Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Lumina - Festival da Luz

Lumina - Festival da Luz

Eventos por Betty Silberstein em 2016-09-21 07:58:37

 

Cascais viveu um mundo mágico e luminoso nestas noites de setembro, quando se vestiu de cor, luz e arte.

A 5ª edição do Lumina, Festival da Luz, proporcionou deslumbrantes jogos de luz, cor, som, movimento e fantasia, uma verdadeira exaltação dos sentidos.

Este evento gratuito convidou ‘miúdos e graúdos’ a deixarem-se surpreender por um maravilhoso cenário de luz no meio da noite escura. Os ‘miúdos’ adoraram a experiência! Os ‘graúdos’ também...

Parte integrante de uma rede internacional de Festivais de Luz, este evento foi criado e produzido pelo Atelier OCUBO, com direção artística de Nuno Maya e Carole Purnelle – referência nacional e internacional nas áreas de vídeo mapping e projeções interativas, com projetos realizados por todo o mundo.

Ao longo destas quatro noites, o público foi guiado ao longo de um percurso sequencial por fascinantes atmosferas mágicas que garantiram uma experiência sensorial e uma vivência cultural inovadora. Através de instalações multimídias dinâmicas, vídeo mapping e projeções de luz sobre edifícios emblemáticos de Cascais, o Festival da Luz realçou o patrimônio histórico desta vila, ao mesmo tempo que garantiu momentos únicos de descoberta que foram vividos em família ou entre amigos.

Muitas obras foram criadas a partir de workshops com a colaboração da comunidade local e obras interativas, onde os visitantes eram chamados a intervir na própria obra.

Com uma programação de excelência, este festival contou com a participação de 40 artistas nacionais e internacionais e com um percurso de 22 obras pronto a transportar quem por ali passasse a uma viagem de emoções e sensações.

Havia muita coisa linda para se admirar nas inúmeras instalações luminosas, esculturas de luz e música e performance audiovisual, espalhadas pela cidade e pelo lindo Parque Marechal Carmona.

Entretanto, gostaria de ressaltar a obra que achei a mais linda de todas: VESTIDOS: esculturas luminosas do artista coreano Tae Gon Kim, residente em Strasbourg, uma das quais ilustra essa matéria. O artista utiliza fibra ótica e luzes de LED para criar esculturas que parecem ser do tamanho ideal para as mulheres (sonhadoras...) usarem. Seu trabalho, sinônimo de paciência, leveza e criatividade, já participou de inúmeras exposições, no mundo todo. Sem desmerecer as outras obras apresentadas, seu trabalho foi, sem dúvida, o mais impactante de todos.

Vale a pena visitar o website de Tae Gon Kim para conferir suas outras obras: www.kimtaegon.com. Vocês vão ficar deslumbrados!

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também