Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > Ano Novo Chinês 2017 na Liberdade

Ano Novo Chinês 2017 na Liberdade

Cultura por Thiago de Menezes em 2017-01-29 01:53:53


A 12ª edição do Ano Novo Chinês, que acontece tradicionalmente no bairro da Liberdade, na região central de São Paulo, teve seus principais momentos nos dias 28 e 29 de janeiro. Esta edição celebrou a chegada do Ano do Galo. Durante boa parte do ano, celebrações típicas ocorrem nas ruas da região e, ao exibir os costumes japoneses e chineses, atraem muitos visitantes.

De acordo com a tradição, as preparações para o Ano Novo Chinês começam em meados do 12º mês lunar e prolongam-se até meados do 1º mês do ano lunar. O evento contou com uma grande variedade de comidas tipicamente chinesas, danças típicas, artes marciais (kung fu e tai chi chuan), músicas tradicionais, medicina alternativa (acupuntura), além de aulas de chinês e caligrafia. Tudo oferecido de forma gratuita.

O Presidente da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil e cônsul honorário do Chile em Campinas, Luís Fernando del Valle, acompanhado de sua família esteve presente prestigiando as tradições orientais que tomam conta das ruas do bairro. A cultura oriental sempre marcou de forma contundente o calendário do bairro da Liberdade e atrai pessoas de outras comunidades residentes na capital e em outras partes do estado de São Paulo. As autoridades consulares de outros países acreditam que um maior número de pessoas de São Paulo e do Brasil todo também possam ampliar o conhecimento e a simpatia pelo Japão, por meio da divulgação de vários aspectos do país, principalmente os culturais.

Quem desejou atrair prosperidade e fortuna não perdeu as famosas danças do dragão e leão, que aconteceram na abertura e no fechamento dos dois dias e no decorrer do evento. Essas apresentações marcaram os momentos mais aguardados e emocionantes do Ano Novo Chinês. Para quem não sabe, os dragões e leões percorrem as ruas da liberdade, passam em frente aos estabelecimentos comerciais e dançam bem no meio do povo. Dizem que quem quiser garantir um ano bem farto e cheio de dinheiro não deve perder essas apresentações. Havia também muitas barracas com souvenires, pelúcias do mascote do Ano Novo, papercraft de leões, canecas que também estavam à disposição na festa. Já o mestre I Ming, especialista em Feng Shui, fez em sua barraca previsões sobre o ano do galo.

 

Obs: Maiores informações sobre cultura, tradições e relações nipônicas e sino-brasileiras:

Cônsul-Geral do Japão em São Paulo

Endereço:  Avenida Paulista, 854 - 3o andar Bela Vista 
CEP: 01310-913 - São Paulo – SP – Obs: 5 minutos a pé da Estação Brigadeiro (Metrô - Linha Verde)

Telefone: (11) 3254-0100 - Fax: (11) 3254-0110

Consulado Geral da República Popular da China em São Paulo

Endereço: Rua Estados Unidos, No. 1071, Jardim América, São Paulo - SP - CEP: 01427-001

Tel: (11) 3082-9877, 38911282 - Fax: (11) 30624396


 










(Fotos: Divulgação ACONBRAS - Association of Consuls in Brazil)

 

 

* Thiago de Menezes - Jornalista e escritor especializado em Turismo e credenciado pela EMBRATUR. Adido de Imprensa da ACONBRAS – Associação dos Cônsules no Brasil e Agente Consular do Cônsul Honorário da República da Guiné-Bissau em São Paulo, SP, com jurisdição sobre os Estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro. Membro da Diretoria da AIERJ – Associação de Imprensa do Estado do Rio de Janeiro.  

Contato: menezes.turismo@gmail.com

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também