Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > Povo quilombola presente na Sala de Cultura Leila Diniz da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Povo quilombola presente na Sala de Cultura Leila Diniz da Imprensa Oficial do Estado do Rio de Janeiro.

Artes Plásticas por Alberto Araújo em 2016-12-20 18:28:08

                
Povo quilombola presente na Sala de Cultura Leila Diniz
Reunindo quatro diferentes fotógrafos, a última exposição do ano traz a intimidade e culinária da cultura dos quilombos


    Encerrando o ano de exposições na Sala de Cultura Leila Diniz, o Instituto Dagaz apresenta a exposição “Quilombos do Rio de Janeiro” a partir do dia 22 de dezembro. Reunindo o trabalho dos fotógrafos Davy Alexandrisky, Fred Borba, Wallace Feitosa e Lidiane Camilo, o objetivo da mostra é o de compartilhar a cultura do povo quilombola através de sua culinária.
    Os quatro artistas conheceram e fotografaram ao todo 29 comunidades que, juntas, originaram o livro “Cozinha dos Quilombos: Sabores, Territórios e Memórias”. Para Lidiane Camilo, uma das fotógrafas presentes na exposição, “a fotografia não é apenas apertar um botão. É conseguir retratar não só, mas principalmente, a emoção. Cada sessão é única e procuro fazer de uma forma personalizada com o estilo e jeitinho de cada personagem fotografado”, declarou Lidiane.
    Para a presidente do Instituto Dagaz, Marinez Fernandes, os retratos se tornaram tão importantes que são capazes de alterar o olhar das pessoas sobre o cotidiano. “A fotografia mudou a forma como lembramos das coisas. Ela oferece instantaneidade e tem a capacidade de capturar eventos reais — uma fatia da realidade. O objetivo dessa exposição é o de deixar marcado, na memória dos visitantes, a forma natural dos quilombolas, capturada em momentos de descontração e espontaneidade. Esperamos que as imagens digam por si e que toquem os sentimentos mais profundos, assim como toda arte”, disse. A entrada é gratuita.


EVENTO


Exposição “Quilombos do Rio de Janeiro”
de 22/12 a 27/01/2017
Rua Prof. Heitor Carrilho, 81 – Centro – Niterói/RJ
Horário de visitação: segunda à sexta-feira, das 10h às 17h
ENTRADA FRANCA


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também