Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > A CASA DO MÚSICO, presidida por Téo Lima, e com o apoio de ícones da MPB, convida para a apresentação de Ivan Lins.

A CASA DO MÚSICO, presidida por Téo Lima, e com o apoio de ícones da MPB, convida para a apresentação de Ivan Lins.

Cultura por Sandra Hasmann em 2016-09-18 00:01:50

Téo Lima, músico, arranjador, produtor musical,  com o apoio de ícones da MPB anuncia a continuidade ao mercado de trabalho, e presidindo A CASA DO MÚSICO, convida um dos maiores compositores, intérprete e músico do Brasil,  Ivan Lins,  para contar e cantar seus maiores sucessos no dia 20 de setembro, terça feira às 21:00 hs 

APRESENTAÇÃO

A CASA DO MUSICO é uma Associação Cultural Beneficente e sem fins lucrativos criada há mais de 30 anos, que agora tomou forças e atua para promover a música em suas diferentes manifestações, buscando valorizar e apoiando a classe e abrindo mercado de trabalho e dando dignidade ao músico.

Apesar da ideia existir há bastante tempo, foi nos últimos 4 anos que ela conseguiu reunir 25 músicos e artistas para efetivar suas ações e projetos.

A Casa ainda não tem sede própria, mas recebeu a doação de um terreno no Bairro do Estácio na cidade do Rio de Janeiro e de um projeto arquitetônico da equipe de Oscar Niemeyer sob a chefia do arquiteto Jair Varela. O projeto prevê a construção de um prédio de 12 andares, incluindo 2 estúdios de gravação, 4 estúdios de ensaio, salas de aulas e um grande teatro, além de 12 apartamentos. O hotel buscará abrigar músicos “esquecidos”, ou seja, que estão fora do mercado produtivo e necessitam de apoio e que, em contrapartida ministrarão cursos e oficinas. Como exemplo disso, a Casa já promoveu diversos eventos para ajudar a classe artística como um show beneficente realizado para o guitarrista Helio Delmiro (que estava com problemas de saúde), na Sala Baden Powell em Copacabana, com a part icipação da Banda Guanabara e de artistas como Ivan Lins, João Bosco, Gilson Peranzzetta, Mauro Senise, Pascoal Meirelles, Claudio Lins, Leny Andrade, Ricardo Silveira e Luiz Claudio Ramos entre outros grandes músicos.

 
OBJETIVO GERAL

Pretende fomentar a música em sua diversidade, apoiar e fortalecer a ação do músico, buscando realizar um trabalho de cultura e memória de forma a preservar o patrimônio musical e democratizar a produção e criação. Além disso, apresentar o músico como sujeito de uma classe trabalhadora que necessita de fomento e suporte em seu cotidiano.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Criar novos modelos sócio-produtivos que possibilitem a experimentação e o fortalecimento da classe musical por meio de projetos coletivos e colaborativos;realizar cursos e oficinas para o público em geral;incentivar e apoiar novos artistas;realizar diversos eventos mais acessíveis ao público e que contemple as mais variadas gerações e interesses;ampliar o mercado de trabalho dos músicos e possibilitar um maior respaldo financeiro à classe;divulgar os diversos gêneros musicais por meio de um trabalho educativo de formação de plateia;realizar encontros de diversas gerações musicais;criar um acervo musical;realizar eventos culturais, buscando aproveitar a ociosidade das salas de espetáculos agenciando e promovendo grandes espetados ao vivo. reativar o trabalho de músicos fora do mercado produtivo.

JUSTICATIVA

A Casa do Músico é um projeto de preservação da memória musical, identidade social e cultural, não somente para os profissionais do segmento musical, mas também para a sociedade de forma mais ampla.

Permite a valorização de consagrados músicos, criadores, cantores, além de novos talentos, dando apoio e suporte para que a classe seja percebida como uma classe trabalhadora que necessita de respaldo político, social.

Além disso, o projeto estimula a formação de uma platéia diversificada, que passa a interagir diretamente com os artistas, promovendo-se a divulgação dos diferentes manifestações  da música brasileira. 

Tais iniciativas e ações sociais para divulgação da música brasileira e para preservação de seus representantes e artistas proporciona o conhecimento da real situação da classe e da produção artística no Brasil. Assim, visa alcançar a preservação do patrimônio musical, além de ampliar o mercado de trabalho, com a experimentação de novos modelos sócio-produtivos. Neste sentido, busca-se um aumento de trabalhos na área e de circulação dessas manifestações.
 

FORMAS DE APOIO E PARCERIA

Cessão de salas de espetáculos para realizações de shows;patrocínio de empresas com contrapartida de divulgação;

ARTISTAS E MÚSICOS ENVOLVIDOS

Os artistas elencados são membros fundadores da Casa, bem como artistas dispostos a se apresentar para reverter recursos à associação. Os recursos serão revertidos à Casa para sua manutenção. 

São eles:

Teo Lima (Presidente da instituição,músico,diretor, arranjador e produtor); Ivan Lins (Sócio-fundador, membro do Conselho Curador, músico e compositor);Alcione (Sócio-fundadora, membro do Conselho Curador e cantora);Roberto Frejat (Sócio-fundador, membro do Conselho Curador, músico, compositor e cantor); Ararypê Silva ( sócio-fundador e membro da diretoria, músico e maestro)Sandra de Sá (Sócio-fundadora, membro do Conselho Curador, compositora e cantora);Wagner Tiso (Sócio-fundador, membro do Conselho Curador, compositor, músico e maestro);Marcelo Martins (Sócio-fundador, membro da diretoria, músico, compositor e arranjador);Leo Borges (sócio-fundador e membro da diretoria, músico,compositor );Maria Cândida (Sócio-fundadora, membro do Conselho Curador, compositora e cantora);Célia Vaz ( Sócio-fundadora, membro da diretoria, músico, arranjadora, maestrina); Mart’nalia (Sócio-fundadora, compositora, música, instrumentista e interprete);Leo Gandelman (Sócio-fundador,membro do conselho Curador, músico, compositor) .

Marcia Teles
Assessoria 


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também