Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Sessão Comemorativa do vigésimo aniversário de fundação da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa.

Sessão Comemorativa do vigésimo aniversário de fundação da Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa.

Eventos por Alberto Araújo em 2016-08-14 22:06:39

Para festejar seus 20 anos de constantes atividades culturais e literárias, além de rememorar relevantes conhecimentos em solenidade magnânima, a Academia de Letras RIO-CIDADE MARAVILHOSA – reuniu confrades e amigos, em 18 de julho de 2016, no auditório da Federação das Academias de Letras do Brasil (FALB). Sediada no centro do Rio de Janeiro, esta nobre entidade congrega um grupo de acadêmicos de destaque nacional do mundo da literatura, sob a presidência da escritora Beatriz Rosa Dutra.

 

A solenidade contou com inúmeras presenças de acadêmicos locais e convidados, especialmente vindos de outros estados para prestigiarem a festividade desenvolvida com brilho e fecunda interação entre seus membros.


Fundada em 16 de agosto de 1996, a Academia de Letras Rio-Cidade Maravilhosa já se vem destacando no cenário cultural da cidade. Um dos seus princípios fulcrais reside no fato de a verdadeira Arte não admitir fronteiras. A  par disso, a nobre Academia advoga que a Arte deve continuar a ser um patrimônio legítimo de uma sociedade justa a despeito dos tumultuados fatores políticos e que ela, pela sua relevância à humanidade, deve ser preservada em todas as situações dos decorrentes ardores pátrios ou políticos.



DA OUTORGA DAS MEDALHAS MACHADO DE ASSIS E CECÍLIA MEIRELES DA ACADEMIA DE LETRAS RIO-CIDADE MARAVILHOSA



A concepção das Medalhas Machado de Assis e Cecília Meireles  consubstancia um ato legal, conferido principalmente a seus Membros Fundadores, Efetivos e Correspondentes por serviços prestados à Cultura da cidade e do país.


Dentre os indicados para tal honorífica comenda, encontrava-se o professor Carlos Alberto Cavalcanti, membro-correspondente da Academia de Letras RIO-CIDADE MARAVILHOSA, e detentor de várias premiações nacionais em concursos de poesia. O docente recebeu das mãos da Presidente Beatriz Dutra a Medalha Machado de Assis e o Diploma Comemorativo.



Na ocasião, a professora e acadêmica de várias entidades culturais do país, Liane Arêas foi igualmente agraciada com a honrosa medalha e o diploma comemorativo do 20° aniversário da entidade, ambos recebidos das mãos da professora Andreia Donatan Leal de Itabira-MG.


Após o cerimonial celebrativo dos escritores destacados, a Presidente da Entidade proferiu a palestra “Encantamento de Manoel de Barros”.  Com singular exposição, descreveu os acontecimentos literários relacionados à vida e à obra do poeta. Ao enaltecer o centenário de nascimento do aludido escritor, a acadêmica demonstrou erudição, fluência verbal e domínio do tema, sendo vivamente aplaudida.


Encerrando o evento, delicioso coquetel propiciou informal confraternização coletiva. Em meio a muitos abraços, trocas de ideias, intercâmbios culturais e afetivos, os flashes de câmeras e celulares particulares registraram os prazerosos e festivos momentos.


 


Eis dois deles ao lado.


 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também