Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > POIÉSIS 2016 - A quinta edição da exposição do Coletivo Professor-Artista no SESC MG

POIÉSIS 2016 - A quinta edição da exposição do Coletivo Professor-Artista no SESC MG

Artes Plásticas por Sandra Hasmann em 2016-08-10 11:32:52
De 05 a 26 de agosto, acontece no SESC Uberlândia-MG a exposição POIÉSIS 2016.  Esta é a quinta edição da exposição do Coletivo Professor-Artista no SESC MG, onde com diferentes e singulares poéticas os artistas revelam olhares, inquietações, pesquisa e percursos autorais. A exposição sintetiza o convívio estético no e com o coletivo, onde trocas, debates, interferências, fazem parte da dinâmica nos encontros semanais. As relações construídas contribuem para os fazeres e na medida do diálogo  estético-conceitual a produção artística se faz consistente e coerente.
 
O projeto professor-artista visa incentivar a produção plástico-visual em professores de Artes Visuais da Educação Básica. O Polo UFU da Rede Arte na Escola deu início ao projeto em 2011 a partir de uma demanda dos professores. Até o momento foi possível perceber que o projeto funcionou como facilitador organizando o tempo/espaço e consequente materialização da produção pela pessoa/professor/artista; os momentos de conversas sobre a produção de cada um favoreceram para uma avaliação e crescimento pessoal contribuindo para o processo de criação de todo o grupo.
    
O projeto tem como objetivo geral compreender como se dão os processos de criação na poética pessoal dos professores com formação em Artes Visuais que abandonaram sua produção em função do magistério, e como objetivos específicos facilitar a pesquisa, as experiências, o autoconhecimento, no sentido de construção poética, assim, identificar na dinâmica dos encontros, as possibilidades poéticas de cada artista. 

O grupo tem percorrido um caminho de pesquisa da própria poética e procurado, a cada nova exposição, uma avaliação crítica pessoal e coletiva. Percebemos um amadurecimento por parte de todos os participantes, professores-artistas, respeitando as diferenças e somando com as discussões e reflexões coletivas. Todos concordam que o convívio periódico com um objetivo comum de pensar/discutir/fazer/avaliar suas produções plásticas, contribui na construção de uma poética pessoal. Também despertaram para a compreensão do próprio processo criativo. Assim, durante esses cinco anos que se completam cada um no grupo conseguiu desenvolver uma poética pessoal. 
O grupo tem realizado exposições em cidades da região: Araguari e Patos de Minas, no Espaço Cultural do Fórum e, no SESC desde 2012.

Somos 14 expositores:
Iris Avelar, Mara Lucia França, Eliane Vieira Tinoco, Léa Zumpano França, Marileusa Reducino, Maristela Bigulin, Iraci Amaral, Lana Issa Barcelos, Mara Rúbia Colli, Manuel Rocha Neto, Ana Paula Tizo, Soraia Lelis, Lionizia Goyá, Mª Guilhermina com trabalhos em:
Pintura, cerâmica, objetos, fotografia desenho mosaico e outros.

*Nas fotos (clicar em cima) vemos Soraia Lelis e Marileusa Reducino, Ana Paula Tizo, Léa Zumpano e Maria Guilhermina

 Fonte:
Lionizia Goyá
Artista Plástica e Escritora
Presidente Pró-Tempore ALB/Uberlândia - MG

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também