Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Conferência "A política exterior do Brasil em busca do desenvolvimento e da Paz Mundial" a ser proferida pelo Embaixador Luiz Felipe Seixas Corrêa

Conferência "A política exterior do Brasil em busca do desenvolvimento e da Paz Mundial" a ser proferida pelo Embaixador Luiz Felipe Seixas Corrêa

Eventos por Alberto Araújo em 2016-09-20 19:58:03

                





Luiz Felipe Seixas Corrêa

 

Nascido no Rio de Janeiro em 16 de julho de 1945. Fez seus estudos primários e secundários no Colégio Santo Inácio. Ingressou no Ministério das Relações Exteriores por concurso (primeiro lugar) em 1964. Formou-se no Instituto Rio Branco em 1967 (primeiro lugar). Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes em 1967. Graduado pelo Curso de Altos Estudos do Ministério das Relações Exteriores em 1982, com tese sobre a política externa do Brasil nos tempos da guerra-fria, tal como analisada a partir dos discursos da diplomacia brasileira na abertura da Assembleia-Geral da ONU.

 

Teve diversos postos na Secretaria de Estado e no Exterior. Promovido a Embaixador em 1987, serviu como Chefe de Missão no México, na Espanha, na Argentina, na Delegação do Brasil em Genebra (ONU e OMC), na Alemanha, na Santa Sé e no Consulado Geral em Nova York. No Brasil, desempenhou-se por duas vezes na Presidência da República: Assessor do Chefe do Gabinete Civil (1983/1985) e Conselheiro Internacional do Presidente da República (1987/1989). Foi  Secretário Geral do Ministério das Relações Exteriores (Vice-Chanceler) em duas oportunidades (1992 e 1999-2001).

 

Ao longo da carreira, foi Delegado em numerosas conferências do sistema das Nações Unidas e do MERCOSUL. Integrou as delegações do Brasil às Conferências Ministeriais da OMC de Doha (2001) e de Cancun (2003). Em Genebra, exerceu a presidência do GT da OMC sobre Investimento (2002-2003). Presidiu ainda o Órgão Intergovernamental da OMS que negociou e aprovou a Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco.

 

Foi Professor de Relações Internacionais e de História Diplomática do Brasil no Instituto Rio  Branco.  Organizou e editou o livro "O Brasil nas Nações Unidas", ora em sua terceira edição (FUNAG-MRE).  É autor do livro  "O Barão do Rio Branco  - Missão em Berlim (1901 -1902)" , editado pela FUNAG-MRE em português e em alemão. Colaborou como autor em diversas publicações especializadas em temas de política exterior no Brasil, México, Argentina, Alemanha e Santa Sé. Teve diversos artigos publicados na Revista do IHGB.  Trabalha atualmente em livro sobre vida a atuação política de Honório Hermeto Carneiro Leão, Marques de Paraná.  Prepara igualmente uma coletânea comentada de conferências pronunciadas e artigos publicados ao longo da carreira.

 

Eleito Sócio do IHGB em 1993, tomou posse com Conferência sobre o tema:  O Governo dos Reis  Espanhóis em Portugal (1580-1640) - Um Período Singular da Formação do Brasil".

 

 


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também