Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > 8° Ciclo de Leituras Dramatizadas no Teatro Municipal de Niterói.

8° Ciclo de Leituras Dramatizadas no Teatro Municipal de Niterói.

Eventos por Alberto Araújo em 2016-10-22 02:40:48
             

Dando prosseguimento à agenda do 8° Ciclo de Leituras Dramatizadas, o Teatro Municipal de Niterói e a ATACEN apresentam, na terça-feira, 25 de outubro de 2016, às 19h, a peça "As centenárias", de Newton Moreno. Dirigido por Dárdana Rangel, o texto conta a história de duas longevas carpideiras da região do Cariri, Socorro e Zaninha. A entrada é franca.

 Ao mesmo tempo em que as carpideiras se dedicam ao ofício, percorrendo velórios no interior do Nordeste, elas também fogem da morte e a enganam de forma divertida e ligeiramente debochada. Em sua trajetória de conduzir os mortos para o "outro lado" e se manter viva neste mundo, a dupla, composta por Socorro e Zaninha, se depara com figuras emblemáticas do Nordeste, tais como: uma viúva inconsolável, um coronel traído e o próprio Lampião.

 O espetáculo se passa em dois planos. No presente as carpideiras aguardam a passagem de um moribundo para iniciar o ritual enquanto lembram dos causos do passado. Neste último tempo acontecem as ações de encontros - entre as duas, com outros personagens e com a tecnologia (lâmpada e rádio) que chega a região - e o mote central do texto que é enganar a morte que, por sua vez, deseja levar o filho de Zaninha. Voltando ao presente, chega a hora da dupla fazer a própria passagem e, mais uma vez, as divertidas e centenárias carpideiras enganam a morte.

Newton Moreno

 Nascido em Recife (PE), no ano de 1968, Newton Fábio Cavalcanti Moreno, é um ator, autor, diretor e educador brasileiro. Bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp (1995) e mestre, também, em Artes Cênicas pela USP, cursou, ainda em Recife, o CFA, curso técnico de formação de atores ministrado por professores da Universidade Federal de Pernambuco.

 Radicado em São Paulo desde 1990, escreveu esquetes sobre diversidade sexual e diversos outros temas. Sua dramaturgia manifesta influências da cultura popular, herança da origem nordestina, e compreende temas de impacto em torno do homoerotismo, tônica atemporal que transita entre o campo e a cidade.

 Além das diversas peças escritas, Newton também tem atividades como ator, tendo participado de Senhorita Else (1997), O Maligno Baal (1998), A Arte da Comédia (1999), dentre outros projetos. Destaque para a peça Sacromaquia, onde Newton foi a única figura masculina a integrar o elenco.



EVENTO



8º Ciclo de Leituras Dramatizadas de Niterói -  As centenárias, de Newton Moreno

DIA 25 de outubro de 2016 ÀS 19h

Entrada franca

Classificação etária: Livre

Duração: 80 minutos

Teatro Municipal de Niterói

Rua XV de Novembro, 35 – Centro, Niterói

Tel: (21) 2620-1624

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade