Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > No Consulado da Romênia no Rio de Janeiro

No Consulado da Romênia no Rio de Janeiro

Geral por Thiago de Menezes em 2016-08-09 11:22:21


DR. OVIDIU GRECEA MINISTRO PLENIPOTENCIÁRIO - CÔNSUL GERAL DA ROMÊNIA recebeu para Celebração Olímpica, autoridades consulares e do alto mundo cultural do Rio de Janeiro no Cosme Velho, onde fica localizado o Romanian Consulate General in Rio de Janeiro, Brazil. Coadjuvando estava a CONSULESA LILIANA GRECEA. Entre os convidados, o acadêmico Mauro Pereira de Lima Câmara (VICE-PRESIDENTE DA FEDERAÇÃO DAS CÂMARAS DE COMÉRCIO EXTERIOR – FCCE e da Diretoria Executiva da Câmara Texana de Comércio no Brasil), com esposa a Claudia Câmara mais a empresária Vera Melo, a vp de turismo Paula Glaciane e o colunista e repórter social Jeff Thomas.

Conhecido político da Romênia, o Cônsul é membro fundador da Bankcoop e já foi secretário-geral da Associação de Banqueiros da Roménia. Para quem não sabe, o nome Romênia vem de Roma ou do Império Romano (Oriental) e enfatiza as origens do país como uma província do Império Romano. Na Antiguidade Tardia, o Império Romano era freqüentemente chamado de Romania em latim. Alguns historiadores discutem que o Império Bizantino medieval deveria ser chamado propriamente de Romania, mas isso não foi aceito. O nome "Romania" também é usado para o grupo de terras européias onde apareceram as línguas românicas.

A Romênia (România) conta com uma população próxima aos 23 milhões de habitantes dos quais 43% vivem em zonas urbanas. Bucareste, a capital, acolhe perto de 2,3 milhões de pessoas sendo com diferença a cidade mais povoada e seguida das cidades de Brasov, Timisoara, Iasi, Cluj-Napoca e Constanta, todas elas com não menos de 300 mil habitantes. Romênia é o único país da região que, apesar de sua língua de origem latino, não padece a influência católica, pois o 85% da cidade é do rito ortodoxo (o resto se distribui entre protestantes, católicos e gregos ortodoxos). A Romênia conta com importantes minorias étnicas como os Ciganos e Húngaros. Segundo os dados de últimos censos existem ao redor de 1,6 milhões de húngaros, 120 mil alemães, 410 mil ciganos e outros pequenos grupos étnicos como armênios, gregos, macedônios, turcos, sérvios e eslovacos. Os húngaros chegaram à Romênia no século X instalando-se na montanhosa Região de Transilvânia.

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também