Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói ocupa diversos espaços da cidade.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia em Niterói ocupa diversos espaços da cidade.

Eventos por Alberto Araújo em 2016-10-11 16:11:23


Neste ano a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia 2016 (SNCT) em Niterói acontecerá entre os dias 17 e 22 de outubro, em diversos espaços da cidade, sendo seu tema “Ciência Alimentando o Brasil”. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia e toda a sua programação é gratuita.


Entre os principais objetivos da SNCT se destacam: a socialização do conhecimento científico, a popularização da ciência e desenvolvimento do espírito científico na juventude escolar. Durante a SNCT são realizados vários eventos que congregam instituições públicas e privadas em um grande número de atividades de divulgação científica, em linguagem acessível, para que a população possa ter acesso e  discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.


A Abertura da SNCT-2016 em Niterói acontecerá no dia 17 de outubro, segunda-feira, às 15h, no Teatro da UFF e contará com uma apresentação especial do Coral da Vila Ipiranga. Na terça e na quarta, dias 18 e 19 de outubro, acontecerá, das 9h às 17h, no Instituto de Letras da Universidade Federal Fluminense (UFF), a 2ª Mostra Acadêmico-Científica de Niterói: educação, ciência, tecnologia e inovação. Este evento é uma chamada para apresentação de artigos e relatos de experiência no âmbito municipal, que serão posteriormente publicados. Duas   homenagens importantes marcam a Mostra Acadêmico-Científica neste ano: a comemoração dos 40 anos da PESAGRO-RIO, com uma palestra sobre esta instituição, e a dos 70 anos da publicação do clássico “Geografia da Fome”, do geógrafo e ativista político Josué de Castro.


Na quarta à noite, dia 19, às 18h, haverá o Concurso de Poesia da Rede Municipal de Educação de Niterói, no Teatro Municipal. O concurso exalta o protagonismo das crianças e terá como  inspiração o escritor e poeta Manuel de Barros.  Ainda na quarta, dia 19, às 19h, em outro espaço, o Solar do Jambeiro, o cineclube Cine Nikiti exibe o documentário “Comer o Quê?”, de Fernando Brant, numa parceria entre Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD)/ Subsecretaria de Ciência e Tecnologia, a Niterói Filmes, a Taturana Mobilização e o próprio Jambeiro. O filme apresenta o cotidiano de uma série de personagens ligados ao mundo da alimentação, com temas como agronegócio, a comida como forma de sociabilidade, a incorporação de paisagens brasileiras à mesa, alimentos orgânicos, saúde e outros são abordados no documentário.


O II Simpósio “Niterói: da cidade conectada à cidade inteligente” será realizado no Auditório do MAC (Museu de Arte Contemporânea), no dia 20 de outubro, quinta-feira, às 9h. Ele tem a proposta de divulgar os avanços de Niterói em termos da integração de sistemas inteligentes, mas, sobretudo, aprofundar a discussão e criar uma agenda de colaboração entre o governo municipal, a universidade e os empresários, com vistas a criação de um parque tecnológico urbano – Niterói: península da inovação.


A III Feira Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói toma conta do Campo de São Bento na sexta (21 de outubro, das 10h às 15h) e sábado (22 de outubro, das 10h às 13h). Nela serão apresentados os trabalhos das escolas públicas e particulares. Participam também vários expositores e parceiros institucionais, com destaque para a PESAGRO-Rio, que completa 40 anos de trabalho a serviço do Estado do Rio de Janeiro.  Haverá ainda uma tenda de cinema exibindo produções das escolas, documentários sobre alimentação e animações infantis.


“A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia consolida, no âmbito municipal, o ideal da socialização do conhecimento científico, proposto pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em 2004, como política pública nacional”, afirma o Subsecretário de Ciência e Tecnologia, Luiz Andrade.



Contato:

Miguel Vasconcellos

21-99115-4396

Núcleo de Produção Digital de Niterói (NPD)


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade