Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Poeta de Amparo receberá Grande Medalha de Mérito Cultural no Rio de Janeiro em 25/8

Poeta de Amparo receberá Grande Medalha de Mérito Cultural no Rio de Janeiro em 25/8

Eventos por Sandra Hasmann em 2016-08-23 00:55:18


O poeta, multiartista e produtor cultural Álvaro Luiz Cardoso será condecorado com a Grande Medalha de Mérito Cultural Elisabeth Kinga, em reconhecimento ao trabalho literário que vem desenvolvendo nos últimos 04 anos junto a ABD - Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais – participando e sendo premiado em todos os Salões de Artes Plásticas e Literatura – promovidos por esta renomada entidade que há mais de 70 anos atua no panorama cultural do Rio de Janeiro e do Brasil, fomentando a arte e a cultura. Esta Medalha cunhada em homenagem à artista plástica Elizabeth Kinga, faz jus àquela que foi uma grande mestra das artes e durante 28 anos ocupou o cargo de presidente da ABD.

A outorga acontecerá no dia 25/8 às 18 horas, durante as festividades de encerramento do Concurso Literário ABD e Centro de Literatura do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana. O Museu e Forte de Copacabana ficam na Avenida Atlântica, Posto 06, RJ.

No dia 29/8 o autor amparense também participará da coletiva de autógrafos da "Coletânea Bilíngue Sem Fronteiras Pelo Mundo" na 24ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, das 12 h. às 14 h. no Estande M69.

No período de 2013 até agora em agosto/2016, o autor amparense foi premiado em todos os Salões desta conceituada e histórica entidade cultural. Os Salões percorrem os principais Museus e Espaços Culturais do Rio de Janeiro e cidades como Petrópolis, Teresópolis, Armação de Búzios, Iguaba Grande e Saquarema. Participa dos Salões da ABD desde 2013 até o momento, tendo obtido premiações honrosas em todos eles.

Ele avalia que: “Desde que comecei minha participação nos salões da ABD, tive não só prêmios de reconhecimento, mas passei a ter mais motivação para diversificar e criar novos textos poéticos e produzir as lâminas com poemas ilustrados: do lírico amoroso ao dramático social e comportamental, sem deixar de lado a sátira e a comédia que podem provocar empatia com o público que frequenta estes espaços culturais e os museus cariocas, provocando reflexão e prazer estético. Nos Salões da ABD, posso levar com total liberdade ao público e aos leitores, o melhor da minha poesia que é exposta, evidenciada e valorizada como obra de arte. Além disso, meus textos são avaliados por jurados abalizados, reconhecidos no meio cultural, e que não se repetem de um Salão para outro”.

Álvaro Luiz Cardoso é Bacharel em Teatro pela USP. Natural de Jaú (SP) reside em Amparo (SP) desde 2006, onde atua em várias frentes culturais. Foi um dos mais produtivos poetas independentes da geração 70, em SP, com cinco obras publicadas e esgotadas. Realizou inúmeros eventos e shows poético-musicais, entre eles as Passeatas Poéticas de 1979/80/81 em SP e interior, com o Grupo Sanguinovo. Membro correspondente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Buenos Aires e da ALAB-Academia de Letras e Artes de Búzios (RJ). Recebeu em Petrópolis (RJ), o Prêmio Literário Cláudio de Souza-Literarte/2012, pela obra “A chácara da Dona Cota”, livro de histórias (Reverbo Editora).

 Lançou em 2013 o DVD-Destaque de música autoral, Prêmio Estímulo do 10º Festival de Inverno de Amparo (SP). 

Recebeu várias premiações em Exposições de Artes Plásticas e Literatura em Niterói (AFBA-ANBA). Recebeu o Prêmio Anual Luso-Brasileiro-Melhores Poetas/2014, Edição Brasil - Mágico de Oz/Literarte e Prêmio Poeta Destaque/2014, no I Sarau Nacional da Associação Literarte, na Usina do Gasômetro em Porto Alegre - RS (2014). Prêmio Literarte - Melhor Artista Performático/2015, em junho no Recife-PE. Troféu Imprensa Sem Fronteiras e Menção honrosa no Concurso da Coletânea Bilíngue Sem Fronteiras Pelo Mundo, Blumenau-SC, março/2016.

Em 2015 participou como coautor da Antologia “Escritores da Língua Portuguesa II” que teve seu lançamento em 01 e 02 de outubro no 2º Salão do Livro de New York. Esta obra teve seu primeiro lançamento nacional em 06 de setembro/2015no Restaurante Don Camillo em Copacabana-RJ. Tanto o Projeto da ZL Editora e o Salão de NY são criações de responsabilidade da jornalista, escritora e editora Jô Ramos.

O poeta também se tornou verbete da “Enciclopedia di Grandi Artisti - Portoghese/Italiano” que foi lançada em 15 de agosto/2015 em Foz do Iguaçu-PR. Uma obra de referência, de alta qualidade editorial, que já nasceu ousada, pela ideia de dividir suas páginas entre escritores contemporâneos e grandes Escritores e Artistas Universais e que celebra o belo em todas as suas formas, através da Música, da Literatura e da Pintura e que promete estar em diversas bibliotecas, nacionais e internacionais. Participa ainda como coautor da Antologia “Eça  de  Queiroz  e  Convidados”, que foi lançado na Bienal do Rio de Janeiro/2015. As duas obras trazem o selo da Editora Literarte.

Suas apresentações mais recentes em Amparo ocorreram em 10 de julho p.p. com o show “Sambastião” no Bar e Restaurante Seo Bastião e em 29 de julho p.p. com o lançamento do Projeto “Celeuma” de música autoral no Festival de Inverno.

As obras do artista (o livro A Chácara da Dona Cota e o DVD-Destaque) podem ser adquiridas na Livraria Norma em Serra Negra ou pelo e-mail: cardosanto2010@gmail.com 

Contato: www.facebook.com/alvaroluizcardoso

Foto da matéria: Felipe Filgueiras

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também