Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Literatura > Lançamento na Escola Classe 03 do Núcleo Bandeirante, modelo de inclusão e participação!

Lançamento na Escola Classe 03 do Núcleo Bandeirante, modelo de inclusão e participação!

Literatura por Dinorá Couto Cançado em 2017-04-14 17:43:11

Um dia memorável com 3 momentos em cada  turno da escola, apresentações no ginásio coberto com alunos, oficina na Biblioteca com professores e lançamentos na entrada da escola com a comunidade...

Dia 12 de abril foi um dia de festa literária na Escola 03 do Núcleo Bandeirante. Jeanne Santos Aragão, professora atuante na Biblioteca da escola, entrou em contato com  a autora Dinorá Couto e, depois de envolver toda a escola num projeto literário, marcou o dia da celebração com a presença e os livros da autora convidada.  E, ainda nos efeitos desse dia mágico, Jeanne agradece o carinho e a participação no seu  Projeto - Literatura com Prestígio, reforçando que  a cada vitória  que eu  possa contemplar receba um abraço desses amigos leitores de minhas obras, entre tantas obras. 
 A Diretora Maria Augusta Ferreira e Silva, presente em todos os momentos, participou, ativamente, confirmando o quanto a escola é modelo nos quesitos pedagógicos, disciplinares, inclusivos e tantos outros...
O ponto alto na arte de receber bem  foi a gastronomia: ilustrando uma das obras de Dinorá - Paçoca de Avô, a Cantina da escola preparou a paçoca de carne para todas as salas, tudo devidamente registrado pelo fotógrafo Vínícius Cançado, acompanhado de Jeanne, enquanto Dinorá ministrava a oficina na Biblioteca. Uma delícia! O almoço saboroso, servido na própria biblioteca, envolveu, além das meninas da cantina, a vice-diretora, que, ao final da tarde, apresenta-se. Escola-show na arte de receber bem!  
O nome da  sala de leitura é Sala de Leitura dos Estudantes e o Projeto dinamizador desse espaço é o Literatura com Prestígio, idealizado  por Jeanne Aragão. Todas as salas de aula com painéis contendo  trabalhos dos alunos sobre os livros lidos. Os alunos esperaram por esse dia, ansiosos, conforme vários depoimentos e gestos carinhosos  de inúmeros deles, durante todo o dia. 
Nas duas oficinas ocorridas na Biblioteca, sobre a arte de ler e criar, os professores em coordenação no turno compareceram, reforçando o quanto trabalham a interdisciplinaridade, a inclusão e contaram que a escola tem um projeto geral chamado Clubinho do Livro. 
No período vespertino, a presença da Coordenadora da Regional do Núcleo Bandeirante, a professora Francis Moreira em dois momentos: no ginásio com os alunos e na Biblioteca com os professores.  Alguns mimos oferecidos pela escola e pela Regional emocionaram a autora: caderno decorado/personalizado; orquídea, livro confeccionado pelos alunos das professoras  Gilcéia e Onilza.
Ao final de cada turno, no período destinado à Comunidade que vinha buscar os filhos na escola, dezenas  de interessados adquiriram os livros, numa sessão de autógrafos com papo muito legal e pose para fotos. Além dos três livros trabalhados - Paçoca de Avô, Travessuras, A Pipa que tomou banho, que foram muito procurados, o novo livro apresentado aos alunos nos momentos do ginásio coberto,  foi bastante autografado: Lango e Tixa: papo que espicha!  Mais um lançamento desse livro que acaba de chegar da Caravana Cultural Sem Fronteiras por Portugal! E que promete revolucionar Brasília, com mais escolas como esta que dá início a esse memorial: EC 03 Núcleo Bandeirante!

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também