Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Aconteceu em Genebra, Suiça, o Sarau Poético de lançamento da obra \"Antologia Salmos Modernos\"

Aconteceu em Genebra, Suiça, o Sarau Poético de lançamento da obra \"Antologia Salmos Modernos\"

Eventos por Sandra Hasmann em 2016-11-08 15:46:04


Foi no dia 03 de Outubro de 2016, no Consulado-Geral  do Brasil  em Genebra, Suíça o Sarau Poético de lançamento da obra Antologia Salmos Modernos. Iniciando precisamente às 18h15, foi dada a abertura, tendo a palavra a presidente da Associação Céu do Brasil, Blenda Bortolini, com tradução para língua francesa, sob a interpretação de Valéria Mohanna, que também assina a coautoria da obra conjuntamente com autores diversos. Blenda abriu o Sarau discursando acerca do conceito de cultura, relatando, ainda que de modo breve, as culturas e a diversidade cultural e os costumes de uma sociedade, destacando a cultura brasileira como sendo ela a mescla de várias outras culturas como a europeia, a indígena, a africana, a asiática e a árabe. Nesse contexto, Blenda frisou a questão da manifestação da fé enquanto também cultura, dado o relevante fato de que o número de pessoas que a representa já está na casa dos mais de 40 milhões de pessoas. Some-se a isso o fato de que mundialmente são mais de  2 bilhões de indivíduos que se declaram adeptos de uma fé cristã, o que equivale a mais de um terço da população mundial.

Além de Blenda Bortolini, o Sarau contou com a presença da diretora da Sociedade Bíblica da Suíça, Eva Boder, que introduziu o livro bíblico Salmos do qual faz referência a obra que estava sendo lançada, Antologia Salmos Modernos,  destacando seu contexto histórico, autores, gênero literário e artístico. Boder fez menção ainda as categorias poéticas e temas dos autores bíblicos. Também esteve presente online o Secretario Internacional de Comunicação e de Assistência Social da Sociedade Bíblica do Brasil, Erni Seibert, que deixou registrado em vídeo seu depoimento sobre o livro bíblico de Salmos e o  apoio ao lançamento da Antologia Salmos Modernos. A Sociedade Bíblica do Brasil é quem irá assinar a distribuição da obra em todo o Brasil. 

Haja vista que também estiveram presentes muitos dos coautores, eles puderam apresentar seus textos de maneiras diversificadas. Alguns leram seus poemas pessoalmente, como Jônathas Ferrera e Carla De Sà Morais, enquanto outros deixaram vídeos gravados declamando seus textos – como Wil Sebà, Joice Lourenço, Liliana Mathias e Denis Rodrigues. Já Blenda Bortolini preferiu declamar um de seus textos caminhando pelo famoso lago de Genebra. O texto do parapentista Cristiano Barros foi declamado nas alturas, gravado no Sul da França com imagens belíssimas das alturas entre outros parapentistas . A intérprete Valéria Mohanna cantou duas das músicas  das 11 composições de Marcelo Manhãs que compõe a obra. Marcelo Manhâs é compositor de inúmeras cantores gospel nacional, como Aline Brarros, Cassiane, Fernanda Brum, Kleber Lucas, Lauriete, Cristina Mel, entre outros. Três das suas composições receberam  o conceituado prêmio Grammy Latino como melhor canção e álbum.

Também esteve presente no Sarau Poético  direto de Barretos, o artista plástico Renato Amisy, que na ocasião participou de inúmeros eventos na Europa. Seu talento foi reconhecido  e premiado entre os 12 colocados na premiação dos 500 Anos do Descobrimento do Brasil pelo Governo Federal. A capa de Antologia Salmos Modernos estampa a obra de Renato intitulada “ O Anjo”. Renato falou da sua alegria em participar desse maravilhoso projeto cultural e dos benefícios sociais que alcançará com as vendas dos exemplares.

O projeto Antologia Salmos Modernos é assinado pela idealizadora e presidente da Associação Céu do Brasil,  Blenda Bortolini. O jornalista Marcelo Ferreira é quem responde pela obra como Editor-Chefe e Assessor. Danielly Magalhões é a responsável pela Criação e o Designer. Assinam como coautores na obra Adriana da Silva Santos Dias, Blenda Bortolini, Carla De Sà Morais, Cristiano Barros, Denis Rodrigues, Edna Barbossa de Souza, Edvaldo Dias de Carvalho, Edwards Gonçalves Reis, Hezaro Viana, Joice Lourenço, Jonathas Ferreira, Liliana Mathias, Marcelo Ferreira, Marcelo Manhãs, Valeria Mohanna, Wil Sebà e Renato Amisy.

            Ao fim do Sarau Poético, a Associação Céu do Brasil, na pessoa de seu representante legal, Blenda Bortolini, encerrou com  uma palavra de agradecimento especial a  Embaixadora do Brasil  no Consulado-Geral, Maria Nazareth Farani Azevêdo, representado por Raquel  Rodrigues do Nascimento. A palavra de agradecimento também foi dirigida a todos os participantes e integrantes da Antologia Salmos Modernos.

            As manifestações artísticas realizada pela Associação Céu do Brasil tem o formato de gratidão, e ao mesmo tempo, seus projetos tem  a visão humanitária com o apoio a projetos sociais existentes sérios, que se preocupam com a dignidade da pessoa humana. A Céu do Brasil foi criada para estabelecer um vínculo com toda manifestação  de arte que confessa a fé Cristã  em todos os segmentos artísticos dentro da sociedade, como nas artes, literatura, cinema, música, esporte etc. O nome da Associação faz menção a grandeza e ao talento brasileiro estendido em todo mundo. Assim como o céu que cobre toda a terra, o talento brasileiro pode alcançar toda terra. Também  tem a ideologia do Céu para os cristãos, o pensamento filosófico cristão e a conduta e os princípios da fé.  

 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também