Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Autonomia e Direitos para Todos

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Autonomia e Direitos para Todos

Eventos por Dinorá Couto Cançado em 2016-11-26 07:36:40

Ministério da Cultura discute acessibilidade em seminário na Câmara Federal, segundo sua Assessoria de Comunicação
A garantia de ações e políticas de acessibilidade para pessoas com deficiência é o tema do seminário Autonomia e Direito para Todos, que será realizado, com apoio do Ministério da Cultura (MinC), no próximo dia 1º de dezembro, a partir das 9h30, no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, em Brasília. As inscrições para o evento, que é aberto ao público, podem ser realizadas até o dia 30 deste mês por meio do formulário presente na página do MinC. O seminário será promovido em comemoração ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado no dia 3 de dezembro, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992.
 
O Ministério da Cultura será representado por Cristian Santos, diretor do Departamento de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural (SCDC). Ele irá apresentar as iniciativas da pasta na área de acessibilidade. O diretor de Direitos Intelectuais, Rodolfo Tamanaha, e a coordenadora-geral de Regulação, Carolina Panzolini, ambos da Secretaria da Economia da Cultura (SEC), também participarão do evento.
 
Na pauta do MinC está a apresentação do projeto de acessibilidade em bibliotecas públicas, que vem sendo desenvolvido há dois anos em parceria com a Oscip Mais Diferenças. Além disso, será destacado ainda o papel do Brasil nas discussões do Tratado do Marraquexe, que prevê a criação de dispositivos legais, por parte dos países signatários do acordo, liberando as obras literárias para serem adaptadas a formatos acessíveis sem a necessidade de autorização do titular dos direitos autorais. O tratado entrou em vigor em 30 de setembro, após ser ratificado por 20 países, entre eles o Brasil.
 
Durante o evento, serão distribuídos, às autoridades presentes, kits com o livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, em diversos formatos. O kit é composto por um DVD audiovisual com recursos como audiolivro, descrição das imagens, tradução e interpretação em libras e legendas. Além disso, há ainda um exemplar em leitura fácil e um CD com arquivos Daisy – em que o leitor tem acesso a vários recursos semelhantes aos que são encontrados em um livro em papel, como seleção de páginas. Todos os produtos foram produzidos pelo Mais Diferenças, com o apoio do MinC.
 
Para Cristian Santos, por se tratar de uma obra popular, o livro O Pequeno Príncipe tem uma importância estratégica, uma vez que permite uma democratização ainda maior do acesso. \"A construção da cidadania está vinculada à leitura, em especial àquela que é feita simplesmente para o deleite do leitor. O Ministério da Cultura tem como desafio ampliar o acesso das pessoas com deficiência às obras literárias nacionais e estrangeiras. Essa popularização da leitura permitirá uma melhor qualidade de vida aos cidadãos deste País\", afirmou.
 
Acessibilidade em bibliotecas
 
O projeto de acessibilidade em bibliotecas públicas é fruto de uma iniciativa do MinC, lançada em 2014 por meio de uma parceria com a Mais Diferenças. O trabalho é orientado em três eixos de atuação: tecnologia, formação e capacitação e acervo. De acordo com o DLLLB, em dois anos, o programa permitiu o fornecimento de equipamentos, a preparação de equipes que atuam nas bibliotecas e a produção de livros acessíveis. Foram escolhidas 10 bibliotecas consideradas estratégicas em suas áreas de abrangência, dentro do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, nas cinco regiões brasileiras.

Car@ Participante,

 E a Biblioteca Braille Dorina Nowill,  no DF, referência de inclusão social por meio de leituras, já está inscrita, claro:

Confirmamos o envio de sua ficha de inscrição online, referente ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência: Autonomia e Direitos para Todos.

Atenciosamente,

Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Justiça e Cidadania;

Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação;

Secretaria da Economia Criativa do Ministério da Cultura e Senado Federal.


 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também