Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > ESPETÁCULO DE DANÇA “CRIANCAS DE TEREZIN” FAZ CURTA TEMPORADA NO TMN

ESPETÁCULO DE DANÇA “CRIANCAS DE TEREZIN” FAZ CURTA TEMPORADA NO TMN

Eventos por Alberto Araújo em 2016-10-22 02:43:31
                

O Teatro Municipal de Niterói recebe o espetáculo "Crianças de Terezín", sexto trabalho do Núcleo em Pesquisa Corporal em Dança para Atores, grupo com direção de Roberto Lima, ator, professor e bailarino solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O espetáculo fica em cartaz de 21 a 23 de outubro de 2016, sexta e sábado às 20h e domingo às 19h.

 A narrativa foi baseada no relato de uma menina sobre a vida em um campo de concentração, "O diário de Helga Weiss". Qualquer experiência de fracasso ou separação deve servir para nos tornar mais conscientes daquilo que realmente necessitamos.

O Núcleo

O Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores está completou 15 anos em Novembro de 2015. O grupo surge no ano 2000 a partir de inquietudes artísticas dos profissionais: Armando Nesi, Arabel Issa, Dudu Gama e Roberto Lima, professores da Escola Estadual de Teatro Martins Penna, Escola de Arte Dramática secular na formação de atores na cidade do Rio de Janeiro.

 Uma questão importante no teatro, seja ele mais realista ou mais simbolista, é a colaboração imaginativa que a platéia estabelece quando da recepção do espetáculo. É nesta linha de trabalho que o Núcleo de Pesquisa Corporal em Dança para Atores (NPCDA), dirigido pelo ator e bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro Roberto Lima, desenvolve seus espetáculos. O que se vê em cena é um universo rico de elaborações imagéticas, sim, mas ainda cheio de possibilidades construtivas a serem realizadas pela platéia, seja mediante o uso do material cênico-dramatúrgico invocado pelo próprio espetáculo, seja por meio da bagagem individual e/ou pessoal de cada espectador. Um mesmo espetáculo do NPCDA, portanto, tem múltiplas e infinitas interpretações e recepções, que variam em cada indivíduo do público.

 Os espetáculos do NPCDA trabalham com zonas de ambiguidade e sobreposição de imagens, utilizando-se do corpo do ator-bailarino, como forma de comunicação não-verbal. A não verbalidade é invocada como meio para se deixar em aberto a narrativa que é apresentada e, além disso, comunicam de maneira irrestrita às mais diversas camadas da sociedade.

Ficha Técnica

Direção, concepção e roteiro: Roberto Lima

Coreografia: Roberto Lima e Rodrigo Gondim

Figurino: Nívea Faso

Iluminação: Roberto Lima e Diego Santos

Apoio teórico: Juçara Barcellos

Make-up design: Chiquinho Morgado

Programação visual: Ricardo Rocha

Produção executiva: Arthur Morsch

Fotografia: Renato Peixoto

 

EVENTO



"Crianças de Terezín" - Núcleo em Pesquisa Corporal em Dança para Atores

DIAS: 21 a 23 de outubro de 2016

Horário: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Duração: 45 min

Ingresso: R$ 20 (inteira)

Classificação etária: livre

No Teatro Municipal de Niterói

Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói

Tel: (21) 2620-1624

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade