Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Curso de Extensão Capacita Brasil

Curso de Extensão Capacita Brasil

Cultura por Dinorá Couto Cançado em 2016-08-29 09:54:58

Curso de Extensão Capacita Brasil

O Curso de Extensão “Capacita Brasil" tem o objetivo de oferecer formação aos professores e demais profissionais da educação na área da deficiência visual para, assim, contribuir para um atendimento mais adequado e inclusivo.
 A atividade é fruto de uma parceria entre a Coordenação de Ações Inclusivas da Pró-reitoria de Extensão do Instituto Federal de Brasília e o Instituto Benjamim Constant. Este instituto é especialista no atendimento as pessoas com deficiência visual.
O curso aconteceu durante os dias 22 a 25/08, das 9h às 18h, com carga-horária total de 32 horas com certificação realizada pelo IBC e, posteriormente, enviada por e-mail, com critério para certificação de frequência mínima de 75%.
  O Curso de Extensão “Capacita Brasil" foi ministrado por docentes do Instituto Benjamim Constant (IBC), no Campus Taguatinga, entre os dias 22 a 25 de agosto.
PROGRAMAÇÃO
Dia 22: Palestra no período da manhã (4 horas) e oficina Baixa Visão no período da tarde (4 horas)
Dias 23 a 25: oficinas Produção de Material Didático Especializado, Orientação e Mobilidade, Produção de Textos em Braille (8 horas cada). Nestes dias foi realizado rodízio entre os participantes para que todos participem das oficinas.
 Ementas das Oficinas
Baixa Visão
Ementa: A conceituação de baixa visão; as principais patologias que causam a baixa visão; os recursos ópticos e não-ópticos; novos paradigmas conceituais das deficiências; acessibilidade; as necessidades de pessoas com baixa visão - crianças em desenvolvimento e adultos em reabilitação; o desenvolvimento, a escolaridade, a alfabetização, as necessidades didáticas e pedagógicas; informática; ampliação.
• Ministrante: Professor João Ricardo Melo Figueiredo (IBC).

Orientação e Mobilidade
Ementa: Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM) e sua relevância na emancipação social da pessoa com deficiência visual. Técnicas de mobilidade dependente e independente.
• Ministrante: Professora Valeria Rocha Conde Aljan (IBC).

Produção de Material Didático Especializado
Ementa: Conceituação, classificação e função de recursos e materiais didáticos utilizados pela pessoa com deficiência visual. Conceituação e caracterização de texturização envolvendo materiais necessários e acessórios. Confecção demateriais.
• Ministrante: Professor Aires da Conceição Silva (IBC).

Introdução ao Sistema Braille
Aspectos históricos do Sistema Braille; identificação dos pontos; aplicação à Língua Portuguesa; documentos normatizadores do uso do Braille no Brasil; processos de leitura e de escrita.
• Ministrantes: Professora Elise de Melo Borba Ferreira (IBC).
Local:  Campus Taguatinga
Endereço: QNM 40, Área Especial 01, às margens da BR 070.
CEP: 72146-000
Taguatinga/DF
http://www.ifb.edu.br/index.php/taguatinga/pagina-inicial
 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também