Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Cônsules na Exposição que conta trajetória política de Jânio Quadros em São Paulo

Cônsules na Exposição que conta trajetória política de Jânio Quadros em São Paulo

Geral por Thiago de Menezes em 2017-01-27 00:51:44


Cônsules na Exposição que conta trajetória política de Jânio Quadros em São Paulo


Mostra gratuita, que traz escritos, fotos e até quadros pintados pelo ex-presidente da República, fica no Palácio dos Bandeirantes até 28 de fevereiro

 

Por Thiago de Menezes *

 

Foi inaugurada na última quarta-feira (25 de janeiro) a mostra “Jânio Quadros, 100 anos”. O centenário do ex-presidente foi comemorado no mesmo dia em que a cidade de São Paulo completou 463 anos. “O Jânio foi, acima de tudo, um grande brasileiro e um grande administrador. É uma alegria inaugurar essa exposição no dia de seu centenário”, declarou o governador Geraldo Alckmin em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes.

Além de fazer a abertura da exposição, o governador assinou um protocolo de intenções com o neto do ex-presidente, Jânio Quadros Neto, permitindo a doação do acervo privado do avô ao Arquivo Público. A contribuição vai incluir um relevante conteúdo histórico e informativo ao Estado. Neto é filho da única filha do ex-presidente Jânio, a ex-deputada federal Dirce Tutu Quadros, que trabalhou na comissão de fiscalização e controle da Câmara dos Deputados, foi fundadora do PSDB e teve entre os amigos tanto Fernando Henrique Cardoso, quanto Lula.

O presidente da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil e cônsul honorário do Chile em Campinas, Luís Fernando del Valle, que também coordena o Conselho da Soberana Ordem do Mérito da ACONBRAS, esteve presente ao evento, que também contou com a presença de membros do Corpo Consular de São Paulo como o cônsul honorário de Myanmar, Ricardo Cateb Cury (acompanhado da consulesa Tuza Cury) e da Cônsul Geral Honorária da República de Malta e vice-presidente da ACONBRAS, Fiorella Baggio Biasoli.

A exposição traz escritos, fotos e até quadros pintados pelo ex-presidente. Além disso, há um resgate histórico de sua trajetória pública, composta por uma linha do tempo e transmissões de entrevistas concedidas pelo mesmo.

Jânio Quadros nasceu em Mato Grosso, mas foi em solo paulista que trilhou a carreira política. Em 12 anos, foi de vereador a presidente da República. Jânio foi o 22º presidente do Brasil, entre 31 de janeiro de 1961 até 25 de agosto de 1961, quando renunciou. Durante sua vida pública, também foi vereador da cidade de São Paulo, prefeito e governador do Estado. Além de atuar na política parlamentar, Jânio Quadros foi professor e gostava de escrever e pintar. Como escritor publicou as obras Curso prático da língua portuguesa e sua literatura (1966), História do povo brasileiro (1967, em coautoria com Afonso Arinos), Os Dois Mundos das Três Américas (1972), Novo Dicionário Prático da Língua Portuguesa (1976) e Quinze contos (1983).

A mostra fica aberta ao público de 26 de janeiro a 28 de fevereiro, das 10h às 17h. É a primeira do projeto Memórias dos Governadores, que terá outras edições organizadas também pelo Acervo Artístico-Cultural dos Palácios e o Arquivo Público do Estado.



SERVIÇO: “Jânio Quadros, 100 anos”

Palácio dos Bandeirantes (Av. Morumbi, 4.500, São Paulo)

Até 28 de fevereiro, das 10h às 17h - Entrada gratuita

 

(Fotos: Divulgação - reprodução / ACONBRAS - Association of Consuls in Brazil)

 

 

* Thiago de Menezes - Jornalista e escritor especializado em Turismo e credenciado pela EMBRATUR. Adido de Imprensa da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil e Agente Consular do Cônsul Honorário da República da Guiné-Bissau em São Paulo, SP, com jurisdição sobre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Diretor de Área de Imprensa da “Academia Brasileira de Belas Artes – ABBA” (Órgão Consultivo do Governo Federal) e Membro da Diretoria da AIERJ – Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro.  

Contato: menezes.turismo@gmail.com


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também