Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > 2ª Edição da Exposição Letra & Imagem é realizada e integra escritores e artistas na capital paulista

2ª Edição da Exposição Letra & Imagem é realizada e integra escritores e artistas na capital paulista

Eventos por em 2016-09-02 00:04:32

2ª Edição da Exposição Letra & Imagem 

é realizada e integra escritores e artistas na capital paulista

Por Dyandreia Portugal

O curador Paco de Assis e a sua esposa, a artista plástica Eliane Tsuru, receberam em torno de 80 convidados, para o vernissage e a cerimônia de premiação do Projeto Letra & Imagem. O evento, em sua 2º edição, teve como objetivo a integração e o intercâmbio de artistas plásticos e escritores/poetas por ocasião da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, sendo este, um - “evento cultural off-feira.

A exposição realizada pela Cia Arte Cultura, empresa que faz curadoria em espaços alternativos em São Paulo, aconteceu no espaço de gastronomia japonesa JAM Jardins. JAM, que significa Japanese, Art e Music, tem um conceito de Arte no negócio, mantém uma curadoria profissional, com iluminação apropriada e outros itens necessários para a realização de exposições. Localizado na Rua Bela Cintra, um dos pontos efervescentes de São Paulo, reúne clientes interessados em Arte e formadores de opinião.

 Um coquetel com iguarias da cozinha oriental foi servido com drinks de frutas e sucos diversos e uma pianista tocava ao vivo, um elegante repertório. Tudo isso aconteceu no dia 29 de agosto, onde foram apresentadas obras de 21 artistas plásticos e poemas/crônicas de 21 escritores, inspirados nessas obras, colocados lado a lado, dando ao espectador a possibilidade de leitura e interpretação em duas mãos: construção literária/pintura e pintura/construção literária.

A cerimônia de premiação aconteceu sob grande expectativa, uma vez que o resultado ainda não tinha sido revelado antes do evento. Paco de Assis, ao lado dos apoiadores do projeto, Dr. Jose Gonzaga (Presidente da Academia de Letras e Artes Buziana) e Dyandreia Portugal (Editora-Chefe do Jornal e da Editora Sem Fronteiras) divulgou o resultado e as premiações. Contudo, o que se teve certeza foi que todos que ali estavam saíram vitoriosos por terem contribuído para o sucesso do projeto.

As obras foram submetidas para que atribuíssem premiações para os 3 primeiro colocados de cada categoria, além de Menções Honrosas aos destaques e por fim, Certificados de Participação a todos.

Os jurados da categoria Artes Plásticas foram: Vagner Aniceto, Eliana Tsuru e Dyandreia Portugal. Já na categoria Literatura, os jurados foram: José Gonzaga de Souza, Messody Benoliel, Soninha Porto e Paco de Assis.

Confira o resultado final do Concurso:

ARTES PLÁSTICAS

1º LUGAR:

Valéria Franco Mendes – Prêmio: Exposição Individual, com curadoria completa e coquetel.

2º LUGAR:

Simon Abuhab – Prêmio: Um Kit Pintura da Casa do Restaurador.

3º LUGAR:

Ana de Andrade - Prêmio: Medalha de Mérito Cultural.

MENÇÕES HONROSAS:

Elsie Paiva

Hosana Araújo

Nobuo Nakatani

Sheila Mann

Sheila Maria Calhau Bertrand

Silvana Borges

Torá Yuki

Vilson Palaro Junior

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO:

Carmen F. Fonseca, Inês Vitória, Ligia Desá, MCarmo Verdi, Nequitz, Neusa Barbosa Netto, R.M.Paixão, Regina Mendes, Sandra Hasmann e Sonia Aymar.

LITERATURA

1º LUGAR:

Nilza Freire – Prêmio: A edição de um Livro Solo pela Editora Rede Sem Fronteiras. 

2º LUGAR:

Augusto Lopes – Prêmio: Um kit de 25 livros com títulos diversos.

3º LUGAR:

Juçara Valverde – Prêmio: Medalha de Mérito Cultural.

MENÇÕES HONROSAS:

Ana Luiza Almeida Ferro

Basilina Pereira

Brenda Mar(ques) Pena

Carla De Sà Morais

Lúcia Amélia – Madalena’s

Mar Soares

Márcia Etelli Coelho

CERTIFICADO DE PARTICIPAÇÃO:

Angela Guerra, Arahilda Gomes Alves, Betty Silberstein, Carmem Teresa Elias, Farick, Hazel de São Francisco, Marcos Filho, Maria Zulema Cebrian, Rai D´Lavor, Rogério Araújo – ROFA e Zélia Fernandes.

A Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras ainda outorgou a todos os participantes, apoiadores e organizadores, uma - Moção de Aplausos - pelo emprenho em fomentar e disseminar a cultura brasileira.

O evento realizado pela Cia Arte Cultura contou com o apoio e parceria da Casa do Restaurador, ALAB – Academia de Letras e Artes de Búzios, SINAP/ESP - Sindicato Nacional dos Artistas Plásticos, UBE – União Brasileira dos Escritores e Editora Rede Sem Fronteiras. E com as mídias credenciadas Jornal Sem Fronteiras, Site Chave do Luxo e TV Búzios – Canal 10.

O evento badalado e diferenciado celebrou e integrou as duas artes. Novamente o objetivo foi atingido, uma vez que o que se viu durante toda a noite foi um total intercâmbio entre os convidados e os participantes que circularam o tempo todo trocando experiências e informações.

Na ocasião foi lançado, oficialmente, o Catalogo Artístico Bilíngue Madalena´s Mundo Afora com 38 participantes mostrando suas produções. O catalogo será ainda lançado em várias capitais do Brasil e em sete países. Os participantes colaboraram com uma causa nobre, pois a confecção do catálogo teve o objetivo de arrecadar verba para a compra de um parquinho infantil completo e a montagem de uma biblioteca para Escola “Jardim de Infância Menino Jesus” localizada no distrito de Vila Verde, Município de Pancas (ES).

A Exposição Letra & Imagem ficará à disposição no local para apreciação do público até o dia 22 de setembro.

Paco de Assis informou o desejo de a próxima edição ser realizada em um espaço maior e, ainda, a grande possibilidade da 3ª Edição do projeto acontecer na Cidade Maravilhosa, durante a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro, em 2017. Vamos ficar de olho!

Veja todas as fotos do evento em: www.redesemfronteiras.com.br e as fotos de todas as obras (Arte e Literatura) participantes em: http://ciaartecultura.com.br/portal/

Crédito das Fotos: J.L. Duarte

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Nobuo Nakatani

Olá pessoal, Primeiramente parabéns pela exposição, excelente! Infelizmente não pude estar na abertura para congraçamento com os artistas, escritores, pessoal da Ciaarte e vocês da Rede Sem Fronteira. Já tinha visto as fotos que meu irmão e a escritora Juçara postaram mas o álbum completo de vocês está muito bom. A única coisa que senti falta é a publicação das poesias, pois gostaria muito de ler as interpretações que os escritores fizeram de outras obras participantes da exposição. Só li a poesia da Juçara sobre a minha obra "minhas faces", muito boa e merecedora com mérito do 3º lugar no concurso de poesia. Grande abraços, Nobuo

Hosana Araújo

Amei participar do evento Letra e Imagem,acolhedor, que possibilitou um entrosamento entre artistas e uma belíssima coleção de obras de artes e poemas.

Publicidade

Veja também