Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Viviane Senna é convidada para assinar prefácio de Antologia em prol da literatura infantil

Viviane Senna é convidada para assinar prefácio de Antologia em prol da literatura infantil

Literatura por Sandra Hasmann em 2017-01-16 13:49:00


Com o tema “Brasil: Gigante pela própria natureza”, a iniciativa da autora e escritora Dulce Auriemo, idealizadora do Projeto Espantaxim, bateu recorde de participação e vem excedendo as expectativas dos organizadores a cada edição. Esse ano, os organizadores do “IV Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico” receberam 3.400 obras, de cerca de 80 escolas, de 10 Estados brasileiros. Participaram alunos de 7 a 12 anos, de escolas públicas e privadas de todo o país.

Para assinar o prefácio da “IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, Dulce convidou a psicóloga e empresária brasileira Viviane Senna, irmã do piloto tricampeão mundial Ayrton Senna. “Para nós é uma honra ter a Viviane Senna participando de nossa antologia. Ela é engajada em causas muito nobres de políticas de desenvolvimento humano, principalmente as que envolvem a educação. Admiramos seu trabalho e dedicação às crianças e adolescentes”, diz Dulce. Viviane é presidente do Instituto Ayrton Senna.

Outro destaque da Antologia é o texto escrito por Bianca Schwam Auriemo, que representará o olhar objetivo dos jovens escritores. 

Nas edições anteriores das Antologias assinaram o prefácio grandes nomes, como o atleta quatro vezes recordista mundial na Natação Gustavo Borges e o reconhecido pianista brasileiro, Amilton Godoy. 

Vencedores e Selecionados

O tema escolhido teve como objetivo despertar o sentimento de patriotismo e cidadania, e desviar o foco das crianças para as belezas naturais e riquezas culturais de nosso país.   Assim como, incentivar a escrita e a leitura, e estimular a criatividade e a imaginação dos pequenos. 

O Concurso teve 26 vencedores entre as categorias mensagem, redação e poesia, e 4 vencedores Destaque, entre as categorias originalidade, criatividade e carta. Além dos vencedores foram selecionados mais 182 trabalhos para fazerem parte da “IV Antologia Espantaxim e o Castelinho Mágico”, um livro especial onde são publicados os textos originais com a letra das crianças, e digitados após terem sido devidamente revisados pela nova ortografia da língua portuguesa. Ao todo, nessa edição, 212 textos estarão nesse livro. Os escritores selecionados podem se considerar vencedores também, pois tiveram suas obras escolhidas entre tantas outras.

Premiação

Os vencedores receberão o disputado troféu do Prêmio Espantaxim 2016, três exemplares da IV Antologia, a coleção de livros e Cd´s do Projeto e o tão esperado boneco do personagem Espantaxim, o líder da Turminha.

Os selecionados também receberão três exemplares da Antologia e o boneco do Espantaxim. As escolas que tiveram o maior número de trabalhos de alunos selecionados para compor a Antologia serão premiadas com o Troféu Espantaxim 2016 e exemplares da antologia. 

Sobre o Projeto Espantaxim:

No site do projeto é possível ter acesso a todo o histórico dos trabalhos já realizados, conhecer os personagens, canções, fotos, vídeos, jogos e atividades educativas, além da página especial dedicada aos educadores. É só acessar www.espantaxim.com.br. Mais informações também podem ser encontradas nas redes sociais:www.facebook.com/espantaxim e www.instagram.com/espantaxim.

Também é possível conferir os vídeos em 2D da série Espantaxim MiniMove (personagens transformados em Toy Art). Eles poderão ser vistos no canal do Youtube:  www.youtube.com/espantaxim 

 

 *FONTE: Thaíse Cleto -tcleto@rodrigues-freire.com.br

 *FOTO: Capa das Antologias das três primeiras edições do Concurso Nacional Literário Infantil Espantaxim e o Castelinho Mágico

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade