Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Cultura > LITERANDO NO TEATRO

LITERANDO NO TEATRO

Cultura por Sandra Hasmann em 2017-02-13 10:32:48

 *Por Renata Barcellos - Colunista Convidada

O texto de hoje é dedicado ao trabalho que um ex-aluno do Ensino Médio vem realizando. Ele cursou Programação de Jogos, no Colégio Estadual José Leite Lopes / Nave, Rio de janeiro. Mas optou pelo universo encantado das palavras. Junto com Andrea Ribeiro, em 2013, criou o grupo Ih, Contei! (www.ihcontei.com.br) cujo objetivo é levar a crianças, a jovens e a adultos a magia das histórias. Com as apresentações, outros projetos foram surgindo como fazer parte do grupo Confraria Sementeira, no Instituto de Arte Tear, do qual participa como mediador de leitura e contador de histórias. O projeto visa levar literatura, brincadeiras e contação de histórias a praças públicas. Todas as atividades ocorrem debaixo de um Pé de Livro (árvore com diversos livros pendurados).

Sexta-feira, dia 10 de fevereiro, houve uma sessão de histórias intitulada Grandes Lábios na Biblioteca Popular do Rio Cumprido, no Rio de Janeiro. Este trabalho eu tive a honra de ser presenteada no Sarau literário realizado no CEJLL/NAVE em dezembro de 2016. Trata-se de uma cuidadosa seleção de contos de grandes autores como Clarice Lispector, Graciliano Ramos e Arnaldo Jabor, além dos de autorais do grupo. Segundo Leandro Pedro, Grandes Lábios “questiona a atual moral de nossa sociedade e convida o público a fazer uma nova reflexão sobre o que é certo ou errado. O espetáculo trata de sentimentos e sensações aparentemente perversas como raiva, desejo, paixão, ciúmes, sexo, loucura e morte”.

O desempenho dos contadores de histórias é excelente. Faz a platéia mergulhar no universo da história. Cada personagens dos contos é interpretado por alunos de contação de histórias, dirigido por Leandro Pedro. A montagem é resultado de um projeto que atualmente ocorre na comunidade do Turano, dentro da ONG Fazendo Arte cujo público são jovens de 15 a 29 anos de todo o Rio. Vale a pena conferir este e outros trabalhos realizados por Leandro Pedro em http://leandros.com.br/. 

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade