Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Mérito Literário Conde de Linhares

Mérito Literário Conde de Linhares

Cultura por Sandra Hasmann em 2016-11-13 11:41:18

O Centro de Expressões Culturais do Museu Militar Conde de Linhares realizou entrega do Mérito Literário Conde de Linhares, no dia 27 de outubro.

Criado em 2009,  o MMCL.CEC.LITERATURA, promove reuniões literárias com alunos de escolas Municipais, Estaduais e Particulares, às terceiras quintas feiras de cada mês, pela manhã; realiza a edição de uma Antologia e faz entrega do Mérito Literário Conde de Linhares, anualmente.

O Mérito Cultural Conde de Linhares é inspirado nos feitos históricos culturais de Don Rodrigo de Souza Coutinho, Conde de Linhares, que chegou ao Brasil com a família real em 1808. Foi Ministro da Guerra e Negócios Estrangeiros, criou a Academia Real Militar, foi Membro da Academia Real de Letras, entre outros. A partir de 2016 o Mérito Cultural Conde de Linhares será entregue anualmente no mês de outubro, em comemoração ao Aniversário do Museu Militar Conde de Linhares.

Em manhã de sol ameno, os homenageados, inicialmente, foram guiados em visita ao acervo histórico cultural do Museu, conhecendo a evolução dos armamentos de guerra, a atuação do Exército nas diversas campanhas em defesa do território brasileiro, a presença dos pracinhas na FEB, culminando com a dramatização de um ambiente de batalha.

Pontos de destaque, a Sala Major Elza, com acervo da primeira voluntária do corpo feminino de enfermeiras do Exército que atuou na Segunda Guerra Mundial e, a placa histórica com o nome dos Autores e das Instituições Culturais que participaram da Primeira Antologia do Centro de Expressões Culturais em 2012.

Às 10h, pontualmente, aconteceu o desfile da tropa, em continência ao Gen. Paixão Diretor da DPHCEX e, em homenagem aos Autores e Agraciados, quando todos foram citados nominalmente. Momentos de emoção e reconhecimento. A música, executada pela Banda do Batalhão de Guardas, o passo marcado da tropa, a visão da Bandeira Nacional, remetem ao tempos escolares, a valorização social do civismo e da cultura.

Encerrada a primeira parte, todos se dirigiram ao Salão das Bandeiras, no segundo pavimento, para a cerimônia de entrega de Diplomas, Certificados e exemplares do livro Mérito Literário. A mesa foi formada com autoridades militares do Exército: General Paixão Diretor da DPHCEX, Coronel Júlio Diretor do Museu Histórico do Exército e Forte de Copacabana, Coronel Brum Administrador do Museu Militar Conde de Linhares, Coronel Luiz Sérgio Comandante do Batalhão de Guardas. Autoridades Civis: Sra. Mara Lucia Vicente Joaquim Miranda Idealizadora e Coordenadora do Centro de Expressões Culturais do Museu Militar Conde de Linhares e Professor Antonio de Oliveira Pereira Coordenador do CEC.

Foram agraciados 60 personalidades, entre militares do Exército e Marinha do Brasil, Legisladores, Sacerdotes, Músicos, Atores, Presidentes de Academias, Diretores Acadêmicos, Poetas e Escritores.

Presença muito festejada, o Coronel Edson Oliveira,  falou sobre o Projeto Mecenas que dá oportunidade para que o cidadão comum possa destinar parte do Imposto de Renda devido em benefício das obras culturais do Exército Brasileiro, que pode ser acessado em: www.mecenas.ensino.eb.br/comoDoar.xhtml.

Ao encerramento foi servido o coquetel de confraternização.

Fonte: Centro de Expressões Culturais do Museu Militar Conde de Linhares

Para contato: mmcl.cec.literatura@globo.com

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também