Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Semana da 10ª PRIMAVERA DOS MUSEUS na Biblioteca Braille Dorina Nowill

Semana da 10ª PRIMAVERA DOS MUSEUS na Biblioteca Braille Dorina Nowill

Cultura por Dinorá Couto Cançado em 2016-09-24 06:44:10

 Com o tema Museus, Memórias e Economia da Cultura, o país desenvolve ações de 19 a 25-09-2016, iniciativa do IBRAM - MinC...
Na abertura das atividades da semana que comemora a Primavera dos Museus na Biblioteca Braille de Taguatinga - DF, no dia 19-09-2016, 10 h, destaque para as atividades:  exposição de poemas sobre flores, recital poético, doação de livros, exibição de filme, depoimentos e flores-beijos distribuídos aos participantes. Presença dos autores Andrey do Amaral, Onã Silva,  Maria Lenir Alves Ribeiro. Além de doar livros de sua autoria para o acervo da Bibliobraille Dorinanowill, Onã Silva recitou o seu poema Flores para Louise. E Andrey Do Amaral deu início à Mostra de Cinema e Direitos Humanos, com a exibição de um filme - Do meu lado - com áudio-descrição, deixando o material com 6 filmes para serem projetados na semana, a cargo de Leonilde Fontes, coordenadora da Biblioteca Braille. Andrey Do Amaral falou sobre Economia da Cultura, o tema da semana da Primavera dos Museus, dando exemplos de como ela acontece na própria Biblioteca, prometendo voltar para novas sessões de cinema na Bibliobraille. O poema de Maria Lenir Alves Ribeiro, intitulado Rainha das flores, exposto no painel, bem como o seu depoimento sobre o filme assistido - Do meu lado - encantou a todos. Outros poemas no Painel são lidos para os deficientes visuais, no decorrer da semana, dos poetas: Ivan Braga, Renata Gomes, Noeme Rocha, Francisco de Paula, Débora, Teodora, Valdira Ferreira, Nivaldo Alves, Paola Rhoden, Edson e Dinorá Couto.
As atividades continuam... no segundo dia, com  visita da NBR à exposição!
Dois vídeos, resultantes da entrevista da NBR, acrescidos ao contato de uma dupla excepcional: Anna Paula Alvarenga, repórter web da TV NBR e Jorge Monforte, repórter cinematográfico. Confiram  assistindo os 2 vídeos da  NBR na Bibliobraille:

https://www.youtube.com/watch?v=p3Fxz_dUSdc
https://youtu.be/569S9VhYpwY
 
Na curadoria da exposição da Sociedade de Poetas Cegos, na Bibliobrailledf Dorinanowill, muitas alegrias com as leituras personalizadas dos poemas aos deficientes visuais no decorrer da semana da Primavera dos Museus. Agradecimentos à  Paola Rhoden, pelos belos  mosaicos, feitos espontaneamente com as fotos postadas nas redes sociais! Eliane Ferreira leu p poema da mais nova poetisa do mural, Débora, de 10 anos, intitulado Esta é a minha cidade, onde fala dos ipês.
Recordando as atividades propostas e divulgadas no site do IBRAM, o responsável por essa maravilha toda no país,  na 10ª PRIMAVERA DOS MUSEUS
  Museus, Memórias e Economia da Cultura:
1.Abertura: 19-09-16 - 10 h
Encontro dialógico para início das atividades, com destaque para a 10ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Mundo, com Andrey do Amaral e a Mostra de livros de Onã Silva.
2. Exposição Sociedade de poetas cegos: 19-09-16 - 10 h
Poemas floridos da Sociedade de Poetas Cegos: flores em alto relevo com poemas criados pelos deficientes visuais, participantes de antologias on-line e no dia a dia, com recitais poéticos.
3. Curso: 21-09-16 - 14 h
Curso de extensão sobre Artes e Letramento para deficientes visuais, às quarta-feiras, promovido pelo IFB - Instituto Federal de Brasília, para  dvs na Biblioteca Braille.
4. Exibição de um filme: 23-09-16 - 10 h
Projeção de um filme à escolha dos deficientes visuais no espaço cultural da Biblioteca e ampla discussão sobre a temática escolhida. Áudio descrição e videoteca pela coordenação da Biblioteca.
Na sexta-feira, a sessão de cinema na Biblioteca contou com 18 participantes que adoraram os dois filmes trazidos por Andrey do Amaral, com um debate muito produtivo, ao final de cada. Ele convidou a grande contadora de histórias Nyedja Gennari que brindou os deficientes visuais com sua arte, contando duas belas histórias. 

A bela postagem da escritora Onã Silva, com um álbum no facebook e seu  depoimento,  reforça a magia do encontro:
Onã Silva Poetisa Do Cuidar ACEITO! foi a minha palavra à querida Dinorá Couto Cançado quando me fez o convite para a abertura do Primavera dos Museus, na Bibliobrailledf Dorinanowilll. Cheguei florida... encontrei gente querida... Emocionei ao declamar meu poema Flores para Louise. Deixei meu amor e admiração à família Braille na doação dos livros. Voltei pacificada e nas minhas mãos as flores de beijos. Flores e amores... no Museu
E Lenir, também, manifestou-se, toda empolgada:
Maria Lenir Alves Ribeiro Tudo perfeito desde a exposição dos poemas, o recital poético, a exposição do filme, com a participação de todos ao final,  me emocionei com os depoimentos dos deficientes visuais a esse respeito; e a ornamentação... quanto amor e criatividade em cada detalhe; as flores-beijos, que maravilha! Cheguei em casa e plantei aquele lindo buquê! Que a PRIMAVERA DOS MUSEUS NA BIBLIOTECA BRAILLE continue, essa semana, nesse clima alegre e de aprendizado! Parabéns a todos participantes, parabéns a você... 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também