Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa no Brasil

Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa no Brasil

Cultura por Dinorá Couto Cançado em 2017-01-08 08:56:57

A Literarte - Associação Internacional de Escritores e Artistas prepara a sua primeira festa de gala portuguesa  acadêmica no Brasil para dar posse a novos membros no Núcleo de Lisboa e homenagear os primeiros que já tomaram posse em Lisboa  esperando  que este evento seja apenas o começo de um grande intercâmbio nas carreiras artísticas dos novos e dos que já entraram no Núcleo, em Lisboa, em 2014. Dinorá Couto Cançado, ao lado de autoridades portuguesas,  esteve nessa primeira posse.
O evento será em uma das mais famosas casas regionais portuguesas no Rio de Janeiro com início às 19 horas, o traje é gala para todos, dia 21 de janeiro de 2016. Aqueles artistas que desejarem levar uma obra para doação para fins filantrópicos poderão fazê-lo. Quem não for ao evento, receberá  as honrarias no endereço, solicitado que serão enviadas nos 15 dias, após o evento.
Recordando, a primeira posse desse núcleo, ocorreu no dia 27 de Março de 2014, na sede da Comunidade de Países de língua Portuguesa (CPLP). A Literarte, Associação Internacional de Escritores e Artistas, com sede em Cabo Frio, Rio de Janeiro, Brasil apresentou o Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, que constituiu  na sua delegação na capital portuguesa.

O Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa  homenageou acadêmicos, escritores e artistas das mais diversas áreas, agregando-os ao Núcleo e convidou  personalidades ligadas à cultura lusófona para tomarem posse como Membros de Honra, Acadêmicos Corespondentes e Acadêmicos Correspondentes Estrangeiros.

A Mesa foi presidida pelo jovem escritor Samuel Pimenta, de Portugal, Presidente do Núcleo Acadêmico de Letras e Artes de Lisboa, acompanhado do Vice-Presidente Delmar Maia Gonçalves, presidente da Direção do Círculo de Escritores Moçambicanos na Diáspora (CEMD), de Moçambique, de Izabelle Valladares, do Brasil, presidente da Literarte, Diva Pavesi, presidente da Divine Académie Française des Arts Lettres et Culture, brasileira em Paris e Dinorá Couto Cançado, escritora, pedagoga, especializada em inclusão, também do Brasil. 

Entre as figuras lusófonas que tomaram posse, destacamos Pilar Del Rio e Maria Barroso Soares, de Portugal.  Pilar foi esposa do Nobel português da literatura José Saramago e Maria Barroso  foi esposa de  Mário Soares que faleceu, ontem, 7/1/16,  duas vezes presidente de Portugal e primeiro-ministro em três ocasiões. Adeus ao pai da democracia portuguesa é a manchete do Jornal Correio Braziliense, de hoje.

O Núcleo  tem por objetivo agregar artistas e autoridades que, de alguma forma contribuíram em caráter sócio-educativo em prol do desenvolvimento cultural e propagação da Língua Portuguesa. O  Núcleo  pode ainda:  colaborar e /ou filiar-se noutros organismos afins e cooperar com as instâncias oficiais e privadas nacionais ou estrangeiras, em atividades relacionadas com os seus fins;  organizar reuniões, colóquios e conferências e instituir prêmios e outras distinções; elaborar estudos, divulgar trabalhos realizados e editar publicações próprias e dos Acadêmicos (confrades).
A Noite de Gala Acadêmica Portuguesa será  uma noite ilustre onde acontecerá em dois importantes eventos culturais: entrega do Troféu Machado de  Assis de Honra ao mérito para Membros do Núcleo de Letras e Artes de Lisboa;  tomada de posse Acadêmica para novos membros. 
O Núcleo trata-se de uma confraria de Intercâmbio Cultural, entre entidades portuguesas e brasileiras, dele fazem parte Universidades, membros do Governo e pessoas interessadas em promover a união cultural dos dois países.
A noite de gala acontecerá na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil, na Casa das Beiras  (Tijuca – RJ) no sábado, dia 21 de janeiro de 2017, contando  com a presença do atual Presidente Geral do Núcleo em Portugal, o Sr. Antônio Palhinha, do ator português da Globo Ricardo Pereira e também da apresentação do Rancho Folclórico Benvinda Maria e uma linda apresentação de fado.  Izabelle Valadares, presidente da Literarte, prepara um final de semana bastante atrativo, com passeio na Região do Lagos, além da Noite Portugal/Brasil

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Helenice

Ainda há vagas para comparecimento neste evento?

Publicidade

Veja também