Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Samuel Abrantes lança seu livro “Samile Cunha – Transconexões, Memórias e Heterodoxia

Samuel Abrantes lança seu livro “Samile Cunha – Transconexões, Memórias e Heterodoxia

Literatura por em 2014-11-07 23:47:40

Samuel Abrantes lança seu livro “Samile Cunha – Transconexões, Memórias e Heterodoxia. Este livro vem recheado de cores, amores e brasilidade... e exibe Samile Cunha, personagem indispensável no carnaval do Rio com suas transconexões e memórias.
Dia 21/11/2014, sexta-feira das 18 às 20:30h.
Na Livraria Cultura, Rua Senador Dantas, 45 Centro – Rio de Janeiro

Samuel Sampaio Abrantes (Rio de Janeiro RJ 1961). Figurinista e professor. Seus figurinos se destacam pela aberta teatralidade construída a partir de colagens, adereços exóticos e livres combinações pictóricas. Colaborador constante nas realizações empreendidas pelo encenador carioca Moacyr Góes.

Formado em letras - português e grego - pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, sua formação técnica se dá como criador de fantasias e alegorias de escolas de samba. Estréia como figurinista de teatro em Baal, de Bertolt Brecht, 1989, com a Companhia de Encenação Teatral - CET, de Moacyr Góes, com quem estabelece parceria ao longo de  toda a sua carreira. O segundo trabalho, que colabora para a sofisticação visual de A Escola de Bufões, de Michel de Ghelderode, 1990, lhe vale três prêmios - Shell, Molière e Sated. Em 1993, é novamente premiado - Shell e Mambembe - pelo figurino de Epifanias, adaptação de O Sonho, de August Strindeberg. Em 1994, recebe o Prêmio Sated pelo trabalho em Eduardo II, de Christopher Marlowe, e assina os figurinos de três espetáculos, entre eles, Alcassino e Nicoleta, de André Paes Leme. No ano seguinte, realiza Trilogia Tebana, de Sófocles; Abelardo e Heloísa, de Clara Góes; e Cabaré Youkali, com música de Kurt Weill. Em 1996, assina os figurinos de Tragédias Cariocas para Rir, espetáculo do Núcleo Carioca de Teatro, sob a direção de Luiz Arthur Nunes; e Gregório, de Clara Góes. Seguem-se Boca de Ouro, de Nelson Rodrigues, direção de Marco Antonio Braz; Cartas Portuguesas, de Mariana Alcoforado; Divinas Palavras, de Ramón Del Valle-Inclán, em 1997; Galvez, o Imperador do Acre, de Márcio Souza e Luiz Carlos Góes, 1998. Em Toda Nudez Será Castigada, de Nelson Rodrigues, com direção de Moacyr Góes, seus figurinos, segundo a crítica Barbara Heliodora, "desenham a trajetória de Geni passando do mais enfeitado para o mais simples, sempre com acerto".1 Em Os Sete Gatinhos, de Nelson Rodrigues, ainda em 1998, o figurinista consegue obter "uma vulgaridade composta".2 Seguem-se Um Gosto de Mel, de ShelaghDelaney, direção de Amir Haddad,e A Via Sacra dos Contrários - Bispo Jesus do Rosário, de Clara Góes, 1999. Em 2000, faz os figurinos de A Tempestade, de William Shakespeare, e Bonitinha, mas Ordinária, de Nelson Rodrigues. Realiza os figurinos de As Centenárias, espetáculo produzido e encenado por Marieta Severo e Andréa Beltrão, em 2007. Estreia como ator, em 2009, na peça Inês É Morta, de Felipe Barenco, com direção de Felipe Herzog.

Paralelamente ao trabalho em teatro, Samuel Abrantes atua continuamente em escolas de samba.

Conclui mestrado em antropologia da arte, em 1996, e doutorado em semiologia, em 2006. É professor adjunto e coordenador do Curso de Artes Cênicas da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro - EBA/UFRJ. Presta consultoria para o curso superior de moda e para o curso de graduação e pós-graduação em Carnaval da Universidade Veiga de Almeida - UVA.

Notas
1. HELIODORA, Barbara. Espetáculo promete, mas não alço vôo. O Globo, Rio de Janeiro, 9 maio 1998.

2. LUIZ, Macksen. Forte obsessão envelhecida. Jornal do Brasil, Rio de Janeiro, 20 nov. 1998.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Oriana Maria

Gostaria muito do contato do Samuel email porque não encontro ele no facebook??? Bjs

Paulo d´Escragnolle

Tive a honra de ser aluno de Samuel na graduação de Design de Moda. Aprendi muito e com grande prazer.

Samuel Abrantes

Obrigado pela divulgação. Abraço, Samuel.

Samuel Abrantes

Muito obrigado pelo carinho e pela divulgação de meu trabalho. ShoW!!!

Publicidade

Veja também