Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Coletânea A Arte de Ser Mulher – Poesia Feminina

Coletânea A Arte de Ser Mulher – Poesia Feminina

Cultura por em 2016-11-28 23:07:30
Carta Aberta
Coletânea A Arte de Ser Mulher – Poesia Feminina
 
Caras Coautoras, Homenageadas e Convidados,

Boa-tarde!

Acreditando que o Projeto A Arte de Ser Mulher – Poesia Feminina é mais que apenas uma coletânea feminina, a Rede Mídia de Comunicação e Editora Sem Fronteiras começou a jornada de divulgação dos trabalhos dessas 100 Mulheres Contemporâneas com um final de semana esplendoroso voltado para a verdadeira Mulher Moderna, que é poderosa, ativa, capaz e criativa.

Passado uma semana de nosso evento, após organizar todo o pós-evento, agora é hora de agradecer. Agradecer a cada um de vocês que fizeram dessa programação cultural, em comemoração a Arte de Ser Mulher, um evento inesquecível, que ficará para sempre na história e em nossos corações. Nada teria sido possível sem a participação ativa de cada um de vocês.

Nós, da Equipe da Rede Sem Fronteiras, trabalhamos muito para a realização dos eventos que compuseram nossa programação de final de semana, em celebração a Mulher. Além da montagem de nossa coletânea literária, com a participação de 100 mulheres contemporâneas, pensamos em várias atividades que pudessem, reunidas, dar partida para esse projeto editorial. Nem tudo ocorreu como programamos, pois dependemos de terceiros. Além disso, o tempo também não ajudou. Por isso, não foi uma tarefa fácil, mas nos dedicamos 100% para que tudo ocorresse como de fato ocorreu, com muito respeito a cada participante, com muito carinho, atenção aos detalhes, além de seriedade e profissionalismo. Essa é a nossa forma de trabalhar. Essa é a principal chancela de nosso produto: “Respeito e Profissionalismo”.

Espero que todos tenham podido ler em nossa Coletânea, nas primeiras páginas, a homenagem que prestamos aquelas que nos precederam e que abriram caminho para nós, mulheres. Isso é muito significativo e todas nós precisamos levantar essa bandeira de culto à memória da história dessas guerreiras.

Estamos felizes, pois atingimos, mais uma vez, todos os objetivos que nos propusemos atingir:

- Fomentar a cultura;

- Promover a integração e o intercâmbio de escritoras e poetas de todas as regiões brasileiras, além das brasileiras residentes em outros países (em andamento);

- Apresentar a Poesia Feminina reunida em edição literária formal a todo o Brasil e ao maior número de países possíveis;

- Promover a fomentação do debate sobre o universo feminino e a sua interrelação com o mundo, com base na experiência pessoal de cada uma;

- Proporcionar a realização de novas amizades e o aquecimento das antigas;

- Homenagear aquelas que merecem destaque em nosso meio cultural;

- Divulgar o talento de nossas convidadas, sem fronteiras;

A sensação é de dever cumprido!

Apesar de termos uma equipe grande de Colunistas, Representantes Internacionais e Parceiros Oficiais - que faz nossa publicação e divulgações correrem mundo afora - nossa equipe técnica de trabalho administrativo é bem pequena. Todavia, mesmo assim, não deixamos escapar os detalhes, como a echarpe cor de rosa que as coautoras receberam de presente ao chegarem no evento, as sacolinhas cor de rosa, as homenagens... Tudo pensando com muito carinho para cada uma das coautoras, tentando fazer desse, um evento gostoso e diferenciado para elas. Esperamos sinceramente termos conseguido.

Acreditamos que mais que recebê-las e homenageá-las, temos que ter respeito a cada uma. Suas histórias, seus talentos, seus projetos... Cada uma das coautoras é responsável diretamente pelo desenvolvimento da cultura de nosso país. Elas não ficam esperando algo extraordinário acontecer ou o governo resolver olhar para a nossa cultura. Elas, assim como nós da Rede Sem Fronteiras, arregaçam as mangas e seguem em frente, produzindo e mostrando seus talentos. São Mulheres que fazem acontecer!!

Muito obrigada pela presença, pelo apoio e por todo o carinho. Vocês, coautoras, fizeram a diferença! Nossa noite de lançamento foi cor-de-rosa e nosso final de semana, foi um arco-íris que brilhava após a chuva que teimava cair na sexta-feira.

Agradeço também as coautoras que não puderam estar presentes, mas que se fizeram representar por seus talentos e suas produções registradas nesse projeto, que já começou a rodar o mundo. 

Muito obrigada por participarem conosco deste momento, por terem aceito o meu convite para mais esse projeto.

Queria agradecer, mais uma vez, aos nossos apoiadores oficiais, que foram fundamentais para a realização deste evento, não só pelo apoio ofertado, mas por homenagear as coautoras presentes. São eles:

ALAB - Academia de Letras e Artes Buziana (Búzios/RJ), na pessoa de seu Presidente Dr. José Gonzaga;

UBE – União Brasileira de Escritores, na pessoa de sua Presidente Dra. Juçara Valverde; 

ADABL - Associação dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras, na pessoa de sua Presidente Sra. Zélia Fernandes;

Lapa 40º, nas Pessoas de André Fernandes e Carlinhos de Jesus; 

Algumas pessoas merecem também receber meus agradecimentos públicos, são elas:

Os participantes da destacada Mesa de Debate Feminino, que gentilmente colaboraram para o engrandecimento de evento, fazendo deste momento, um momento impar. Um verdadeiro presente para todos os presentes:

O valoroso mediador, Prof. Gilberto Mendonça Teles

E as inegáveis intelectuais debatedoras:

Dra. Denise Espiúca

Sra. Maria Helena Kühner

Dra. Mirian Halfim

Dra. Juçara Valverde

Além do declamador de Gilka Machado, o Sr. José Eudes. 

O Vereador Reimont, por sua importante presença e, sobretudo por sua sensibilidade em compreender a importância de homenagear as coautoras presentes com a significativa Moção de Aplausos da Câmara Municipal de Vereadores do Rio de Janeiro, bem como a atenção de sua assessora Thereza Cristina e os demais membros de sua equipe.

Nossa Prefaciante, a dinâmica e engajada, Andreia Donadon Leal (Deia Leal), por ter conseguido um intervalo entre seus compromissos para estar presente durante o lançamento e por ter colaborado tão significativamente com seu texto “A maneira de Prefácio”, valorizando ainda mais a obra.

A querida Luiza Helena Trajano, Presidente do Conselho de Administração do Magazine Luiza e uma das cinco vice-presidências do Conselho Diretor do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016™ e Presidente do Conselho Público Olímpico (órgão responsável pela supervisão dos preparativos para os Jogos do Rio), que apesar de toda a sua agenda atribulada, conseguiu, gentilmente, um tempinho para fazer a orelha de nosso livro.

A Colunista do JSF, Nina Fernandes, que intermediou a negociação para as Moções de Aplausos das Colunistas presentes, com o Vereador Reimont, estando, inclusive, presente em reunião no gabinete dele, me representando, uma vez que minha presença era impossível.

​A Parceira Oficial do JSF, Rai D`Lavor, que abraçou a minha ideia das lembranças para as coautoras presentes e produziu as echarpes cor-de-rosa, fazendo com que a minha ideia se tornasse uma realidade concreta e delicada, com embrulho e tudo. Sem a ajuda dela, isso não teria sido possível. ​

A Parceira Oficial do JSF, Profa. Maria Amélia Palladino, Presidente da FALARJ, por ter nos dado a honra de participar de nossa coletânea e por proferir, em nome das autoridades presentes, tão simpático e generoso pronunciamento durante nosso lançamento.  

A Escritora, Dra. Jane Menezes, que representando a Coordenadora Geral, Sra. Ceição Maciel, apresentou a programação do “II Seminário Internacional Encontro das Américas: Literatura, Arte e Cultura em terras Potiguares”.

E as Mulheres Homenagedas, que apesar de não estarem na coletânea, foram homenageadas por suas contribuições à Cultura:
Arlinda Lamêgo
Brenda Marques
Dalva Franlinch
Mara Lucia Vicente Joaquim Miranda
Marina Paranhos
Rachel Levkovits
Soraia Simbera de Souza Gonzaga
Vera Figueredo

Não posso deixar de agradecer também a equipe administrativa e organizadora do evento, que ficou ao meu lado durante todo o tempo:

Fábio, mais que um marido, um parceiro, um patrocinador, um companheiro de sonhos!

Dominik, João Pedro, Valdecira e Sandra, que fizeram a recepção dos participantes e entrega dos exemplares.

Betty Silberstein, nossa conselheira e revisora, que desde o início esteve ao meu lado na elaboração e montagem deste projeto editorial.

Mayra Soares, nossa Assessora Sem Fronteiras que nos bastidores deixa tudo alinhavado.

Além das coberturas jornalísticas de:

J.L. Duarte para o Jornal Sem Fronteiras;
Luciano Delbons para o registro geral;
Jonathan Marques de Oliveira e Emanuel Victor de Albuquerque Santos da TV Búzios;
Raul Neto, do Site Chave do Luxo e
Alberto Araújo do Focus Portal Cultural.
Solange Diniz do Jornal Novidades.

É muito difícil mesmo colocar em palavras a gratidão por todos esses queridos amigos. Peço apenas que o Senhor os abençoe profundamente.

E claro, mais uma vez, a cada um de vocês que fez um sacrifício pessoal para estar presente conosco nesta oportunidade. Investindo financeiramente e também o seu tempo para essa viagem. Muitos ultrapassaram seus limites para estar conosco vindos de São Paulo, Minas Gerais, Brasília, Ceará, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pernambuco, Rio Grande do Sul etc.

Recebam, todos, o meu agradecimento especial. Os sacrifícios fazem qualquer evento ser valorizado. Espero, de coração, que tudo tenha verdadeiramente valido a pena.

Tudo isso aconteceu, magistralmente, em um dos hotéis mais charmosos do Rio de Janeiro, o Hotel Vila Galé – Lapa.

Com um centro de convenções espetacular, o Vila Galé está situado no centro da cidade do Rio de Janeiro, na Lapa, é sem dúvida uma opção para hospedagem. Com uma piscina ao ar livre, que valoriza qualquer evento, o hotel ainda dispõe de um centro de bem-estar completo, e você pode desfrutar do bar e restaurante do local, além de quartos modernos e bem equipados. O WiFi está disponível gratuitamente.

O hotel está a 600 metros do Aqueduto da Carioca e do centro boêmio da Lapa. O Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão fica a 17,4 km de distância. E se não bastasse tudo isso, a equipe liderada pelo Sr. Vasco Pinheiro, atende a todas as expectativas, fazendo do evento, um acontecimento de sucesso.

Hotel Vila Galé – Rio de Janeiro
Rua Riachuelo, 124 - Lapa, RJ, 20230-014
Telefone: (21) 2460-4500

Site: http://vilagale.com-riodejaneiro.com/

Informamos que temos mais de mil fotos disponíveis em nosso álbum do JSF no Facebook, separados por eventos, a saber:
Lançamento A Arte de Ser Mulher - Poesia Feminina:
https://www.facebook.com/pg/redesemfronteiras/photos/?tab=album&album_id=1106012279515840

Dia de Meninas:
https://www.facebook.com/pg/redesemfronteiras/photos/?tab=album&album_id=1106173996166335

City Tour:
https://www.facebook.com/pg/redesemfronteiras/photos/?tab=album&album_id=1106589522791449

Passeio de Escuna:
https://www.facebook.com/pg/redesemfronteiras/photos/?tab=album&album_id=1106127579504310

Confraternização Lapa 40º:
https://www.facebook.com/pg/redesemfronteiras/photos/?tab=album&album_id=1106094412840960

Pedimos a gentileza de todos de não só “curtirem” os álbuns, mas também “compartilharem”, sobretudo o do lançamento.

Ao verem as fotos, todos constatarão que livros foram apresentados durante as atividades de sábado a tarde, como as Coletâneas “Integração Cultural Interestadual”, “Sem Fronteiras pelo Mundo...”, “Catalogo Madalena´s” e diversos solos, que foram, inclusive apresentados ao microfone, com troca-troca entre as participantes posteriormente.

Além das fotos, temos já, à disposição para vocês assistirem, curtirem e também divulgarem (coloquem os links em suas linhas do tempo!!), os seguintes programas da TV Búzios:

Noite de Lançamento A Arte de Ser Mulher:
https://www.youtube.com/watch?list=PL8UQdRoOvkw8ko6N_ch25_13yBP_YZmH9&v=HPC4Sftm3Ak

Dia de Meninas:
https://www.youtube.com/watch?v=sXYhpna3O5o

Confraternização Lapa 40º
https://www.youtube.com/watch?v=-91oLcmyUJg

Na última edição do ano, do Jornal Sem Fronteiras, que sai no final de dezembro, terá uma matéria de cobertura completa sobre o projeto e seu lançamento.

Antes de me despedir, gostaria de agradecer a todos aqueles que enviaram seus agradecimentos por escrito. Foi uma verdadeira honra receber tantas palavras generosas e de carinho.

A partir de agora nossa coletânea irá viajar sem fronteiras, levando os talentos femininos para serem reconhecidos pelo mundo.

Nosso próximo projeto será o Volume 2 do Concurso e Coletânea Literária Sem Fronteiras pelo Mundo... As inscrições vão abrir dia 7/12 para a participação em verso e prosa e com a chancela da Rede Mídia Sem Fronteiras, onde todos vocês serão nossos convidados especiais. Mandaremos informações detalhadas por e-mail. Fiquem atentos e preparem suas produções! As vagas esse ano serão limitadas, pois faremos um só livro, ao invés de dois como foi o ano passado.

Espero poder contar com a presença de todos vocês em nossas redes sociais (curtam nossas páginas!), projetos e eventos, além – claro! – como leitores de nossa publicação, nos apoiando e nos divulgando. Estamos à disposição de todos para divulgar seus trabalhos. Para tanto, basta nos enviar suas pautas. Nossa Equipe estará a disposição.

​Um fortíssimo e fraterno abraço e sejam muito bem-vindos por definitivo à Família Sem Fronteiras!!!

Dyandreia Portugal
Editora-chefe Rede Sem Fronteiras

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Rachel Levkovits

Parabens A Dyandrea e colaboradores,afinal de contas uma antologia com 100 poetas e um conto de fadas realizado, de bom gosto e com muita alegria,a festa sera inequecivel.Minha estima, Rachel

Publicidade

Veja também