Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Artes Plásticas > X SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS ABD - Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais

X SALÃO DE ARTES PLÁSTICAS ABD - Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais

Artes Plásticas por Sandra Hasmann em 2017-04-10 19:53:58


ATENÇÃO 

DIA 05 DE MAIO 
ÀS 10:00 DA MANHÃ

É A NOVA DATA DA PREMIAÇÃO 
DESTE SALÃO

PODENDO FAZER INSCRIÇÕES ATÉ O DIA 28/04
COM D. MARLY BARBARA
CEL. 9994-99369
E-MAIL: MARLYBARBARA@GMAIL.COM

OU ENTÃO NO DIA 02/05 DIRETO NO LOCAL

DA EXPOSIÇÃO, DAS 11:30 ATÉ AS 15:00


Fatos Históricos

- Do Palacete Laguna -

Evento realizado pela ABD


Foi residência do Mordomo do Paço do primeiro reinado, Francisco Gomes da Silva, mais conhecido como “O Chalaça”. Foi favorito de D. Pedro I. e a rápida carreira dele tem sido explicada pelo seu papel de confidente e auxiliar dos amores reais.

No porão do palacete, onde ficava a Senzala encontra-se a boca de um túnel, agora interditado, que era usado por D. Pedro I para seus encontros amorosos. A outra boca do túnel encontra-se no Palácio da Quinta da Boa Vista.

O Chalaça nasceu em Lisboa em 22 de setembro de 1791 e faleceu na mesma cidade em 30 de setembro de 1852, aos 61 anos de idade. Chegou ao Brasil fazendo parte da comitiva de D. João VI, quando a corte veio para o Rio de Janeiro. Foi soldado da Guarda de Honra do Imperador e presenciou a Proclamação da Independência. Nomeado enviado extraordinário e encarregado dos negócios do Brasil em Nápoles (Itália) no ano de 1830 declinou do cargo e seguiu para Portugal, pretextando motivos de saúde mas na realidade foi motivada pela declaração que lhe fez o Marquês de Barbacena sobre o iminente rompimento entre o Ministério e o Imperador caso este não o expulsasse do Brasil.

O Palacete está localizado na área que abrangia os terrenos da Quinta da Boa Vista.

Foi residência também da Princesa Leopoldina e o seu marido o Duque de Saxe, cunhado da Princesa Isabel. Foi palco também nos seus salões, das reuniões preparatórias do episódio histórico da maioridade de D. Pedro II aos 14 anos em 1840, ao que faz alusão uma placa que se encontra na entrada do Palacete, assim como também a Placa sobre o Mordomo e a reforma executada por Eurico Gaspar Dutra. Depois de muitas idas e vindas em 1941 iniciaram-se as obras de restauração. Em 1944 foi o Palacete da Rua General Canabarro entregue ao Ministro da Guerra e passou a ser a residência oficial dos Ministros  do Exército, sendo o seu 1° morador o General Dutra. Atualmente ali se hospeda quando vem ao Rio de Janeiro o Comandante do Exército que ocupa uma das salas como gabinete de despacho. Agora existe o Espaço Cultural onde com orgulho a ABD realiza Salão de Artes Plásticas neste local tão histórico. A ABD agradece a todos os oficiais responsáveis por este Espaço Cultural a realização deste evento.


- baseado no artigo do Capitão Wagner Alcides de Souza -


Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também