Rede Mídia de Comunicação | Rede Sem Fronteiras

Você está em: Início > Notícias > Eventos > Magnum Photos 70th Rio - Ocupação Novos Coletivos 70 Anos depois.

Magnum Photos 70th Rio - Ocupação Novos Coletivos 70 Anos depois.

Eventos por Alberto Araújo em 2017-04-29 23:56:40


2017 um ano especial, uma vez que marca o 70º aniversário da icônica cooperativa de fotografia Magnum Photos. A comemoração se estende em uma programação global de histórias e eventos culturais e educacionais em formato de pocket Festival. Também serão apresentadas ocupações criativas que comemoram o legado histórico, a comunidade e a prática fotográfica contemporânea. Em Niterói a programação será no Reserva Cultural, em São Domingos, no próximo dia 30 de abril, das 18h às 22h, e 6 e 7 de maio, no mesmo horário.


Como parte da programação, Magnum Photos 70th Anniversary Brazil, Reserva Cultural vem abrindo as portas e comemorando e avaliando o tema mais incidente ao legado da Magnum Photos


nestes 70 anos: Os Novos Coletivos, quem são e o que produzem e como se articulam os novos impulsos e inspirações na estrutura de uma coligação, agência e cooperativa. A junção de vozes apontadas em questões sociais, direitos humanos, eventos históricos e retratos de uma geração na sociedade e cultura que os moldaram e nas transformações que tornaram-se testemunhas e através de registros, contadores de histórias a serviço da história.


Serão 10 projeções no hall principal da Reserva Cultural, 10 fotógrafos narrando as histórias de fotos icônicas, projeção coletiva com 70 fotógrafos da Magnum sobre diferentes gerações, trabalhos das mulheres fotógrafas da Magnum, dentre outros. Ou seja uma grande comemoração da produção fotográfica, das colaborações, conexões e da comunidade que nos une, mesmo depois de 70 anos.


A ideia é utilizar a fotografia como bem coletivo, como empoderamento de muitas visões intercaladas por objetivos e utopias comuns. Serão seis coletivos ocupando espaços por meios de projeções e uma pocket exposição de 28 imagens ao longo do hall do espaço, no intuito de expressar o tema “Legados e Testemunhas” que compreende literalmente e subjetivamente várias temáticas. Na esfera global: social, meio ambiente, cultura, movimentos; e na esfera pessoal: personagens, realizações , resultados, resiliência, comprometimento, ações sociais, balança ação e reação, passado-presente e futuro.

 

Objetivos

Produzir uma ocupação em um espaço cultural tão representativo na cultura carioca, que representa também um legado para a cidade. Comporta diferentes formas de expressão da cultura contemporânea, que resiste ao tempo e aos desafios das normativas do setor cultural, com propostas de impacto, com experiência e históricos em eventos e exposições coletivas.


Magnum 70th Rio conta com três eventos associados a três temas que se associam ao legado e história da Magnum Photos nestes 70 anos. O objetivo desta ocupação é representar o mais preeminente destes temas: Os Coletivos, focando no pioneiro modelo que uma das mais respeitadas instituições do mundo.


Criar esta vitrine para expor expressões dos novos coletivos, de novos movimentos que perpetuam na fotografia contemporânea e entender o resultado destes trabalhos e quando vozes individuais se


potencializam em torno de um agrupamento de mesma inspiração e apoio. Compreender o passado e futuro destes coletivos. E quando se trata de legados, identificar o quão extensa esta palavra seja, do que fica, do que queremos que fique e do que precisamos que fique.


E ao se tratar de registros e testemunhos, o quão extensa este papel se torna necessário. Oferecer a cidade de Niterói a visita em um espaço que fornece a representação de legado na cena cultural , com projetos que apontam a criatividade e produção coletiva dos novos percursores da linguagem fotográfica fazendo diferença em seus meios e tempos, muitos coletivos derivados de projetos sociais em favelas, entendendo a importância e significância destes coletivos atuais.


O Reserva Cultural fica na Avenida Visconde do Rio Branco, 880 em São Domingos. Mais informações pelo telefone (21) 3604-1445.

Deixe seu comentário, ele é muito importante para nós

* Seus dados não serão exibidos a terceiros.

Publicidade

Veja também

Publicidade