Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Geral > Dia Internacional da Memória do Holocausto

Dia Internacional da Memória do Holocausto

Geral por Betty Silberstein em 2017-01-27 22:02:47

O mundo celebra, esta terça-feira, 27 de janeiro, o Dia Internacional da Memória do Holocausto, instituído em 2005 por uma resolução das Nações Unidas e adotado pela União Europeia, no mesmo ano. Esse dia foi escolhido por ser o dia em que os prisioneiros do Campo de Concentração de Auschwitz foram libertos.

Holocausto foi o genocídio, ou assassinato em massa, de cerca de seis milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial, no maior genocídio do século XX, através de um programa sistemático de extermínio étnico patrocinado pelo Estado nazista, liderado por Adolf Hitler e pelo Partido Nazista e que ocorreu em todo o Terceiro Reich e nos territórios ocupados pelos alemães durante a guerra. Dos nove milhões de judeus que residiam na Europa antes do Holocausto, cerca de dois terços foram mortos; mais de um milhão de crianças, dois milhões de mulheres e três milhões de homens judeus morreram durante o período.

Conhecer a História é um passo fundamental para evitar que as insanidades e horrores cometidos por nossos antepassados se repitam no presente no futuro.

Ainda bem que muita gente, hoje, pensa assim, como é o casa da Prefeita de Roma, Virginia Raggi, que fez esse pronunciamento durante uma celebração com estudantes de escolas da capital italiana.

“Recordar é o antídoto mais forte contra o esquecimento e a indiferença. É também o instrumento mais importante para traçar uma nova estrada!”

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também