Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > O Focus Cultural homenageia O artista plástico e arquiteto Vladimir Bolgarski Boregar.

O Focus Cultural homenageia O artista plástico e arquiteto Vladimir Bolgarski Boregar.

Geral por Alberto Araújo em 2016-08-29 22:37:22

O Focus Portal Cultural homenageia Vladimir Bolgarski Boregar, artista plástico e arquiteto russo que era apaixonado pelo Brasil, residiu em Niterói até o período da sua morte, em 7 abril de 1997.

Após o seu falecimento, as suas melhores obras foram doadas, elas estão expostas na Fundação Cultural AVATAR.

Caro leitor foculista, você poderá conhecer as obras do artista e arquiteto Vladimir B. Boregar, visite-as no AVATAR, entidade filantrópica que fica localizada na Rua Pereira Nunes, 141 - Ingá - Niterói – RJ - Brasil -  Informações: (21) 2621-0217 ou 3587-3463. A entrada é franca.
 

CLICAR NO LINK DO CANAL YOU TUBE DO FOCUS PORTAL CULTURAL



https://www.youtube.com/watch?v=oOcmtw1NXjA 




Vladimir Bolgarski Boregar  foi arquiteto e artista plástico que dividiu os seus 80 anos de existência entre a China e o Brasil. Nasceu em 11 de agosto de 1913 em Kazan, Rússia que é a capital e a maior cidade da república do Tartaristão. Situa-se na confluência dos rios Volga e Kazanka. Tem cerca de 1 milhão e 500 mil habitantes e é um grande centro cultural, comercial e industrial, e um dos mais importantes focos da cultura tártara.


Vladimir B. Boregar foi criado em Harbin, cidade chinesa, na Manchúria, hoje Kharbine, onde estudou no Instituto Politécnico, e mais tarde no ao de 1936 graduou-se arquiteto.

Atraído por artes desde que era muito jovem. Em 1922 ele se tornou um aluno do professor Vladimir Osipoff, que também vivia em Harbin naquela época.


Em 1937, casou-se com Tamara Glen. Sua primeira exposição individual ocorreu em 1938 quando retratou paisagens e vistas panorâmicas da baía de Abukir  foram mostradas.


Em 1953 decidiu vir para o Brasil, depois de passar pela Índia, Síria e em Itália. Quando chegou ao Brasil se encantou pela cidade de Niterói e decidiu ficar por aqui até a data de sua morte em 1997.




Sua primeira exposição em 1935, durante sua vida o artista apresentou 10 exposições individuais, todas em salões de belas artes, ocorridas nos anos de 1954, 1956, 1957 e 1958.




Boregar é identificado como um representante da Trans-escola do Himalaia: quando ele veio ao Brasil, em 1953, ele já havia estabelecido contatos com o agni yoga na sociedade.




Traduziu para o russo o livro Um tratado sobre magia branca. Este também foi o primeiro livro que deu início a tradução para série Alice A. Bailey. O artista plástico faleceu em Niterói a 7 de abril de 1997.




CLICAR AQUI:


http://focusportalcultural.blogspot.com.br/2016/08/vladimir-bolgarski-boregar-artista.html 

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também