Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > PEN Clube do Brasil promove a palestra: Ler e reler Cecília Meireles: a escuridão e as frescas águas de cristal, por Lucia Helena (UFF/UFRJ).

PEN Clube do Brasil promove a palestra: Ler e reler Cecília Meireles: a escuridão e as frescas águas de cristal, por Lucia Helena (UFF/UFRJ).

Eventos por Alberto Araújo em 2017-02-22 19:21:59

MEMÓRIA DO FOCUS PORTAL CULTURAL - No dia 06 de outubro de 2016 (feira-feira), o salão de conferências Marcos Almir Madeira do PEN Clube do Brasil ficou totalmente lotado por distintíssima assistência de várias áreas culturais.  A professora-doutora da UFF-RJ, Lucia Helena, proferiu a palestra Ler e reler Cecília Meireles: a escuridão e as frescas águas de cristal, por Lucia Helena (UFF/UFRJ).


Sempre com a fala fluente sem se prender a consultar o escrito no papel, a professora Lucia Helena resumiu o enredo de cada uma da obra analisada.

Lucia Helena é niteroiense, professora da Universidade Federal Fluminense, com diversos escritos publicados em revistas e livros. Concluiu o doutorado em Letras (Ciência da Literatura) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1983. Realizou o Pós-Doutorado em Literatura Comparada na Brown University, em 1989.

Aposentada do departamento de Ciência da Literatura da UFRJ, onde lecionou Teoria da Literatura até 1992. Atualmente é professora titular da Universidade Federal Fluminense, onde entrou por concurso público em 1994 Publicou mais de 50 capítulos de livros e 12 livros de autoria individual, além de ter organizado 4 livros coletivos (3 impressos e 1 em CD-Rom) e 3 números de revistas ( Rio de Janeiro, Gragoatá, 1 número) (Roma, Letteratura d America, 2 números, com Ettore Finazzi Agrò) especializadas na área. Participou de mais de 60 eventos no exterior e no Brasil.

Orientou intensamente dissertações de Mestrado, teses de Doutorado, pesquisas de pós-doutorado, bolsistas do PIBIC, na área de Letras. Coordenou diversos projetos de pesquisa. Atua na área de Letras, com ênfase em Teoria Literária, Literatura Comparada e Literatura Brasileira.
 
Criou e dirigiu, em 1993, o Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Mulher na Literatura, NIELM, na Faculdade de Letras da UFRJ. Lidera, desde 1995 até o presente, o grupo de Estudos CNPQ/UFF  Nação e narração. Organizou, até o momento, onze seminários nacionais vinculados ao grupo de pesquisa que criou e à suas pesquisas junto ao CNPq. Dirigiu, até o momento, a publicação de três livros com textos apresentados nesses eventos, com auxílio do CNPq, pela Contra Capa-RJ, além de dois livros com os resultados dos demais seminários, em CD-ROM.

Atualmente desenvolve o projeto de pesquisa intitulado Os intelectuais e as cadeias de papel: literatura, ética e mercado, aprovado pelo CNPq, com bolsa de produtividade em pesquisa, para o quinquênio mar/2011-fev/2017.

Lançou, em maio de 2012, o livro de crítica literária Náufragos da esperança: a literatura na época da incerteza. Tem lecionado, como professora visitante, cursos no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Pesquisadora 1-A do CNPq.
Recebeu, em 2009 o II Prêmio UFF de Excelência Científica na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.

Tivemos uma tarde/noite digna de ser registrada em nossas páginas que poderá tornar-se um documento para futuras consultas dos internautas.

O Focus Portal Cultural, na pessoa de seu Diretor-editor, Alberto Araújo, esteve presente e cumprimenta a professora por mais esse sucesso.

CLICAR NO LINK PARA ASSISTIR AO VÍDEO:






Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também