FALASP em  Juiz de Fora, MG.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também